Página Inicial » Pró-Hormonais » Pró-Hormonal – O que é, para que serve e efeitos colaterais

Pró-Hormonal – O que é, para que serve e efeitos colaterais

Saiba o que é e para que serve um pró-hormonal, os cuidados ao tomar e possíveis efeitos colaterais.

Pró-Hormonal

O que é um Pró-hormonal?

Diferentemente das substâncias pré-hormonais que estimulam a produção natural de hormônios endógenos, as substâncias pró-hormonais são compostos que, ao serem ingeridos, são transformados em hormônios fazendo com que os níveis de hormônios corporais aumentem.

Ou seja, são precursores sintéticos dos hormônios endógenos. Após a ingestão, o blend de compostos sintéticos é metabolizado e convertido diretamente em hormônios anabólicos como a testosterona. Por isso, suas características bioquímicas são equivalentes as de esteroides (hormônios) anabolizantes.

Os pró-hormonais começaram a surgir por causa dos esteroides anabolizantes que são substâncias de comercialização e uso proibidos e que são vendidos apenas com receita médica. Por causa disso, apareceram com o intuito de preencher essa lacuna. Tornaram-se substâncias facilmente encontradas e possuem a mesma finalidade dos esteroides anabolizantes.

A conversão desses compostos em hormônios anabolizantes no organismo vai depender de cada organismo, porém, já se sabe que essa conversão é numa taxa muito pequena, em média apenas 5%.

As substâncias pró-hormonais, assim como as pré-hormonais não são consideradas como suplementos, pois esses compostos possuem funções endócrinas diferentemente dos suplementos alimentares que são formulações que complementam a dieta com nutrientes, ou seja, fornecem ao organismo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.

Para que serve

Esses compostos são, na verdade, mais usadas com a finalidade de anabolismo, ou seja, para o crescimento da massa muscular por quem pratica treinos como a musculação que visam um aumento de massa muscular de forma mais rápida.

Benefícios

Os benefícios oferecidos por esse tipo de composto não são grandes a ponto de se sobreporem aos efeitos colaterais. Por isso, esses produtos não são recomendados pela grande maioria dos médicos, nutricionistas ou outros profissionais da área da saúde.

O principal benefício dos pró-hormonais é para ajudar na produção endógena de hormônios como a testosterona e os estrógenos quando há deficiência da produção natural desses hormônios.

Alguns outros benefícios que esses compostos sintéticos poderiam oferecer seriam para: promover um aumento do desempenho físico, promover uma recuperação pós-treino de forma mais rápida, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal. Porém, estes benefícios não são comprovados cientificamente.

Quem decide utilizar esse tipo de substância hormonal precisa ter a consciência dos efeitos prejudiciais que pode causar para a saúde de uma forma geral.

Indicações

As substâncias pró-hormonais não são produtos recomendados para serem ingeridos normalmente como qualquer outro suplemento alimentar.

O uso dessas substâncias só é indicado para casos onde há deficiência na produção natural dos hormônios testosterona ou estrógenos e não para influenciar no aumento da massa muscular. A indicação desses compostos deve ser feita somente através da prescrição de um médico endocrinologista.

Contraindicações

São contraindicados, principalmente, para menores de 18 anos que é uma fase onde ocorrem várias transformações hormonais. É contraindicado, ainda, para gestantes, lactantes, idosos e pessoas que apresentem problemas de saúde, principalmente problemas hepáticos, renais e cardíacos.

Efeitos colaterais

Os compostos pró-hormonais podem causar alguns efeitos colaterais porque o organismo terá quantidades de hormônios bem acima do que está acostumado a ter. Ou seja, o organismo fica sobrecarregado e, com isso, acaba sofrendo alguns prejuízos.

Os efeitos colaterais causados pelo uso desses compostos são os citados abaixo:

Afetam órgãos como os rins, coração (podem surgir problemas cardíacos por causa do aumento da pressão) e fígado (icterícia, hepatite, etc.). Esses efeitos geralmente surgem por causa da toxicidade e sobrecarga que essas substâncias causam nesses órgãos;

  • Causam hipertensão arterial;
  • Alteram o colesterol e os triglicerídeos;
  • Podem causar calvície e queda de cabelo;
  • Causam impotência sexual;
  • Causam acne;
  • complicações hepáticas;
  • Comprometem o crescimento e desenvolvimento do corpo;
  • Podem aparecer dores de cabeça e de estômago;
  • Reduzem a produção natural de testosterona.

Como dito, o uso desses compostos hormonais faz com que a própria produção dos hormônios endógenos seja diminuída. Com isso, existem casos onde a síntese natural de hormônios não ocorre mais de maneira eficaz e, a partir de então, é necessário realizar a terapia pós-ciclo (TPC) que envolve alimentação, medicamentos ou suplementos para reverter essa situação.

Como tomar

Geralmente recomenda-se que os pró-hormonais sejam ingeridos todos os dias. Porém como existe uma diversidade desses compostos, o mais correto é procurar um médico para saber o tipo mais adequado, a dosagem e a frequência de uso de acordo com as necessidades fisiológicas de cada pessoa.

É preciso muita cautela e bom senso ao consumir esse tipo de produto por causa, como já falamos, dos efeitos colaterais que esses produtos podem causar para a saúde. Por isso, o recomendado é colocar os prós e os contras e verificar se vale a pena ou não usar esse produto.
Os fabricantes também informar em suas embalagens, o modo correto de tomar cada um dos produtos, de acordo com sua composição.

Melhores marcas

Para esse artigo não ficar tão extenso e poder abordar melhor todas as dúvidas, criamos outro artigo mais detalhado, falando das melhores marcas de pró-hormonal. Você pode visitar a página clicando no link a seguir:  Qual o melhor Pró-Hormonal? Vejas as melhores marcas do mercado.

Recomendações

Não consuma qualquer tipo de hormônio ou suplemento por conta própria e em excesso para que o organismo não sofra consequências indesejadas.

Procure sempre orientação médica e nutricional antes de resolver consumir qualquer tipo de pró-hormonal ou outra substância ou suplemento para que você saiba se há ou não necessidade do uso desses compostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GSuplementos

GSuplementos

Curta-nos no Facebook!