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Semente de linhaça: a mais nova aliada da dieta

Dentre outros benefícios, estudos provam que a semente de linhaça pode auxiliar até na cura do câncer de mama! Veja aqui dicas de como aproveitar melhor este super alimento em suas refeições.

semente de linhaça tipos e beneficiosCada vez mais presente nas refeições das pessoas, a linhaça possui inúmeros benefícios e já é usada há milhares de anos. A semente originária da Ásia, já foi usada no passado para auxiliar na cura de ferimentos e até mesmo fazia parte de antigos rituais, hoje é grande objeto de estudo em muitos laboratórios, tamanho o benefício que pode proporcionar para as pessoas.

A linhaça é a semente proveniente do linho e é muito utilizada na culinária do mundo todo. Há muitas formas de consumi-la, porém a mais recomendada é que comê-la até mesmo com sua casca, triturada, para que se aproveite melhor seus nutrientes (ela é rica em fibras, vitaminas, ferro, zinco, potássio, fósforo, cálcio proteína, ácidos graxos, dentre outros elementos). Através dela, pode-se fabricar o óleo de linhaça, rico em Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9, que é utilizado em farmácias de manipulação e com o qual é possível fabricar cosméticos e tintas a óleo, por exemplo.

Benefícios da semente de linhaça

Consumida em larga escala na Europa e na América do Norte, a linhaça é considerada um alimento funcional: além de fornecer nutrientes básicos ao organismo, possui compostos antioxidantes e anti-cancerígenos, além de auxiliar no processo de renovação das células.

A semente é altamente benéfica para aqueles que desejam emagrecer e em especial, para as mulheres. A produção de Ômega 3 e Ômega 6 auxiliam ao remover excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos e atenuando a tensão pré-menstrual. Ajuda também ao repor os hormônios durante o período de menopausa.

Produzida em alta escalada no Rio Grande do Sul, a linhaça é capaz de diminuir o risco de câncer de mama, além de outros tumores como o de cólon e o de próstata. Tudo isso e ainda ajuda a controlar os níveis de colesterol!

Para os praticantes de musculação, a semente de linhaça é incluída na dieta para hipertrofia para suprir a necessidade de lipídios por ser considera uma “gordura boa”.

Tipos de sementes

Há dois tipos diferentes desta semente: dourada (geralmente importada do Canadá, seu sabor é mais suave) e a marrom (que se adaptou melhor ao solo brasileiro, com a casca mais resistente).

Se você desejar ficar mais bonito e saudável com a ajuda dessa semente, algumas observações devem ser feitas, para que se alcance o resultado esperado.

Cardápios para preparar a linhaça

Há aqueles que gostam de comer linhaça combinada ao iogurte, frutas ou salada. Sendo assim, melhor consumi-la triturada e colocar exatamente aquilo que vai comer na hora em seu prato, já que ela perde facilmente os nutrientes.

Quantidade e como tomar a linhaça

A linhaça é sempre um tempero, nunca o alimento principal e para que faça efeito, deve-se consumi-la diariamente: duas colheres de sopa já são mais que suficientes. Combiná-la ao azeite de oliva também é uma ótima dica, já que ele ameniza seu sabor (que não agrada a todos).

Não importa como, mas tente inseri-la em suas refeições: seja em forma de tempero, misturada a seu suco ou com outros alimentos. Ela fará muito bem à sua saúde, sem ter que mudar quase nada em seu cardápio!

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