Página Inicial » Musculação e Suplementação » Por que Treinar e não Malhar?

Por que Treinar e não Malhar?

Entenda a diferença entre treinar e malhar e a responsabilidade de levar a musculação a sério, como um estilo de vida e não apenas um passa tempo.

Quem está iniciando no mundo da musculação, talvez ache que treinar e malhar sejam sinônimos e que quando você faz um, acaba por conseguinte, fazendo o outro. Mas os termos são totalmente diferentes e usar um ou outro implica numa questão de atitude, e não apenas em mera troca fonológica. Segundo o dicionário Michaelis, entre os tantos significados do termo malhar, um deles se enquadra em nosso assunto que é “Exercitar(-se), praticando ginástica, musculação ou outras atividades físicas”. Só para constar, um dos significados apresentados é “ Reunir-se, conforme a hora, em certos lugares dos cercados, para pastar (falando do gado)”. Assim, aqueles que se reúnem para conversar e matar tempo na academia ao invés de treinarem. Brincadeiras a parte, o termo malhar, se aplicado a atividade física, dá uma conotação de lazer, de algo feito sem compromisso e que não é levado a sério pelos praticantes. Ouso até em dizer que quem malha e não treina, está levando a musculação, ou qualquer outra prática, como um futebol com os amigos, que pode ser desmarcado, trocado por qualquer compromisso, sem o menor sentimento de remorso. Volto a frisar, para alguns é somente uma mudança de termos, mas é esta mudança que acarreta em uma mudança de postura e de atitude.

Já treinar é bem diferente. É ali que se separa o joio do trigo. Quem treina tem prioridade, tem objetivos a atingir e sabe da importância de cada sessão de treino. Quem treina sabe que terá de abrir mão de certas regalias para atingir seus objetivos, terá de abrir mão de momentos de lazer e de descanso em busca de suas metas. Treinamento é algo estruturado, que tem início, meio e finalidade, treinar é fazer algo com respaldo científico e que não se deixa influenciar por modismos e “dietas e treinos de famosos”. O treinamento tem planejamento, estrutura e é feito por um profissional capacitado, e deve ser executado com uma regularidade mínima, que no caso da musculação, é de no mínimo 3 sessões semanais, mas que pode chegar até a 7 ou 9, dependendo do caso e dos objetivos. Além disso, quem treina, faz testes para avaliar seu desenvolvimento e saber se o treinamento está surtindo o efeito desejado.

Talvez você ache que treina e somente malha. Caso você esteja em dúvida, me responda, quantas vezes por semana você treinar? Como faz para acompanhar seus progressos? Você é acompanhado por alguém competente? Você troca sua sessão de musculação por qualquer outro compromisso? Sua alimentação e seu descanso tem relação com seu treino? Você ingere bebidas alcoólicas sem nenhum pudor ou arrependimento? Caso você afirme que não faz acompanhamentos de progressos, não cuida do descanso e da alimentação e ingere bebidas alcoólicas em grandes quantidades e sem remorso, sinto lhe informar, você é um “malhador”.

Já se você se preocupa com todos estes componentes e sabe da importância de levar a sério seu treinamento, parabéns, você realmente treina e sabe que suas metas são do tamanho de sua disciplina e persistência.

Quero antes de mais nada deixar claro, que na maioria das vezes, as pessoas que malham, tentam desencorajar quem treina, dizendo que isso não é vida, que não vale a pena e que você é fissurado ou que é viciado nisso. Pois bem, saiba que quem não alcança o sucesso, na maioria das vezes não gosta de ser solitário e tenta trazer o máximo de pessoas para seu entorno. Não caia nesta cilada e lembre-se que os resultados valerão cada gota de suor e que cada momento ou situação que você se privou vai refletir em seu corpo e em seu caráter. Por isso tudo, bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Professor de educação física formado pela Uniasselvi Fameblu, pós graduando em fisiologia do exercício e em Personal Trainer. Atua como treinador pessoal e com consultoria online para treinamento. Também é redator na área da saúde, treinamento físico e qualidade de vida.

