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Pré-Treino – Saiba para que serve esse suplemento, benefícios, efeitos colaterais e como tomar

Tire todas as dúvidas antes de tomar qualquer suplemento pré-treino e veja se você tem necessidade mesmo de ingerir essas substâncias.

Pré-treino suplemento

O que é

Os suplementos pré-treinos são compostos que combinam vários ingredientes em um único suplemento cuja finalidade é aumentar a disposição e a performance nos treinos.

Quem usa esse tipo de suplemento, deseja atingir um objetivo de forma mais rápida e eficaz. Esse objetivo pode ser maior oferta de energia para ser gasta durante as práticas de atividades físicas, principalmente as mais intensas, ou nutrientes que favorecem o ganho de massa muscular.

Composição

Os suplementos pré-treinos possuem em sua composição a mistura de várias substâncias precursoras NO2 (óxido Nítrico), como a arginina, taurina, beta-alanina, dimetilamina, fosfatos, entre outras.

Além das proteínas e aminoácidos concentrados, presentes em outros suplementos bastante conhecidos, como Whey Protein, BCAA, creatina, e a substância estimulante mais famosa de todas, a cafeína, também presente nos principais termogênicos. Cada marca de suplemento varia a sua composição.

Os suplementos mais comuns, entre os mais comercializados, são os que possuem a mistura de creatina, que é um composto proteico, e a cafeína, um estimulante do sistema nervoso central.

Para que serve

O embasamento do uso desses suplementos pré-treino é de que eles, quando utilizados antes dos exercícios físicos, principalmente os mais intensos, seja de maneira isolada ou combinados entre si, pode favorecer os adeptos de treinos.

A finalidade do uso desses suplementos depende do objetivo pelo qual serão utilizados. A principal finalidade é melhorar o desempenho dos treinos para alcançar o objetivo final que é ganhar mais massa muscular.

Além disso, o suplemento pré-treino é responsável, também, por ofertar ao organismo substrato energético para que possam, também, manter ou até aumentar a performance durante os treinos.

Por isso, é necessária uma combinação adequada, em termos de componentes e quantidades, para que esse suplemento possa oferecer ao organismo condições de melhorar o desempenho nos treinos, através da força e da resistência muscular.

Benefícios dos suplementos Pré-Treino

Os benefícios que os suplementos pré-treinos podem oferecer são vários e dependem da finalidade pela qual esses suplementos são ingeridos. Mas, no geral, os benefícios ofertados por esses suplementos podem ser:

1. Oferta de maior aporte energético

Alguns desses suplementos pré-treino contêm carboidratos como a maltodextrina na sua composição. Sabemos que os carboidratos são os nutrientes responsáveis em fornecer energia para o corpo, ou seja, são a fonte primária de energia da qual precisamos para podermos realizar nossas atividades diárias.

Nos exercícios físicos, as necessidades de energias corporais estão aumentadas e o praticante precisa ingerir os carboidratos em maior quantidade através da alimentação, ou em casos mais intensos, com o uso de suplementos para que sejam adicionados maior teor energético à alimentação.

Quando não ingerimos carboidratos de forma adequada e suficiente, principalmente quem treina, alguns efeitos indesejados podem surgir como queda da glicose sanguínea (hipoglicemia). Sem glicose para o cérebro, o que pode ocorrer são náuseas, vômitos, tonturas, visão embaçada, fadiga, desmaios e até coma.

Bons suplementos pré-treinos conseguem ofertar ao organismo um aporte energético adequado para que possam exercer a sua função durante os treinos que é de fornecer combustível para o cérebro e para as células musculares em forma de glicogênio muscular e, ainda, para serem armazenados no organismo como reserva energética para serem utilizados quando o organismo precisar.

2. Redução da fadiga

Esse benefício se dá pela ação da cafeína, um dos ingredientes mais utilizados na composição dos suplementos pré-treinos. A cafeína é uma substância encontrada em alimentos como café, refrigerantes, guaranás, chás e chocolates.

