Página Inicial » Frutas » Pitaya – Todos os benefícios da fruta, propriedades e como comer

Pitaya – Todos os benefícios da fruta, propriedades e como comer

A fruta pitaya tem gosto azedinho levemente adocicado, que lembra um pouco o kiwi. Com ação antioxidante ajuda prevenir algumas doenças e ainda auxilia no emagrecimento já que tem efeito termogênico.

Fruta pitaya tipos

A pitaya ou pitaia, conhecida também como Fruta Dragão por causa dos seus gomos, é realmente exótica. Você já deve ter visto alguma foto dela por aí. O que muitos não sabem é que além de uma aparência elegante, essa fruta pode fazer muito pela sua saúde.

O fruto existe em dois tipos, a rosada e a amarela. Com uma aparência diferente no lado externo e um lado mais amigável por dentro, essa fruta dá o que falar.

Origem da fruta

A fruta vem de lugares subtropicais como América do Sul e Ásia. Nesses locais elas crescem com bastante regularidade, em árvores de pequeno porte. A pitaya pode ser cultivada em lugares baixos tanto quanto lugares altos. Em alturas de 30 até 700 metros acima do mar.

As temperaturas precisam variar entre 14°C e 32°C. Precisa-se ser um lugar com chuvas regularmente, mas que não passe de 3.600mm/ano.

Propriedades

Ela é rica em nutrientes; nutrientes esses vitamina C, B1, B2, B3 e muitos minerais (como ferro, cálcio e fósforo). A pitaya é um exemplo de fruta que pode fazer muito pela nossa alimentação.

Muitos usam essa fruta em saladas, mas também pode ser usada para a produção de geleias, sorvetes, iogurtes e outros.

Hoje em dia sua polpa congelada tem sido batida e servida com frutas, granola e outros itens, igual como é servido o açaí.

Leia também => Os Benefícios do açaí e cuidados com o consumo em excesso

Benefícios da Pitaya

1° Rica em gorduras boas

A pitaya é rica em nutrientes, como já dito anteriormente. Ela possui uma pequena quantidade de gorduras monoinsaturadas saudáveis, por causa das sementes da fruta.

2° Rica em antioxidantes que combatem os radicais livres

Um dos maiores benefícios da pitaya para o sistema imunológico está em sua capacidade de impulsionar o sistema de defesa do organismo. Os altos níveis de vitamina C ajudam muito na parte de defesa do nosso corpo.

Um fator importante é que esses nutrientes estimulam a atividade de outros antioxidantes no corpo. Esses nutrientes procuram ativamente e eliminam os radicais livres do corpo. Além de também ajudarem com subprodutos perigosos do metabolismo celular.

3° Fortalece o sistema imunológico e evita a constipação

Um grande ponto de importância do fruto é que ele fortalece o sistema imunológico. Por possuir uma alta quantia de fibra a fruta ajuda o corpo com o intestino. Além de facilitar a passagem através do trato digestivo. Além disso, a fruta induz a liberação de sucos gástricos.

Doenças como constipação, síndrome do intestino irritável e outras podem ser evitadas com uma alimentação com fibra no corpo.

4° Ajuda emagrecer

A fruta também pode ser uma grande aliada de quem está procurando emagrecer já que possui poucas calorias. 50 gramas da fruta contém apenas 25 calorias. Além disso, ela tem propriedades termogênicas que aumentam a temperatura do corpo. Isso ajuda a queimar calorias. Duas substâncias são muito importantes nas propriedades da fruta: glucagon (ajuda na saciedade), e tiramina, que inibe o apetite.

Pitaya amarela ou rosada: qual a melhor?

Três tipos de pitaya são muito conhecidos e consumidos em todo mundo. Sendo elas: a amarela com polpa branca, a rosa com polpa vermelha e a rosa com polpa branca.

O sabor dessas três frutas são muito semelhantes. São extremamente adocicados e característicos. Quando estamos falando de suas propriedades nutritivas, não há muita diferença entre uma e outra. O que significa que não importa qual das três consumir, estará consumindo algo ótimo para a saúde.

Saúde do sistema cardiovascular

Há aqueles que se preocupam com a saúde do coração. Para manter um sistema cardiovascular saudável é necessário que consumamos produtos bem benéficos. A fruta pode ajudar com níveis de colesterol e outras doenças do sistema cardiovascular.

A pitaya não possui nada de colesterol e conta com nutrientes que ajudam a diminuir o LDL. Algo que poucas pessoas sabem é que as sementes da fruta também são muito nutritivas. Nessas mesmas é possível encontrar um tipo de gordura que transforma o HDL. Isso a ajuda a manter os níveis de colesterol do corpo.

Leia também => Kiwi – Todos os benefícios da fruta, suas vitaminas e receitas de sucos detox

Entenda como consumir esta fruta

Para ingerir a pitaya deve-se consumir apenas a polpa. Seja em pedaços  ou usada para fazer suco. Suco da fruta é uma ótima opção para dias quentes e com bastante calor. Grande parte do fruto é feito de água por isso os sucos dessa fruta costumam ficar muito gostosas.

A pitaya tem um suco muito característico que pode ser consumido com outros alimentos. Esses alimentos são coisas como hortelã, gengibre, abacaxi ou água de coco. Não importa aa forma que você combine, o resultado ficará muito bom! Também é possível fazer uma vitamina da fruta com banana, fica bastante cremosa e saborosa! Há também alguns lugares que vendem vinho dessa fruta, com um sabor muito exótico e gostoso!

O plantio da fruta

Por ser uma árvore bastante característica é necessário que haja alguns cuidados na hora do plantio. O pé da fruta não pode ter muita luz, nem pouca luz solar. Por esse motivo, é bom plantar um a árvore em um local aberto com bastante sombra.

O pé de pitaya é muito delicado, então é mais fácil comprar uma muda da árvore do que polinizar em casa. Isso se dá por que a polinização manual pode demorar a dar resultados. Com uma muda da planta é mais fácil plantar a árvore.

Uma coisa importante para salientar é que a planta é uma fruta climatérica. Isso significa que se tirá-la do pé, ela para de amadurecer. Por esse motivo, só colha a fruta quando ela já estiver madura o suficiente.

Pitaya na dieta

Há aqueles que tentem fazer dietas malucas e cheias de restrições para emagrecer. É cada dia mais difícil confiar nessas pesquisas e regimes doidos. Só que a pitaya é realmente uma fruta que pode te ajudar a emagrecer.  A ação da fruta é benéfica não só para o sistema imunológico, mas também para perder peso.

A fruta age na aceleração do metabolismo, tendo uma ação termogênica. Isso faz com que ela controle o apetite, e trabalha com eliminação da gordura do corpo.

Leia também => Lichia, a fruta que emagrece e tem ação antioxidante

Receita de sorvete de pitaya

É possível fazer um sorvete de pitaya muito saboroso. Essa receita é conhecida pela ser refrescante e agradável ao paladar. Além de ajudar em dias muito ensolarados, essa receita pode te ajudar a emagrecer.

Ingredientes

  • Duas xícaras de polpa de Pitaya
  • Uma xícara de creme de leite light
  • Adoce a gosto
  • 4 claras em neve

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma vasilha. Tampe e leve ao freezer por cerca de 2 horas. Após o tempo estabelecido, retire da geladeira e bata os ingredientes numa batedeira. Depois, retorne o creme ao freezer. Deixe descansar até a hora de comer.

Você já comeu essa fruta? O que achou? Deixe nos comentários o que você acha da pitaya! Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!