23 Comentários

  1. galera antes de tudo desculpa por estar postando essas perguntas nesse post… mas postei a algum tempo no correto so que era muito antigo e ainda nao obtive uma resposta…. e a duvida continua …

    1o bom trabalho com o blog … mt bom

    2o eu tenho como objetivo emagrecer, ja perdi 10 kg e comecei a tomar o whey agora… to tomando logo depois do treino com + malto + dextrose … so que bem controlado , ou seja meia colher de sopa de cada um… A malto e a dextrose nao vai fazer eu engordar ?

    3o pratico boxe e muay thai tabm … as vezes malho antes e as vezes depois… qual seria melhor ? e caso eu malhe antes dos treinos eu posso tomar essa combinacao com o Whey antes do muay thai/boxe ou tomo depois de toda a atividade fisica ?

    obrigado pela atencao!! =))

    • ps … tava com 125 kg …. to com 115… e o objetivo e hipertrofia e perder o resto de massa gorda… atingindo mais ou menos uns 100 kg …tenho 1,84 de alt … mas possuo uma quantidade boa de massa magra!

    • Bom tarde Giuseppe!

      Lembrando a aula de Fisiologia do Exercício que tive a pouco tempo, respondo sua pergunta falando que você não pratica o suficiente para acabar com o estoque de energia do seu corpo, graças a Deus se não, você já teria morrido. Por isso, não é necessário suplementar com malto e dextrose.O whey é interessante, vai fazer você ganhar mais massa magra, mas o treino tem que ser bom(pesado), pois se você tomar whey e não treinar, ele acaba virando fonte de estoque de energia, na região abdominal.

      Sobre o treino de thai, boxe e musculação procure sobre o assunto de treino concorrente.
      Espero ter ajudado

  2. Grande besteira. “Malhar” pode ser considerado o melhor termo, uma vez que “treino” pode abranger qualquer tipo de treinamento, ou seja, eu treino jiu jitsu, MuayThai e até mesmo treino de futebol. Já malhar implica na ideia imediata de musculação. Devemos parar com essa babaquice de estipular termos pejorativos na musculação. Não existe essa de malhar ou treinar. Ou a pessoa vai pra academia fazer exercícios ou vai pra ficar de bobeira.

    • eu não malho eu treino, não consigo dizer que vou malhar, quem malha é frango, todos que escuto dizer que vai malhar, vai na academia pra conversa, no fim de semana se entope de alcool, e depois reclama que não tem resultado, enquanto todos os amigos meu que vão “treinar” vão na academia e dão o sangue no treino, tem a alimentação totalmente regrada, descansa bem, treina direito, estão la para alcançar o seu objetivo e não por um tipo de modinha e querer ficar bonitinho para os outros em vez se se preocupar em alcançar seus objetivos

      • Se for levar pelo significado ao pé da letra, malhar não é a melhor palavra. Talvez exercitar.
        Acredito que quem treina compete. Geralmente. Mas acho que é um termo de mercado, e tem um tom agradável, por isso que pegou.

    • Comentou tudo Alex! tb penso da mesma forma pq eu mesmo faço academia e malho desde os 15 anos e agora que apareceu essa expressão “modinha” do tal de treinar…nada a ver!

      • Faço musculação a muitos anos e pra falar a verdade essa coisa de falar treino começou de uns anos pra cá por causa de uns modinhas pois esse termo na minha época era usado para quem fazia jujitsu ou outra arte marcial.

  3. Meu amigo Alex. Respeito sua opinião que isto possa ser besteira, porém acredito que isto pode trazer uma mudança de atitude, algo fundamental para quem busca saúde e realização através de exercícios físicos. A maneira como encaramos as coisas é que faz toda a diferença.
    Abraço
    Sandro Lenzi

  4. Nossa até isto já estão complicando?? Que diferença isto faz na pratica jovem? Por acaso o indivíduo que vai pra academia “malhar” não vai desenvolver massa corporal enquanto outro que vai “treinar” vai ter ganhos? nossa…respeito o artigo mas nem acredito que li esse isso sinceramente….

