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Quinoa – Benefícios e como preparar

Saiba como a quinoa pode fazer bem a sua saúde, conheça todos os seus benefícios, onde comprar e como fazer.

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Fonte: Gettyimages

Benefícios da Quinoa

De acordo com especialistas, o seu consumo regulariza o trânsito intestinal, retarda o envelhecimento, melhora a memória, estabiliza os níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos do sangue, combate a anemia e auxilia no controle de problemas urinários e de enfermidades do fígado. Além disso, auxilia na prevenção da osteoporose, no câncer de mama e doenças cardíacas e ainda combate os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e da menopausa.

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, não há uma recomendação certa para o consumo diário da quinoa. Mas nutricionistas acreditam que duas colheres de sopa é o ideal para trazer os todos os benefícios sem que as suas calorias ultrapassem os limites da balança. Cada 100 gramas do grão contém 335 calorias. Outra vantagem é a ausência do glúten em sua composição, facilitando a sua ingestão por pessoas portadoras de doença celíaca.

Como cozinhar a quinoa

quinoa receita com saladaFerva duas xícaras de água ou caldo de legumes e em seguida adicione uma xícara de quinoa lavada. Ao ferver novamente, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente vinte minutos. O processo é semelhante a do arroz. Depois que a água for toda absorvida e o grão estiver cozido, desligue o fogo e reserve. Mexa a quinoa com o garfo antes de servir. Acrescente a quinoa a salada. Tempere a gosto.

Onde comprar a Quinoa

A quinoa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados. Comprada em forma de farinha, grãos ou flocos, a quinoa pode ser misturada em receitas de sopas, pães, biscoitos, tortas, bolos, mingaus, saladas, sucos, vitaminas e iogurte. Já podem ser encontradas à venda marcas de barras de cereais e macarrão produzidos com quinoa.

– Quinoa em Grãos: Existem variações de tons pretos, cinzas, vermelhos e amarelos. No Brasil a coloração amarelada é a mais encontrada. Podem ser consumidos em saladas, servidos com legumes e em substituição ao arroz. Basta cozinhar em fogo baixo, na proporção de 1/2 xícara de água para 1 de quinoa em grãos. 

– Quinoa em Flocos: Esta forma de quinoa é mais utilizada no café da manhã, como sucos, vitaminas e com iogurte.

– Farinha de quinoa: Pode ser utilizada como ingrediente na confecção de pães, massas, bolos e tortas. Mas também pode ser misturada em saladas e mingaus. Como seu sabor residual é forte, é recomendado a utilização de apenas 20% do farináceo da receita original.

As folhas da quinoa também podem ser aproveitadas como alimento, que podem ser refogadas da mesma maneira como a couve-mineira.

Você sabia?

Conhecido como o “grão sagrado”, a quinoa é um grão cultivado há mais de cinco mil anos nos Andes bolivianos e fazia parte da alimentação do povo durante o Império Inca, como o milho e a batata. A sua variedade e a grande quantidade de proteínas em sua composição continua atraindo o interesse de pesquisadores e admiradores da boa culinária. Até hoje são conhecidos 17 tipos diferentes de quinoa em todo o mundo. No Brasil, os experimentos com a quinoa foram iniciados na década de 80 pela Embrapa. O país tem se mostrado com um excelente potencial para produção do grão.

7 Comentários

  1. para o organismo absorver bem as vitaminas da quinoa em grão devo sempre cozinha-la ou posso come-la crua ?

  2. Tenho hipotiroidismo posso come quinoa e soja mais a linhaća obrigada por favor me responda

  3. debora fonseca gonzales

    gostaria de fazer hamburguer de quinoa,posso fazer com ela em flocos

  4. É necessário demolhar para remover o ácido fítico da
    Quinoa, como da maioria das sementes?? Obrigada

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