Página Inicial » Dietas e Nutrição » Pipoca: a amiga da dieta (receita light)

Pipoca: a amiga da dieta (receita light)

Desde que consumida com moderação e preparada de forma saudável, a pipoca pode ser sim incluída na dieta. Veja porque e a receita da pipoca light.

Vista como um perigo para as dietas, a pipoca está presente cada dia mais no cardápio dos interessados em perder peso e ganhar saúde.

É certo que todos os dias surge uma nova dieta mágica, que promete dar resultados milagrosos em dias ou um novo alimento que dá a certeza de que os quilos a mais irão desaparecer rapidamente. Muitos deles são mentirosos, e levam as pessoas a dietas radicais que acabam prejudicando a saúde, ao invés de contribuir no caminho para conquistá-la.

Porém, esse não é o caso da pipoca, já que a sua ajuda na perda de peso tem embasamento e explicação nutricional.

Apesar de serem encontrados na literatura livros recomendando dietas com base na pipoca – ou que recomendam a substituição de uma refeição diária por uma porção de pipoca – essa não é a forma mais recomendada de consumi-la, sendo que o ideal é colocá-la no cardápio de forma moderada.

Mas porque a pipoca faz bem?

pipoca light dieta como prepararApesar de parecer estranho, a pipoca tem sim nutrientes ótimos para o organismo. Ela tem muitas fibras e carboidratos e quase nada de gordura! As gorduras presentes são poliinsaturadas da família do Omega-6 e fazem bem ao ser coração.

Ela tem apenas 31 calorias em uma porção do tamanho de uma xícara de chá, por isso, o seu consumo, ao contrário do que muitos pensam, levam à perda e não ao ganho de peso!

Por conter fibras – uma porção de 25g tem 10% da necessidade diária de fibras – , ela é uma ótima opção para ser incluída nos lanches entre as refeições. Essa é, aliás, a principal indicação dos nutricionistas para a inclusão da pipoca na dieta. As fibras demoram mais tempo para serem digeridas, e por isso, dão a sensação de saciedade por mais tempo, e por isso, consumí-la nos intervalos impede os ataques à geladeira e diminui as porções, por diminuir a fome.

Além disso, ela tem grande quantidade de carboidrato, que mata a fome na hora do desespero da dieta. Pode ser consumida antes dos exercícios físicos, pois disponibilizam uma energia saudável para ser utilizada na prática física.

Se isso não bastante, ela tem polifenóis, que tem ação antioxidante que combate os radicais livres, colaborando para o rejuvenescimento da pele. E, se consumida antes de dormir, o triptofano presente ajuda a proporcionar uma boa noite de sono.

Mantendo a pipoca saudável

Tudo isso é verdade, porém, caso o preparo da pipoca seja adequado.

As pipocas de microondas estão definitivamente cortadas das dietas. Isso porque elas contêm uma quantidade enorme de sal e são preparadas com muito óleo e gordura. Assim, tornam-se calóricas e perdem sua indicação para perda de peso.

Para serem adequadas às dietas, elas precisam ser preparadas sem óleo – ou com uma quantidade mínima dele – e não serem adicionadas de sal e muito menos manteiga. A adição de uma pequena quantidade de manteiga à porção do tamanho de uma xícara de chá de pipoca faz a sua contagem de calorias passar de 31 para 157!

Receita para preparar a pipoca light saudável

O preparo da pipoca saudável pode ser tanto no microondas como na panela, no modo convencional.

No fogão, só é preciso prestar atenção na quantidade de azeite adicionado: um fio é o suficiente. Deixe a panela fechada para os milhos estourarem, e lembre-se de adicionar pouco sal.

No microondas é ainda mais fácil e saudável. Coloque a quantidade que cabe em uma mão fechada de milho em um saco de pão, sem nada. Depois, coloque por alguns minutos no microondas no modo Pipoca. Em alguns minutos elas estará pronta.

Lembre-se de adicioná-la com moderação em sua dieta e alcance mais rápido os seus objetivos na perda de peso!

Um comentário

  1. Faço pipoca de microondas assim:
    quatro colheres de sopa de milho+ qrquatro colheres de sopa de água em uma vasilha de vidro tampo com filme plástico. Faço uns furinhos pra sair o ar e coloco 8 minutos no microondas. As vezes fica pronta antes ou precisa de um tempinho mais.
    Fica super crocante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!