Página Inicial » Suplementos » Pré-hormonal – O que é, benefícios, efeitos colaterais e qual o melhor

Pré-hormonal – O que é, benefícios, efeitos colaterais e qual o melhor

Tire todas as duvidas sobre os suplementos pré-hormonais antes de comprar. Veja para que ele serve, se funcionam, cuidados ao tomar, e melhores marcas.

Pré-hormonal

O que é

Os pré-hormonais são substâncias que, ao serem ingeridas, estimulam a produção natural de hormônios anabólicos, como é o caso da testosterona. A indução desse hormônio promove o aumentando a sua concentração no organismo.

Essas substâncias não podem ser confundidas com os pró-hormonais, substâncias estas que são sintéticas e são transformadas diretamente em hormônios anabólicos após ingeridas e passarem por todo o processo de metabolização.

Essas substâncias também não podem ser consideradas como suplementos alimentares como é difundido e visto em muitos lugares, principalmente em locais onde esses produtos são vendidos, isso porque esses produtos não ofertam nutrientes para o corpo como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e fibras e, também, por causa da sua ação endócrina no organismo.

Os compostos pré-hormonais passam a informação de que não são substâncias hormonais propriamente ditas. Porém, são compostos considerados semelhantes aos esteroides anabolizantes por exercerem a mesma função de anabolismo e por exercerem praticamente todos os mesmos efeitos colaterais que as substâncias anabolizantes causam.

Esse tipo de produto é mais consumido no meio fitness por quem deseja o aumento da massa muscular e ter um corpo definido, pois muitos acreditam que esse produto aumenta o desempenho atlético, ajuda na recuperação mais rápida no período do pós-treino e reduz a gordura corporal. Porém, esses efeitos não são comprovados no meio científico.

Para que serve

As substâncias pré-hormonais prometem ajudar no processo de anabolismo por estimular a síntese dos hormônios anabólicos, principalmente a testosterona.

Benefícios

Muitos são os que consomem esse tipo de substância, porém, não têm sido encontrados grandes efeitos benéficos como esses produtos prometem. Ao contrário, cada vez mais são observados efeitos indesejados do que os próprios benefícios prometidos.

O principal benefício desse composto seria a indução à produção de testosterona para estimular o crescimento muscular. Porém, já é comprovado que a síntese da testosterona através dessas substâncias não é muito elevada ao ponto de a ingestão dos pré-hormonais se tornar algo benéfico e seguro para quem consome esse produto.

Esses possíveis efeitos benéficos talvez não sejam, também, tão eficazes em alguns organismos como prometido, pois cada organismo trabalha de forma diferente.

Ainda, o possível efeito benéfico de aumento da massa muscular oferecido por esses produtos também não é mais exercido com o uso contínuo dessas substâncias.

Efeitos colaterais

A ingestão dos pré-hormonais parece exercer mais efeitos colaterais do que os próprios benefícios. Muitos relatam efeitos colaterais com o uso contínuo dessas substâncias. Obvio que os efeitos colaterais não são tão brandos quanto o uso de esteroides anabolizantes sintéticos. Mesmo assim deve ser prescrito e acompanhado por um profissional de saúde.

O uso constante e sem orientação dessas substâncias sobrecarrega o organismo e, com isso, alguns efeitos indesejados podem aparecer. Os principais efeitos são:

  • Produção de DHT;
  • Aumento dos hormônios estrogênios;
  • Aumento de peso por causa da produção dos estrogênios;
  • Retenção de líquidos também por causa do aumento dos estrogênios;
  • Diminuição da produção endógena de testosterona;
  • Impede o desenvolvimento normal do corpo, principalmente em adolescentes;
  • Estimulam maior atividade das glândulas sebáceas estimulando o aumento da acne;
  • Podem sobrecarregar órgãos como fígado, rins e coração;
  • Toxicidade ao organismo.

Esses efeitos podem ocorrer de forma diferente em cada pessoa, ou seja, podem ocorrer com mais intensidade ou não dependendo da individualidade e de como cada organismo age ao consumo dos pré-hormonais, visto que cada organismo responde de maneira diferente.

Quando há redução significativa da produção endógena da testosterona ou não há mais essa produção por causa do uso contínuo de substâncias, é necessário realizar a terapia pós-ciclo (TPC) para estimular novamente a produção endógena da testosterona.

Essa terapia envolve procedimentos como uma alimentação adequada, o consumo de suplementos e até o uso de medicamentos. Essas condutas devem ser prescritas e acompanhadas pelos profissionais médico e nutricionista.

Indicações

A indicação de uso das substâncias pré-hormonais é somente em caso de deficiência da produção endógena dos hormônios testosterona ou estrógenos e somente com recomendação e orientação médica e nutricional.

Qual o melhor e mais forte pré-homonal?

O melhor ou melhores pré-hormonais do mercado são as substâncias tribulus terrestris e o ZMA. Temos artigos específicos falando desses 2 suplementos aqui no site onde você pode tirar todas as dúvidas e ainda conhecer as melhores marcas do mercado segundo seus consumidores. Segue os artigos:

Do tribulus terrestris: Tribulus terrestris: Para que serve, benefícios e efeitos colaterais.

Sobre o ZMA: ZMA: O que é, como tomar, efeitos e benefícios.

Contraindicações

Existem alguns casos onde essas substâncias não devem ser ingeridas. É contraindicado para gestantes, lactantes, idosos, adolescentes devido às grandes transformações que ocorrem no corpo nessa fase, para quem apresenta problemas de saúde como renais, hepáticos, cardíacos ou qualquer outro problema grave de saúde.

Recomendações

Não faça uso de qualquer suplemento ou substâncias por conta própria. Tenha consciência de que o uso indiscriminado desse tipo de produto pode trazer sérias consequências para a sua saúde e talvez, algumas delas, até irreversíveis.

O aumento da massa muscular é conseguido através de uma alimentação totalmente saudável rica em carboidratos complexos, proteínas, vitaminas e minerais e através de treinos focados no crescimento muscular.

O uso de qualquer suplemento só pode ser prescrito pelo médico ou nutricionista levando em consideração seu estado de saúde, seu estado nutricional e se houver necessidade em caso de deficiência de determinada substância no seu organismo.

O uso de pré-hormonais ou qualquer outra substância sem orientação médica ou nutricional é pela própria conta e risco de quem consome.

2 Comentários

  1. Vocês poderiam escrever uma matéria sobre pré hormonal feminino…
    Acho o tema muito pouco abordado.
    Grato!

  2. Por favor, há algum teste científico que comprova a ação benéfica propiciada, tanto, pela Maca Peruana, quanto, pela Mucuna Pruriens, afim de elevar-se ao Lh, que, por sua vez, impulsionaria a produção da testosterona livre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!