Página Inicial » Musculação e Suplementação » Proteja suas Articulações – 8 dicas importantes

Proteja suas Articulações – 8 dicas importantes

Dicas fundamentais para proteger suas articulações e prevenir seus tendões e músculos de lesões durante os exercícios.

Quando fazemos exercícios, sejam eles aeróbicos ou somente visando à musculatura, movimentamos várias áreas do corpo, como os músculos, os ossos e, é claro, as articulações. Dependendo da maneira que você se exercita, você movimenta várias partes do corpo ao mesmo tempo, e, algumas, podem sofrer mais com este ou aquele exercício.

Muitos problemas de saúde são gerados a partir do exercício mal feito. Por isso, é muito importante proteger suas articulações, pois elas são necessárias para que você continue se exercitando e, também, para desempenhar as várias atividades cotidianas, assim como agachar, carregar objetos, andar, entre outras coisas.

Existem várias maneiras de você continuar se exercitando e, ainda sim, manter suas articulações protegidas e fortes durante as atividades, sejam estas rotineiras ou desempenhadas em atividades físicas.

Protegendo suas articulações durantes os exercícios e nas atividades diárias

Para começar, tente sempre manter uma boa postura durante os exercícios. Não somente durante a atividade física, a postura é importante na hora de desempenhar qualquer função. Quando fazemos qualquer atividade física com postura errada, você está danificando uma das principais partes do seu corpo, aquela que dá sustentação para caminhadas e se manter de pé: a coluna.

Que tal começar a proteger suas articulações ao se levantar? O jeito correto para se levantar da cama, para não causar problemas maiores na coluna ou outra articulação é virar-se, ainda deitado, para o lado de fora da cama, colocar seus pés no chão e, só depois, levantar o tronco, ainda de lado. Isso irá diminuir muitos problemas, especialmente pelas articulações ainda estarem “frias”.

A alimentação correta também influencia nas articulações. Alguns alimentos possuem poderosos componentes que ajudam da regeneração das articulações, assim como o peixe, e proporcionam não somente a proteção, mas, também, auxiliam na melhora depois de algum problema articular. Outro ponto que deve ser levado em consideração ainda em se tratando de alimentação é o peso ideal. Estar acima do peso pode prejudicar suas articulações e ossos, pois ocasionam peso anormal sobre as articulações.

Durante os exercícios, para evitar sobrecarga ou distensão de uma articulação, altere os períodos de atividades, com exercícios e tempos de descanso. Na musculação isso é comum acontecer, não somente para poupar as articulações, mas para diminuir a concentração de lactato nos músculos e recuperar as fontes de energia. Em nosso artigo sobre como evitar lesões durante a musculação, nos falamos mais a respeito. Faça atividades pesadas intercaladas com mais leves, assim não sobrecarregará as articulações.

Não deixe de fazer exercícios. Caso você esteja há muito tempo parado, comece por exercícios mais leves até chegar naqueles de alto impacto. Se ocorrer alguma dor, vá ao médico. É importante sempre receber orientação de um especialista e ficar atento aos sinais que o corpo dá.

Não exagere nas atividades físicas. Mesmo com a necessidade de emagrecer, faça no tanto ideal. O exagero pode causar mais problema do que alguns quilos a mais causam. Sempre, também, tenha a orientação de um médico e de um profissional do esporte para fazer qualquer exercício. Esses dois profissionais poderão sanar dúvidas e mostras a melhor maneira de exercer certa atividade física.

Sempre aqueça antes de fazer qualquer exercício, pois além de acelerar o metabolismo, aumentar o fluxo sanguíneo (responsável por levar mais proteína aos músculos para aumentá-lo) e aumentar a força e velocidade da contração muscular, também aumentam a capacidade de receber peso das articulações. O alongamento depois do exercício também é importante, pois melhoram a flexibilidade, reduzem o encurtamento músculo-tendineos e previnem lesões.

Durante atividades corriqueiras, como pegar objetos no chão, sempre abaixe, agachando lentamente. Nunca se curve sobre os objetos. Para alcançar objetos localizados em estantes, em que você tenha que ficar nas pontas dos pés, opte por uma escada. Exercícios como vôlei, handball, patins e skate demandam itens de proteção. Não deixe de usá-los. Eles protegem importantes partes do corpo, os quais são sustentados por ligamentos e articulações.

Visite seu médico regularmente para orientação e verificação da sua saúde. E, lembre-se: não deixe de praticar esportes moderadamente, de ter uma alimentação saudável e de beber muito líquido.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Um comentário

  1. Informações de extrema importância principalmente para os curiosos que acabam nem pensando nisso,parabéns pela matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!