Página Inicial » Saúde » RPG (reeducação postural global) – além da postura

RPG (reeducação postural global) – além da postura

Conheça a RPG (reeducação postural global), sua finalidade, para quem é indicado e muito mais informações.

Os cuidados com a postura são imprescindíveis no dia-a-dia, sua manutenção é importante em toda a nossa rotina, como trabalho, atividades físicas, limpeza da casa, levantamento de objetos mais pesados do solo, o sentar, o andar e até mesmo o dormir. Uma postura irregular pode ser a causa de muitas dores, alterações ósseas e musculares, doenças respiratórias, inflamatórias e articulares. Se formos observar o que o dicionário diz sobre a palavra postura, teremos: colocação, disposição e posição do corpo. Logo, se ela está descompensada, a disposição das estruturas (onde a coluna é a mais prejudicada) ligadas a ela serão afetadas, e então podem surgir vários problemas. O RPG é uma técnica que veio nos auxiliar a prevenir e recuperar uma postura errada que está trazendo mal estar ao indivíduo.

RPG fisioterapia posturaO que é o RPG?

A sigla RPG quer dizer reeducação postural global e é um método utilizado por fisioterapeutas com o objetivo de prevenir ou tratar alterações posturais e o que essas possam vir a trazer. Essa técnica é feita através de alongamentos dos grupos musculares, utilização de posturas estáticas e terapêuticas que ofertam relaxamento e diminuição da tensão muscular, fortalecimento, melhorando a propriedade alongamento – encurtamento muscular, para que a musculatura esteja preparada para estabilizar, alinhar e manter o posicionamento correto do corpo, trazer mais mobilidade, além de proporcionar melhor controle respiratório e consciência corporal no espaço. Como o próprio nome já diz, o tratamento vai reeducar nossa postura de modo global, ou seja, em sua integralidade, como um todo, tornando possível o melhor funcionamento do nosso organismo e prevenindo alterações que possam trazer quadros de dor e desconforto.

Além de tudo isso, depois da sessão, o RPG deve ser levado para casa, sendo necessário praticar tudo o que se aprende na sessão no dia-a-dia e nas tarefas rotineiras.

Em que casos é indicado o RPG?

Alterações posturais como hipercifose (aumento da curvatura do tórax), hiperlordose (aumento da curvatura da lombar), escoliose (coluna em S);

Tratamento e prevenção de hérnias de disco, labirintite, osteófitos marginais (calcificação anormal do osso, onde se forma “pontas”, muito conhecido como “bico de papagaio”, comum na coluna).

Algias (dores): na cervical, dorsal, lombar, torácica, articulares e reumáticas, como por exemplo, artrite, bursite, tendinite e artrose;

Prática de atividade física e musculação, a fim de melhorar a estabilidade muscular e prevenir lesões e “vícios” posturais que possam causar alterações.

Prevenção de lesões no esporte;

Encurtamentos musculares graves;

Doenças respiratórias como asma e bronquite, por exemplo;

Pé plano e cavo;

alterações nos joelhos (como geno varo e valgo);

Estresse e cefaleia com causa tensional;

Prevenção de quaisquer alterações posturais, problemas respiratórios, melhor qualidade de vida e bem estar.

Contraindicações

Não há contraindicação para esse método, pode ser feito desde criança até idoso, e o tratamento é feito de acordo com o que paciente sente, com os princípios da individualidade, da causalidade, onde busca as causas dos sintomas, e da globalidade, onde promove o tratamento de todo o indivíduo que vier buscar a técnica.

Leia também:
Hidroterapia – terapia do bem estar

O tratamento dura em média uma hora ou mais, pode ser feita uma ou duas vezes por semana, e o número de sessões (assim como os outros itens) variam de acordo com o objetivo do tratamento.

RPG X musculação

O RPG vai ajudar sim, no fortalecimento muscular com a finalidade da melhora postural ou patológica, mas isso não quer dizer que ele irá chegar ao nível de uma grande hipertrofia, até porque esse não é o objetivo do método; a hipertrofia é a musculação que define, e tendo em vista isso, cada um tem a sua funcionalidade específica. O RPG é ótimo para quem quer prevenir lesões ou alterações posturais durante a musculação, mas não pode ser levado em consideração que a musculação possa ser substituída pelo RPG, e sim utilizados em conjunto, para melhores e mais satisfatórios resultados, no que se trata nas questões muscular e bem estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!