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Por que o aumento da força é fundamental para a hipertrofia?

As divisões acadêmicas de força e hipertrofia, geram muitas dúvidas nas pessoas, que no geral, não sabem bem como uma interfere diretamente na outra. Veja mais neste artigo!

Este é meu treino de força, dizia o aluno da academia onde treino. Depois dele, entro em meu treino de hipertrofia.  Escuto isso constantemente e nem julgo este tipo de abordagem, mas muitas pessoas me perguntam sobre a influencia do treino de força na hipertrofia. Basicamente, a hipertrofia é complementar ao treino de força (raramente o oposto).

Mas então o treino dos basistas e powerlifters é para a hipertrofia? Em determinado momento de sua periodização sim! Músculo hipertrofiado é músculo adaptado e força é um resultado adaptativo!

treino aumento da força fundamental para a hipertrofia

Mas para ficar mais claro a diferença e como usar estes dois treinos de maneira eficiente, vamos nos aprofundar mais no assunto!

Como o treino de força influencia  seus resultados em termos de hipertrofia

Basicamente, o treino de força e o treino de hipertrofia tem objetivos diferentes, mas em uma boa periodização, eles se complementam.

O treino de força tem as seguintes características:

Aumento das unidades motoras que inervam cada músculos;

 Repetições com altas cargas;

Tempo de descanso entre as séries mais elevado;

Já o treino para a hipertrofia depende de uma série de fatores, mas no geral ele se caracteriza por uma grande alternância de estímulos. Mas então como um tipo de treino interfere no outro? É o que vou explicar!

Basicamente, para que ocorra a hipertrofia, seu corpo precisa receber estímulos aos quais ele não está adaptado, para que ocorra o fenômeno da supercompensação (Entenda o fenômeno da supercompensação).
Desta maneira, quando uma pessoa sedentária começa a treinar, ela rapidamente sofre adaptações, pois qualquer estímulo é novo e diferente do que o corpo está adaptado.

Com o passar do tempo, a rapidez com que as mudanças ocorrem é muito menor e mais custosa. Com isso, é necessário que se lance mão de novas metodologias de treinamento. Alternar estímulos tensionais e metabólicos, por exemplo, é um fator determinante para que ocorra  a hipertrofia muscular.

Porém, nosso corpo precisa de uma base para sustentar tais mudanças, caso contrário, ao invés dos estímulos produzirem melhoras, podem trazer lesões ou comprometer a saúde do praticante.

Com isso, é necessário que na periodização, utilizemos alguns métodos de treinamento para que o corpo venha a suportar de maneira natural, os estímulos subsequentes.

O que tudo isso quer dizer na prática? Muita coisa! Basicamente, o treino de força, somado ao treino de resistência muscular localizada, produz a base para melhores resultados em termos de hipertrofia. Isso porque dificilmente você terá estrutura para conseguir aguentar um treino mais intenso, quando entrar na fase específica de sua periodização, sem ter feito um bom trabalho de força.

O momento mais propício para o aumento da força é a fase básica da periodização, pois é possível fazer alguns treinos bastante específicos para esta finalidade, usando apenas estímulos tensionais e com maior qualidade.

Leia também: Diferentes tipos de força e sua influência no treino

Além disso, mesmo pessoas que queiram melhorar questões como definição muscular ou emagrecer, também se beneficiam de uma boa base de treino de força, pois ela dará a qualidade necessária para suportar as cargas de treinamento com mais segurança.

Depois de uma boa base, não será mais necessário ter treinos específicos para o aumento da força, pois mesmo o treino específico apenas para a hipertrofia, terá que utilizar estímulos tensionais. Com isso, a manutenção e aumento desta qualidade física estará acompanhando o desenvolvimento de seu corpo.

Isso deixa claro que o treino de hipertrofia é muito mais do que apenas deslocar pesos, mas sim uma atividade planejada e bem prescrita, com objetivos e metas claras. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

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