    • depende da cabeça da pessoas, todas as pessoas que eu escuto falar que vai malhar, no fim de semana enchem a cara de alcool, fica até madrugada acordada, não se alimenta bem come tudo, e não vai pra academia como objetivo, e todos que eu escuto dizer que treinam, estão la pra conseguir um certo objetivo, e levam realmente esse negocio de academia a sério, dieta regrada, treino, descanso, tudo aliado

      • Eu por exemplo malho meu caro Mutante e não bebo uma gota de álcool, preferindo mais um bom sorvete do que bebida e só pq faz academia não pode sair se divertir tb? o que adianta vc ficar todo marombado e chegar no fds sair da academia e ir pra casa dormir e descansar no fds? to fora hein! se eu fizer isso a minha namorada me larga até pq não sou viciado em academia e taxar de frango é bulling hein! malho muito e me considero um “chester” e sou ex-modelo tb e hoje com 45 ano dou de dez em muito garotão magrelo por aí! um abraço e boa sorte pra vc no Mr. 0límpia!

  5. Eu acho que esse termo malhar é para atletas que treinam o dia inteiro tipo lutadores, tenistas, futebolistas…
    Eu que só fico na academia 1 hora por dia não treino. Eu malho. Vou faço minha série e vou embora. Estou mt satisfeito com meu corpo e sem uso de anabolizantes ao contrário da maioria desses gigantes que falam que treina e não malha. Agora falar que o treino está relacionado a dieta, descanso e etc não é vdd. Malhar é uma coisa, dieta é outra e descanso é outra. E o conjunto disso não se chama treino.

    • e você acha que usando esteróides anabolizantes é facil ficar daquele tamanho?, por tras de um bom ciclo tem um bom treino, uma boa dieta, e um bom descanso, vai la e faz um ciclo, quero ver se você fica do tamanho dos monstros

  6. fico feliz de treinar e não malhar, tem uma amiga minha que ela fala que treina, mais ela não tã sério como eu, ela não dorme por causa dos beneficios, ela não se alimenta bem, ela sai pras festa e toma bebidas alcolicas, e quando eu falo pra ela para de beber ela acha ruim, mais fazer o que, eu to treinando com o sonho de subir no palco do mr.olympia

  7. rapaz e óbvio que descanso e dieta estão relacionados ao treino porque como você terá energia pra treinar se não descansar e como ira ganhar massa muscular se não tiver uma dieta balanceada mais pra aqueles que acham que não á diferença,parabéns continuem deixando seu treino em segundo lugar e continuem batendo papinho na academia ou descansando no bebedouro que ao invés de ganhar vcs vão perder oq ja tem, se não houver empenho não a ganho parabéns ao escritor da matéria e muito obrigado pelas dicas com certeza irei usa-las nos meus treinos diários!!!

  8. Não li o poste todo pois achei uma grande besteira.. concordo com o alex em relação ao termo “treinar” é muito mais abrangente, enquanto malhar se direciona a um único assunto. E essa coisa de treinar vs. malhar é tão indiferente, que se malhar é coisa de frango, eu noto que esses “treinos” só atrofiam cérebro de certas pessoas…

  9. Bem…não curto muito essa ideia de ficar separando malhar-treinar, acho que malhar é fazer musculação, treinar é exercitar algo, ou seja, bem abrangente.
    Posso treinar a mente, posso treinar canto, posso treinar técnicas de artes marciais, posso treinar desenho a mão livre, mas malhar não…malhar é treinar os músculos, estão tentando fazer isso pois como sempre tem a galera que malha com objetivo de virar o mister universo , que fazem milhões de super series, usam milhares de maquinas ao mesmo tempo e ficam putinhos com a galera que malha somente com o objetivo de manter uma certa forma, sair da magreza ou perder peso, pq este “Frango” sempre estará ocupando uma das 3 maquinas que ele queria está usando ao mesmo tempo. Não curto tbem quem gosta de ficar enrolando numa máquina, mas se eu preciso e tem alguém nela, passo pra outro exercício, se não tiver jeito, peço pra revesar, se meu exercício for completamente diferente e não tiver como revesar, deixo bem claro pro cara que estou esperando pra dar aquela motivada pro nego não ficar enrolando.
    Não costumo ficar de papo na academia, até pq no horário que vou, é um pessoal bem mais velho, em media bem acima dos 40 anos, malho de acordo com o que posso, não trocaria meu filho ou esposa, por academia…nem meu verdadeiro ganha pão, acredito que o que eu faço ja ta bom d+, malho em media 4 vezes por semana, quando posso reponho 1 dia que faltei na semana no sabado de manha cedo, malho de manhã cedo na semana, pois as academias são absurdamente lotadas a noite, as vezes pra ajudar minha esposa em alguma tarefa saio atrasado pra academia, e meu tempo de treino não pode passar de 1:30, pois não posso me atrasar pro trampo tbem, se for necessário deixo de fazer aquela sagrado abdominal, em vez de fazer as 4 repetições de 10 de supino, faço 3 de 10 e na 4° repetição faço so 8 mesmo quando vejo que não vai dar tempo.Então por causa disso sou menos esforçado que os brucutus ai??Vou deixar de pagar meu Apartamento e a creche do meu menino pra ficar gastando 400 a 600 pau por mês de suplementação+ 200 de academia?? Ou será que vossa excelência acha que eu não sou digno de entrar em uma academia, pois jamais ficarei igual ao Lou Ferringno???Infelizmente não posso comer 1kg de peito de frango + 6 ovos cozidos e o *baralho a quatro por dia…pq so nisso que falei ja foi 200 reais em compras so pra mim o resto da família que se f***.

