Página Inicial » Suplementos » Soy Protein – Saiba para que serve e seus benefícios para hipertrofia

Soy Protein – Saiba para que serve e seus benefícios para hipertrofia

O Soy Protein tem como base a proteína da soja concentrada e é uma excelente opção de suplemento para vegetarianos que desejam ganhar massa muscular.

Soy Protein

Muita gente que busca um modo natural de ganhar massa muscular se pergunta: será que realmente é válido tomar proteína de soja?

O Soy Protein é um suplemento natural feito base de proteínas extraídas da soja, e é uma excelente opção para pessoas que precisam reduzir os níveis de LDL, aumentar o HDL e ganhar massa muscular de maneira saudável.

O suplemento é recomendado para quem tem colesterol alto porque uma das propriedades naturais da soja é diminuir o colesterol ruim do organismo, desentupindo artérias que acumularam muitas moléculas de gordura.

É ainda uma ótima opção para vegetarianos, já que o suplemento possui todos os aminoácidos necessários para o ganho de massa muscular.

O Soy Protein ainda é rico em isoflavona, uma substância presente na soja e que previne osteoporose, além de regular os níveis hormonais femininos, aliviando sintomas da TPM e da menopausa.

O suplemento Soy Protein é uma ótima escolha não só para quem quer ganhar massa muscular, mas também melhorar o desempenho de todos os órgãos.

Para que serve o Soy Protein?

O Soy Protein serve para que busca ganhar massa muscular de forma natural, sem consumir proteínas de origem animal. Esse suplemento pode ser usado tanto por veganos quanto vegetarianos.

Serve também para atletas que praticam atividades físicas mais intensas, já que o Soy Protein contém uma quantidade elevada de BCAA, que repõe as energias rapidamente aos músculos.

É também indicado para pessoas intolerantes à lactose, já que não há quaisquer traços de leite em sua composição. Também serve para hiperglicêmicos, porque as quantidades de glicose são baixas no suplemento.

Além disso, o valor biológico da proteína de soja é tão alto quanto o dos suplementos Whey, mas com a diferença de que a proteína de soja age como melhor antioxidante do que a proteína de origem animal.

Alguns estudos apontaram que atletas que consumiram a proteína de soja tiveram um melhor desempenho na proteção dos músculos após os exercícios. Além de ser uma opção para vegetarianos, é ainda uma opção melhor para as mulheres.

Os benefícios do Soy Protein

Os benefícios são vários. Além dos já citados para as mulheres, é uma fonte natural para reduzir o LDL.

Outros benefícios do Soy Protein são:

  • Teor praticamente 0 de colesterol;
  • Teor praticamente 0 de açúcares e gorduras;
  • Ajuda a ganhar massa muscular;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Não possui lactose;
  • Proteínas de alto valor biológico.

A proteína da soja também ajuda o organismo a combater alguns tipos de câncer, tanto para homens quanto para mulheres (para o câncer de mama e próstata). O suplemento também fornece energia, evitando dores musculares após os exercícios.

Alguns estudos mostram que a proteína de origem animal tem um poder maior de emagrecimento e ganho de massa muscular, porém, alguns testes mais recentes mostraram que a proteína de soja pode ser muito eficaz no ganho de massa muscular.

Alguns testes foram feitos com pessoas que usaram suplementos de proteínas à base de soja/origem animal, e ambas ganharam massa muscular de modo semelhante.

É bom também ressaltar que é um mito o fato de o suplemento diminuir os níveis de testosterona. De fato, o suplemento não é recomendado em excesso para homens, mas ele não reduz esse hormônio.

Indicações do Soy Protein

O suplemento é indicado para pessoas com problemas cardíacos, que certamente terão os níveis de LDL reduzidos.

É recomendado também para alérgicos à lactose ou ovo, assim como para vegetarianos, que encontram no Soy Protein uma fonte alternativa e tão eficaz quanto à proteína de origem animal.

É altamente recomendado para mulheres, não só para proteger o organismo contra o desenvolvimento do câncer de mama, como também para a regulação de hormônios.

O suplemento também é recomendado para homens para a prevenção contra o câncer de próstata. A soja é muito eficaz para isso, mas como também aumenta os níveis de estrogênio, não deve ser consumido em excesso por homens.

É ainda recomendado para fisiculturistas, mas é bom ressaltar que a proteína da soja pode bloquear o processo de digestão da proteína. A quebra do bloqueio pode fazer com que outras propriedades importantes sejam perdidas.

Efeitos colaterais da Soy Protein

Há um mito de que os homens não podem consumir a proteína de soja, mesmo que seja para ganhar massa muscular, porque isso causaria um efeito colateral no aumento de estrogênio.

Em parte isso é verdade. A soja crua pode mesmo causar um aumento no hormônio feminino nos homens. Porém, alguns estudos apontam que o que causa o aumento de estrogênio não é a proteína em si, e sim a soja crua.

Assim como qualquer outro suplemento feito à base de proteínas, se consumido em excesso pode sobrecarregar os rins e ocasionar a formação de cálculos renais.

A soja ainda é vista como a vilã da testosterona. No entanto, vários estudos já comprovaram que para que ela diminua as quantidades desse hormônio, é preciso consumir em grandes quantidades.

Quem utiliza o Soy Protein como suplemento e consome nas quantidades recomendas não precisa se alarmar com isso. É improvável que haja esse tipo de desequilíbrio no organismo.

Ou seja, o Soy Protein deve ser usado apenas como fonte de suplementação, e não como fonte principal de proteínas.

Comprar o Soy Protein pelo melhor preço

Contraindicações

Não é indicado que pessoas sensíveis a alguns componentes da soja utilizem o suplemento, principalmente para quem tem hipotireoidismo.

Apesar de o Soy Protein ajudar a prevenir o câncer de mama, não é recomendado que uma mulher que já seja portadora utilize o suplemento.

O motivo pelo qual o uso não deve ser feito é devido a ação de algumas substâncias da soja, como a isoflavona, que interfere o tamoxifeno, utilizado no tratamento de câncer. O consumo do suplemento só atrasaria o processo.

Pessoas sensíveis a leguminosas, como o feijão, também devem evitar o consumo, já que alguns dos efeitos colaterais podem ser dores intestinais e formação de gases.

O suplemento não deve ser usado por gestantes, lactantes ou pessoas com hipotireoidismo. E, para quem já toma algum suplemento de proteína à base de proteínas animais, não há problemas em consumir o Soy Protein, contanto que não haja qualquer exagero no consumo.

Mesmo consumindo proteínas de origem vegetal, é muito importante tomar bastante água ao longo do dia.

Leia também: Os melhores suplementos para ganhar massa muscular

Dose recomendada

A dose recomendada é de 50g a 60g de uma a duas vezes por dia, dependendo das suas necessidades diárias (deve ser conferida com um médico).

Misture a porção em um copo com 300ml de leite, de preferência desnatado. Se você quiser bater com alguma fruta, não há nenhuma restrição, e o gosto pode melhorar.

Misture os ingredientes e bata tudo no liquidificador. Se consumir gelado, o sabor poderá ser melhor. O ideal é que você consuma logo após o seu treino.

Nos dias em que você não treinar, evite o consumo. Assim como os suplementos Whey, o excesso poderá se converter em gordura, mesmo que seja de origem vegetal.

Você também pode consumir o suplemento para ganhar massa muscular com algum suco natural. A sugestão é ingerir com o leite desnatado porque além de não possuir gorduras, o leite pode potencializar os efeitos do suplemento em relação ao ganho de massa muscular. Faça bom uso e tenha um bom treino!

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!