Página Inicial » Suplementos » Proteína líquida, saiba o que é, como tomar e seus benefícios

Proteína líquida, saiba o que é, como tomar e seus benefícios

No intuito de oferecer soluções cada vez mais práticas, a indústria de suplementação inova constantemente. Neste sentido, a proteína líquida é uma excelente maneira de manter a dieta, desde que ela seja usada corretamente.

Proteína liquida bebida benefícios

 

Para quem busca ter melhores resultados em seus treinos, sabe que a quantidade de proteínas ingeridas é um dos pontos-chave. Mas não apenas devemos levar em conta as questões ligadas a ingestão de proteínas, mas também sua biodisponibilidade. Neste sentido, uma saída muito interessante é a utilização de suplementos, principalmente para quem tem maiores dificuldades em manter uma dieta equilibrada. A proteína líquida vem se mostrando como uma saída bastante interessante, pelo alto grau de biodisponibilidade que os aminoácidos presentes nela possuem, além das facilidades em ser utilizada.

Mas antes de falarmos especificamente da proteína líquida, sua utilização e benefícios, temos de entender alguns conceitos básicos. Muita gente chama todo tipo de suplemento em pó, que precisa ser misturado com água para ser ingerido, de proteína líquida. Neste artigo estamos tratando do produto específico, da proteína líquida que é vendida pronta para o consumo. É importante saber disso para que não hajam confusões. Vamos então entender quais os benefícios da proteína líquida!

Proteína líquida, o que é e como funciona!

A proteína líquida é um produto bastante específico, tanto que como seu nome indica, ela pode ou não ser formada pelos suplementos tradicionais. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela não foi pensada inicialmente para atletas e praticantes de musculação. Assim como grande parte dos suplementos alimentares, a proteína líquida foi desenvolvida com o intuito de ser oferecida a pacientes com patologias que os deixavam debilitados, como é o caso de doenças como anorexia, câncer e em casos de pré e pós-cirurgia.

Perceba que em todos os casos, os pacientes precisavam de um suplemento de fácil ingestão e que oferecesse uma elevada qualidade nutricional. Com isso, a proteína líquida apareceu como sendo uma excelente saída!

Basicamente a proteína líquida é formada por aminoácidos de fontes diferentes. Entre os mais comuns, temos o whey protein ou o colágeno. Em ambos os casos, temos uma proteína de rápida absorção.

Leia também: Whey Protein – O que é, efeitos e como tomar

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Cada produto tem suas especificidades, mas no geral temos de 15 a 25 gramas de proteínas a cada 150 ml. Na verdade a proteína líquida nada mais é do que uma opção mais rápida e de fácil ingestão, mesmo se comparada a suplementos tradicionais (visto que estes são comercializados em pó e precisam ser misturados com água).

 Benefícios de tomar a proteína liquida

Pelo fato da proteína líquida não apresentar componentes sólidos, sua absorção é muito mais rápida. Isso acontece porque o conteúdo presente  em nosso trato gastrointestinal também  é líquido e desta maneira, a possibilidade de melhor e maior ação enzimática faz com que a absorção seja mais rápida. Desta forma, em qualquer caso, a ingestão da proteína líquida tem que ser feita no momento em que queremos uma absorção mais rápida. Salvo alguns poucos produtos que são fabricados a partir de cadeias de aminoácidos de absorção mais lenta.

Mas no geral, não é este o caso. Desta forma, a proteína líquida é muito interessante em certos momentos e pouco indicada em outros. Por exemplo, você pode usar a proteína líquida como um pré-treino (no mínimo 30 minutos antes de treinar) ou no pós-treino. Porém, em determinados momentos, como antes de dormir, ela não é tão eficiente.

Muitos atletas utilizam a proteína liquida em momentos que não podem consumir uma refeição sólida ou preparar um shake de whey protein. Durante viagens, horário de trabalho e estudos.

Melhores marcas e composição 

Além das versões de bebidas a base de proteínas liquidas onde a composição principal é a proteína do soro do leite como no caso da Elite Liquid Protein da Dymatize, Isopure da Nature’s Best e o Myoplex RTD da EAS. Também é comercializado pela Musclemeds a versão liquida do Carnivor, uma bebida com proteína isolada da carne bovina. A maioria desses produtos possuem proteína liquida hidrolisada com zero de carboidratos e com quantidades elevadas de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e também de creatina.

Leia também: Melhor Whey Protein – Conheça as melhores marcas

De uma maneira geral, a proteína líquida é uma excelente saída para quem não tem como manter uma dieta tão regrada. Porém, é muito importante ter em mente que jamais algum suplemento irá substituir ou ter o mesmo efeito do que uma alimentação equilibrada. Por isso, use a proteína líquida como uma fonte esporádica e jamais como única fonte proteica.

Além disso, sempre que possível, substitua sua utilização por alimentos sólidos, tendo em vista que isso facilitará em muito a qualidade da absorção. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

2 Comentários

  1. Qual a quantidade e como devemos ingerir a clara pasteurizada diariamente ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *