Sibutramina: O que é, como tomar, efeitos, preços e onde comprar

A corrida pelo corpo perfeito tem feito muitas pessoas apelarem para medicamentos que, nem sempre, conseguem os resultados esperados. Um remédio que tem sido comercializado entre os praticantes de musculação de maneira indiscriminada é o sibutramina. Este remédio é um tipo de inibidor de apetite utilizado para pessoas com obesidade mórbida, principalmente quando estas têm dificuldade de emagrecer mesmo sob dieta e fazendo exercícios físicos regulares.

sibutraminaO que é Sibutramina

Logo quando foi concebido, sua primeira destinação foi como antidepressivo. A sibutramina age no hipotálamo cerebral, o qual também controla a fome no indivíduo. Ele tem como um dos mecanismos de ação o bloqueio da recaptação da serotonina, porém teve melhor atuação na diminuição do apetite, principalmente por passar uma sensação de saciedade com menor consumo de alimentos.

Após os médicos descobrirem essa função, eles passaram a usar o medicamento somente para tal propósito. Porém, nem todos os seus efeitos, principalmente os efeitos colaterais, foram claramente investigados, o que causa uma insegurança na população consumidora e nos médicos que prescrevem o remédio.

Efeitos Colaterais da Sibutramina

São muitos os efeitos colaterais que o remédio causa, entre eles: muito apetite, insônia, tontura, náuseas, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, cólicas menstruais fortes, boca seca, prisão de ventre, modificações no apetite sexual etc. Os efeitos colaterais menos comuns, e que devem ser levados ao conhecimento do médico logo que se iniciarem, são: alterações de humor e mentais, arritmia cardíaca, problemas ao urinar, dor no peito, visão turva, edema, entre outros.

Vários países proibiram ou restringiram o uso desse medicamento, principalmente pelo desconhecimento dos efeitos colaterais que ele causa em seus usuários. Na Europa, assim como no Canadá e na Austrália, o medicamento foi proibido, não podendo ser comercializado para nenhum fim. Nos Estados Unidos somente pacientes com obesidade mórbida poderão utilizar a Sibutramina, mesmo assim os usuários devem ser alertados dos riscos de se consumir tal remédio.

Termo de responsabilidade para tomar a Sibutramina

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, ensaiou a proibição do medicamento, porém ele continua sendo vendido já que muitos médicos acreditam que a proibição só estimularia a venda ilegal do medicamento. Contudo, existem várias restrições que devem ser relatadas aos consumidores e aos médicos. Para que o paciente compre o medicamento, é necessário que o mesmo assine um termo de responsabilidade, além de apresentar a receita médica. Por mais restrita que seja a venda do remédio, ainda existe o comércio ilegal, em que é possível comprar o medicamento pela internet sem mostrar a receita médica ou assinar o termo de responsabilidade. Assim, pessoas que não necessitam realmente do medicamento fazem uso do mesmo somente pensando no âmbito estético, prejudicando, desta forma, a saúde. Farmácias que venderem tal medicamento sem prescrição médica e sem a assinatura do termo de responsabilidade poderão receber multas de R$ 2 mil até R$ 1,5 milhão. 

Contra-indicações da Sibutramina

As contra-indicações para o tratamento de obesidade a partir da Sibutramina são: gravidez e mulheres lactantes, uso de antidepressivos, hipertensão arterial ou pulmonar, doenças relacionadas ao coração, bulimia, anorexia, depressão, entre outras.

Para que o efeito do medicamento seja 100% eficaz é necessário que o paciente não somente faça o consumo correto do mesmo, mas, também, realize dietas restritivas e exercícios físicos, todos sob a supervisão de médicos e profissionais do esporte. Se não houver uma reeducação alimentar durante o tratamento da obesidade sob a administração da Sibutramina, o paciente corre o risco de engordar novamente logo após o término. Quando o paciente estiver utilizando o medicamento, é importante ressaltar que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado, pois é um remédio de ação neurológica.

No caso de não ocorrer o efeito esperado do medicamento em até quatro semanas, a administração dele deve ser suspenso. Se ocorrer qualquer efeito colateral, deve-se comunicar ao médico para ver a necessidade de modificar o tratamento ou suspender o uso do medicamento.

Preço e onde comprar a Sibutramina

Em uma rápida pesquisa na internet, encontramos diversos resultados quanto ao preço da Sibutramina de alguns laboratórios como pode ser visto abaixo:

biomag 15 mg cap gel x 10 ache cloridrato de sibutramina 11,45
biomag 10mg cap bl x 10 ache cloridrato de sibutramina 10,31
biomag 15mg c/ 30caps ache cloridrato de sibutramina 34,36
cloridrato de sibutramina 15mg c/ 10caps sandoz cloridrato de sibutramina 22,88
cloridrato de sibutramina 15mg c/ 30caps genericos germed cloridrato de sibutramina 40,66
cloridrato de sibutramina 15mg c/ 30caps nova quimica cloridrato de sibutramina 49,94
cloridrato de sibutramina 10mg c/ 30caps biosintetica cloridrato de sibutramina 50,17

E também foi nos retornado na pesquisa essa informação no site da drogaria São Paulo:
“Por determinação da Portaria 344/98 da Anvisa, este medicamento não pode ser comercializado via internet ou telefone. Você encontra este medicamento na filial da Drogaria São Paulo mais próxima de você.”

Nos do Treino Mestre fazemos questão de ressaltar que esse artigo é meramente informativo e não fazemos apologia ao uso de nenhum tipo de medicamento e deixamos bem claro que quem deve receitar e administrar esse medicamento é um profissional da saúde.

147 comentários

  1. Gostaria de saber se posso estar tomando a sibutramina e tomando alguns chá seca barriga alguém já fez isso?

  2. no meu caso fez efeito no mesmo dia
    mas uma semana

  3. Pessoal estou 14 kg acima do meu peso vou começar a tomar sibutramina. Gostaria de saber se realmente funciona?

  4. Estou tomando sibutramina,preciso perder 20 kg tbm!minha endocrinologista passou ele para mim e disse que eu precisava perder 20 kg,até agora perdi 5 kg em 1 mês.Esse remédio é muitooo bom,porém o ideal é que seja passado por um médico,pois ele tem efeitos colaterais,graças a Deus não senti nada,irei tomar ele durante 6 meses.
    Vamos ver como vai ser!
    Boa sorte…

  5. Nathaly, qual foi a dosagem que sua médica te passou?

  6. Sabe como consigo comprar sem ter de ir ao médico?? Gostaria de comprar apenas uma caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


5 + 6 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top