  10. Viva a democracia!!!! KKKKK bom, minha humilde opinião como Profissional de Educação Física , faixa preta 4 dan de Taekowndo e proprietário de Academias há 15 anos, se levarmos o termo ao pé da letra podemos achar diferentes significados para o termo malhar e treinar… concordo que treinamento é complexo demais e que 90% (por baixo) das pessoas que praticam musculação malham, 5% acham que treinam e 5% treinam de verdade!!! Treinar exige dedicação, esforço, abdicação… na maioria das vezes a academia está tão cheia que fica impossível treinar se você não tiver um treinador pessoal… um dos significados de treinar é “exercitar-se para alguma competição esportiva” , por isso existem as competições de fisiculturismo. Não vou me estender nem quero ser polêmico, então vou deixar minha dica, quem vai para academia buscar saúde e qualidade de vida, MALHA!!!! conversar faz parte!!!! Quem segue a risca o treinamento passado pelo profissional de educação física, obedecendo dias de TREINO, intervalo entre exercícios, alimentação e suplementação regrada passada por um profissional da saúde que tenha qualificação para isso, se abdica de várias coisas para alcançar seus objetivos, TREINA!!!! O importante é estar saudável e feliz com o que faz!!!! Eu MALHO e você TREINA!!!
    Prof.Esp. Leonardo Lopes
    Mestre em Taekwondo

    • Gostei do seu comentário Leonardo Lopes, e sua base para fazer o mesmo, o maior problema é que o ser humano de diz treinar, mais na verdade esta malhando, se acha um fisiculturista!!! Complemento também que treinar de deveria vir acompanhado com treinar para o quê!!! Tipo Treinar malhação, se não não passa de modinha!!! A pessoa pode muito bem dizer que está malhando, treinando para um evento X ou Y. Eu sou do time bora malhar!!!

  11. Para mim, no significado denotativo na palavra, treinar é preparar-se para uma disputa ou torneio. Ou seja, você treina para chegar e realizar algo previamente marcado. Não concordo com a expressão “treinar” usada nas academias hoje. Fica vago… Você treina, treina, treina e não realiza a função final de todo um treinamento…

  12. Prezados, minha humilde opinião está de acordo com Dan. Treina-se para alcançar a execução perfeita de um esporte, de um exercício etc…por isso sempre foi utilizado para futebol, vôlei, basquete, lutas etc

    Agora, no caso de exercícios, convenhamos: treina-se em um transport ? Ou em um pulley ? Em ma rosca direta ? Ou simplesmente fazemos estes exercícios seguindo um roteiro de tempo e repetições ?
    Acredito que não seja adequado dizer “treino”, pois treinamos para alcançar a execução perfeita e, se fizermos o exercício da forma errada, seja ele qual for, teremos provavelmente problemas como dores etc. Se pensarmos desta forma, “treinaríamos” no dia que o exercício é ensinado e da segunda vez em diante nos exercitaríamos.

    Sendo assim prefiro dizer “exercitar”. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Curta-nos no Facebook!