Ela atua de forma a interferir no envio de sinais neuromusculares em relação à fadiga e à dor. Isso faz com que o tempo de duração de treinos e exercícios seja maior, pois o corpo não sente exaustão de imediato e não prejudica o desempenho muscular.

3. Melhora do desempenho nos treinos

A combinação de substâncias energéticas e proteicas nesses suplementos tem favorecido quem consome esses suplementos no sentido de melhorar o desempenho e rendimento dos atletas e esportistas.

Esse rendimento se dá pela associação das substâncias que compõem esses suplementos em vez de apenas um tipo de substância, ou seja, esses suplementos são considerados melhores para aumentar o desempenho de quem treina do que os suplementos consumidos de forma isolada, pois fornecem as substâncias necessárias, seja energia ou substrato para o crescimento muscular, para aumentar o rendimento.

4. Aumento da força e da resistência

Os suplementos pré-treinos que fornecem esse benefício geralmente são os que contêm a creatina. A creatina é um composto que une os aminoácidos glicina, arginina e metionina na sua composição. A cretina também é produzida por órgãos como o fígado, o pâncreas e os rins e está presente em grande quantidade nos músculos.

Por isso, esta substância proteica tem sido muito utilizada com a finalidade de aumentar a força em praticantes de treinos como de musculação e em atletas também.

5. Aumento da massa muscular

O aumento da massa muscular ocorre com a suplementação no pré-treino de suplementos ricos em aminoácidos, unidades que formam as proteínas. Entre os suplementos mais utilizados para essa finalidade estão os que contêm a creatina.

Comprovações mostram que quando um suplemento com creatina é ingerido promove o aumento dos níveis de creatina presente nas células musculares. Isso favorece todo o processo de construção muscular, pois melhora a performance e a força dos adeptos desse suplemento, fazendo com que cheguem ao objetivo principal que é o ganho de massa muscular.

Ainda, a maioria dos aminoácidos desses suplementos é classificada como essenciais. Esses aminoácidos são indispensáveis para quem deseja aumentar a massa muscular, pois são a principal fonte de substrato dos músculos para que eles consigam se hipertrofiar.

6. Aumento da vasodilatação

O aumento da dilatação de vasos no organismo se dá por algumas substâncias presentes nesses suplementos, entre elas a L-arginina. Essas substâncias agem diretamente na musculatura dos vasos sanguíneos fazendo com que eles se dilatem.

A finalidade da vasodilatação é para aumentar o fluxo sanguíneo corporal de forma que o fluxo de nutrientes para os músculos seja aumentado, acelerado e contínuo. Dessa forma, os músculos se beneficiam em termos de recuperação, pois o tempo de recuperação muscular se torna menor e o anabolismo muscular passa a ficar aumentado.

7. Estímulo do sistema nervoso central

O estímulo do sistema nervoso central se dá pela ação de substâncias estimulantes, entre elas a cafeína, que é a mais utilizada em suplementos pré-treino.

Comprovadamente, essas substâncias atuam de forma a exercerem um efeito ergogênico, ou seja, melhoram o desempenho e aumentam a performance dos esportistas.

Para quem é Indicado

Esse tipo de suplemento é mais indicado para pessoas que precisam suplementar a alimentação quando há aumento das necessidades energéticas e de nutrientes e, ainda, pessoas que praticam treinos de alta intensidade como os atletas.

É recomendado o uso somente por pessoas que realmente precisam desse tipo de suplemento e pessoas em condições saudáveis, caso contrário efeitos indesejados podem surgir.

