Página Inicial » Dietas e Nutrição » Por que gostamos tanto de comer besteira?

Por que gostamos tanto de comer besteira?

Por mais que você seja disciplinado, vez ou outra a vontade de comer besteira aparece. Por que será que isso acontece?

Por que gostamos tanto de comer besteira como evitar

Você decide ir ao shopping com sua família, para passear e espairecer. Mas antes de sair de casa, mentaliza que não vai comer besteira e vai procurar algo saudável na praça de alimentação, afinal você sabe que sua dieta precisa ser mantida, inclusive neste momentos, caso queira resultados. Mas você chega na praça de alimentação e o cheiro ativa seus sentidos e você acaba fraquejando e mandando bala num super hambúrguer, repleto de gorduras. Por que fraquejamos? Por que gostamos tanto de comer besteira? A explicação é mais complexa do que parece e vai muito além da questão do foco.

Temos que entender algumas coisas para compreender nossa vontade de comer besteira. Apesar das adaptações que tivemos ao longo da história, nosso corpo não foi criado para viver como vivemos atualmente. Apesar de sermos os seres de maior poder de adaptação, esta leva alguns séculos para acontecer de fato. Por isso, não fomos adaptados para o tipo de alimentação que temos atualmente. Com isso, muitos hábitos fogem a nossa natureza. Mas para não entrar nesta linha evolucionista, que é de difícil comprovação, vou focar nas questões ligadas ao funcionamento fisiológico para explicar o motivo de gostarmos tanto de comer besteiras!

Vontade de comer besteira pode ser fisiológico!

Todas as besteiras tem uma característica em comum: todas são de rápida absorção! Carboidratos, gorduras e açúcares em geral, são rapidamente absorvidos pelo organismo. Com isso, o corpo é inundado de energia. Esta energia é rapidamente dissipada e o que não é utilizado, fica estocado em forma de gordura.
Este ciclo é muito conhecido por todos é o principal motivo para evitarmos tais besteiras. Mas não podemos negar que a sensação que este processo causa, de aumento de energia, causa uma sensação momentânea de bem estar, principalmente as pessoas que tem este hábito. Mas tal sensação é rapidamente substituída e com isso, inicia-se um novo ciclo de busca por energia rápida e fácil.

Leia também: Dieta para o final de semana ou nos dias sem treino

Esta sensação, que temos ao comer algo de sabor agradável, é a resposta para grande parte dos problemas. Ela se torna quase que uma defesa do organismo e em momentos de stress elevado, tendemos a comer mais besteiras, para rebater tal efeito.

Estes processos são muito mais constantes em pessoas que comem besteiras com frequência, já que a “memória” do corpo está muito mais ativada. Isso explica o motivo de que muitas vezes, o momento mais difícil da dieta são os primeiros dias. Com o passar do tempo, a vontade de comer besteira tende a cessar, desde que você tenha uma alimentação equilibrada.

Este é o ponto chave para qualquer mudança. Se você ficar certo tempo sem comer as tais besteiras, irá parar de sentir vontade. Mas é muito provável que no primeiro momento em que você voltar a comê-las, seu corpo relembre de tudo isso!

Além disso, temos um outro porém, a questão social!

Comer besteira pode ter cunho social

Nós formamos nossos gostos na mais tenra idade e com isso, fica mais difícil mudar hábitos depois de adulto. Além disso, temos uma cultura de que todas as celebrações devem ser repletas de comidas gostosas, mas pouco nutritivas. Por isso, damos o nome de COMEmoração a isso!

Por isso, muitas vezes a questão social implica fortemente em nosso gosto por comer besteiras. Temos muito forte os sentimentos de que a comida é parte de momentos bons e então, ela está relacionada com sensações de bem estar.

Some isso tudo e terá a proporção do problema. Nós temos por isto e mais uma série de fatores, muita influência a comer besteira, mesmo que este não seja o nosso desejo.

Mas se você pretende compartilhar isso para explicar os motivos que fazem com que você não persista na dieta, leia até o final!

Leia também: A importância do dia do Lixo

Ter vontade é uma coisa, mas somos seres racionais que decidimos o que queremos! Desta forma, se você pensa em comer besteira e tem vontade de sair da dieta, saiba que se de fato isto se concretizar, será uma ESCOLHA!

Devemos lutar contra certos instintos e comportamentos, se queremos de fato ter sucesso em nossos objetivos. O mesmo vale para a dieta. Sentir vontade de comer besteira é normal, deixar tal vontade suprimir seus objetivos maiores, é escolha. Pense nisso e bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!