Página Inicial » Saúde » Sarcopenia, a raiz de grandes problemas

Sarcopenia, a raiz de grandes problemas

Um problema que vem se tornando cada vez mais comum, a sarcopenia precisa ser prevenida e tratada quando necessário!

Sarcopenia causas tratamento

A evolução fez com que nossa espécie não tivesse mais necessidades de deslocamento muito acentuadas, bem como as necessidades de produção de força foram reduzidas drasticamente. Grande parte das pessoas leva uma vida totalmente sedentária, algo no qual nosso corpo não foi preparado. Neste sentido, uma doença que até anos atrás era pouco conhecida, vem ganhando muita notoriedade, que é a sarcopenia. De uma maneira simplificada, a sarcopenia é uma doença ocasionada pela redução de massa muscular de maneira acentuada.

Como a massa muscular é composta por um tecido ativo e que tem importante função em nosso dia a dia, a funcionalidade de qualquer pessoa fica comprometida. Com isso, a sarcopenia é muito mais do que apenas uma “doença do envelhecimento”, mas sim, um problema de saúde pública.

Uma centena de doenças poderia ser evitada se tivéssemos uma abordagem correta e no tempo certo, para amenizar o problema da diminuição da massa muscular.

Sarcopenia, um caso de saúde pública

Se formos parar para pensar que quem chega a terceira idade hoje, ou seja, passa dos 60 anos, teve sua juventude por volta das décadas de 60 e 70, onde ainda não tínhamos as facilidades que temos hoje, veremos que a tendência é de que o quadro piore com o passar dos anos. A sarcopenia é uma doença multifatorial, mas que deve ser prevenida desde a juventude.

Se os idosos de hoje, que provavelmente eram bem ativos em sua juventude, já estão desenvolvendo sarcopenia, imagine então quando as gerações mais recentes chegarem a esta faixa de idade. A expectativa é que o número de pessoas com sarcopenia aumente consideravelmente nas próximas décadas, caso não seja feita uma abordagem correta e bem planejada.

Para que você tenha uma ideia,  entre os vinte e trinta anos de idade, o sistema neuromuscular alcança seu nível mais alto de maturação e força muscular máxima, mantendo- se estável até por volta dos 50 anos, onde começamos a ter um declínio de 10 a 15% até aos setenta anos. A partir de então, a diminuição da força muscular sobe para 30% a cada 10 anos (MATSUDO, 2000).

Sabendo que a força muscular é a base para a manutenção de posturas e de deslocamentos, fica claro como é importante que a sarcopenia seja evitada. Mas engana-se quem pensa que esta é uma doença na qual apenas os idosos devem se preocupar.

Existem uma série de comportamentos e maneiras de evitar que ela apareça, que devem começar a serem trabalhados desde já, independentemente de qual seja a sua idade. Veja agora algumas maneiras de evitar a sarcopenia!

Sarcopenia, como tratar e prevenir!

Primeiramente, é muito importante deixar claro que a sarcopenia é uma doença totalmente reversível e que seus efeitos podem ser atenuados, mesmo depois de seu surgimento. Porém, a prevenção é sempre mais simples do que o tratamento, não é?

Pois bem, se a sarcopenia é definida como a diminuição acentuada de massa muscular, seu tratamento e prevenção passam pelo aumento e manutenção da mesma. Desta maneira, o treinamento resistido é a melhor maneira de evitar a sarcopenia. Os treinamento aeróbicos são pouco eficientes para esta finalidade, mas podem ajudar em alguns casos.

Seja para fins estéticos, fins de rendimento ou de saúde, o treinamento resistido é sem sombra de dúvidas um dos mais efetivos métodos para atingir bons resultados.

De uma maneira geral, o estilo de vida que você segue já pode ser uma boa maneira de evitarmos a sarcopenia. A dieta e o treinamento resistido são os pontos mais importantes neste sentido.

Entenda que treinamento resistido não é apenas a musculação, mas sim todo treino que tenha como objetivo vencer uma determinada resistência. Neste sentido, modalidades como o treinamento funcional, o Crossfit (bem executado), o levantamento olímpico e até o Pilates e a Yoga, podem ser de grande valia.

Com isso tudo, fica claro que quem quiser uma velhice sossegada e com qualidade de vida, precisa começar a se preocupar com isso antes que seja tarde. Seu corpo é uma máquina complexa, que exige cuidados! Não a deixe na mão de qualquer um ou sem os cuidados mínimos! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!