Para quem não é indicado

A contraindicação do uso de suplementos pré-treino depende da avaliação de um profissional especializado e do tipo de suplemento, já que a composição pode variar. Porém, existem pessoas que devem evitar consumir esses compostos, pois as substâncias contidas neles podem agravar ainda mais o problema de saúde que possuem ou prejudicar a condição em que se encontram. Portanto, é desaconselhável o uso desses suplementos nas seguintes situações:

  • Hipertensão arterial;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Problemas hepático e renal;
  • Alterações no sistema nervoso central;
  • Insônia;
  • Gestantes.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais causados pelo consumo dos suplementos pré-treinos estão ligados às substâncias que cada um dos produtos podem conter, pois podem variar dependendo do fabricante.

Porém, existem alguns efeitos colaterais gerais que o consumo desses suplementos em longo prazo, sem necessidade ou de forma exagerada, pode causar. São eles:

  • Agravamento de problemas hepáticos pré-existentes devido o consumo aumentado de proteínas;
  • Agravamento de Problemas renais pré-existentes: também devido o consumo aumentado de proteínas;
  • Problemas cardiovasculares: arritmia, infarto, insuficiência cardíaca, paradas cardíacas, entre outras. Isso se dá por causa do consumo excessivo de substâncias estimulantes;
  • Problemas neurológicos: ansiedade, insônia, síndrome do pânico, depressão, entre outras, por causa dos estimulantes;
  • Dependência do sistema nervoso central: também devido o consumo de substâncias estimulantes;
  • Hipertensão arterial;
  • Neuroparestesia: é a sensação de formigamento em várias regiões do corpo causada pela substância beta-alanina que se liga aos neurônios sensoriais localizados na pele.

Qual o melhor Pré-Treino?

Para esse artigo não ficar muito extenso, nós preparamos um outro artigo com base em uma enquete realizada aqui no Treino Mestre, além de pesquisas em fóruns e sites especializados, e enumeramos os melhores pré-treinos do mercado mundial na atualidade. Antes de comprar o seu suplemento pré-treino, vale a leitura para poder fazer a melhor escolha de acordo com seu objetivo.
Segue o link para ver o artigo: 
Qual o melhor Pré-treino? Veja uma lista com os melhores do mercado.

Como tomar

O uso dos suplementos pré-treino e de qualquer outro suplemento, só deve ser feito por indicação médica ou nutricional. O uso de suplementos por contra própria ou sem necessidade pode causar sérias complicações à saúde.

Esses suplementos são encontrados na forma de pós e podem ser diluídos em líquidos como a água. Nos rótulos geralmente vem explicando a forma de preparo. Podem ser ingeridos cerca de meia hora antes dos treinos.

Quanto à quantidade, também vem no rótulo, mas é uma orientação generalizada. Daí a importância de se consultar com um profissional especializado que vai personalizar o suplemento de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O mais recomendado é que haja variação das marcas desses suplementos. Isso evita o aparecimento de efeitos indesejados e favorece o organismo no sentido de melhorar o desempenho, pois não fica dependente da dose de um tipo de suplemento.

Quando um só tipo de suplemento é utilizado por muito tempo, o organismo passa a ficar dependente e o suplemento não faz mais o efeito esperado. Isso se torna um perigo para a saúde, pois pode haver ingestão de maior quantidade para que se consiga sentir os efeitos desse suplemento.

Por isso, recomenda-se utilizar, pelo menos, 2 marcas de suplementos com composições diferentes ao mesmo tempo, alternando o consumo em dias ou até em semanas.

É recomendado, ainda, ingerir esses suplementos junto com as refeições pré-treinos para fornecer ao organismo um aporte adequado de nutrientes na proporção certa.

O consumo isolado desses suplementos antes dos treinos, principalmente após longo tempo em jejum, provavelmente não irá fazer o efeito desejado, ao contrário, em vez de contribuir para melhorar o desempenho, pode ocorrer o catabolismo muscular por falta de substrato necessário para a recuperação e anabolismo muscular.

2 Comentários

  1. Problema hepatico e renal com consumo de proteinas? Onde tem artigo cientifico falando sobre isso? Este não é um mito difundido erroneamente?

  2. Até que idade pode ser tomado o GH?

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