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Pesos Livres ou Aparelhos: qual a melhor escolha para treinar na musculação?

Pesos Livre ou aparelhos

Para realizar o treino muscular é necessário que se tenha uma postura correta, nos aparelhos ou com pesos livres. Muitas pessoas preferem um ou outro, e cada um deles tem suas desvantagens e vantagens. É necessário avaliar qual a melhor maneira de realizar os exercícios, pensando, primeiramente, nos seus objetivos.

Normalmente, é difícil errar quando se está fazendo exercícios com equipamentos fixos, pois eles funcionam como um guia, colocando o praticante na posição correta, sem maiores problemas para realizar o exercício. Já quando se trata de pesos livres, o atleta necessita ter uma maior noção da maneira como realizar tal exercício, a probabilidade de causar algum tipo de lesão em juntas, músculos e, até mesmo, na coluna é maior.

Para realizar os exercícios com pesos livres, o praticante, na maioria das vezes, precisa ter uma maior vivência na musculação. A postura correta e a realização do movimento de maneira que não cause problemas é o principal ponto a ser visto durante o exercício. Quando a pessoa realiza exercícios com pesos livres, como halteres, a ajuda de um profissional do esporte diminui a possibilidade de lesões durante o treino. Quando o praticante tem experiência em exercícios com peso livre, as vantagens tiradas da prática do mesmo são muito maiores do que quando ele pratica exercícios com aparelhos fixos, especialmente quando se está pensando em desenvolver mais de um músculo e, ainda, perder gordura corporal.

Os exercícios com pesos livres permitem que o praticante trabalhe a amplitude de movimentos. Escolha um músculo para trabalhar com os pesos livres, além deste, os músculos estabilizadores também serão trabalhados, diferentemente das máquinas, que isolam o músculo a ser trabalhado e focam naquele trabalho, desenvolvendo uma parte do corpo de cada vez. Devido aos vários músculos trabalhados durante o treino com pesos livres, o gasto energético é muito maior, possibilitando que o praticante trabalhe mais de um músculo por vez e ainda perca gordura durante o exercício. Por utilizar mais músculos durante sua prática, os pesos livres são indicados para atletas de modalidade esportivas diferentes, não somente para pessoas que realizam a musculação. O exercício com pesos livres melhora o condicionamento físico, auxiliando o atleta durante, também, seus treinos e atividades ligados ao esporte.

Outra vantagem de se utilizar os pesos livres é a possibilidade de fugir da academia. Pessoas que não são aficionadas por frequentar academias, ter que disputar com outros praticantes os aparelhos, entre outras coisas, podem utilizar os halteres e treinar em sua própria casa ou quando viajam e não podem ir à academia. Porém, para fazer isso, como dito anteriormente, é necessário ter experiência mínima no treino com tais equipamentos, pois o risco de lesões, principalmente em atleta inexperientes e que ainda não têm força o suficiente para realizar os exercícios de forma correta, é muito maior. A postura, quando os exercícios são realizados de maneira correta, melhora, assim como o equilíbrio, pois os músculos de sustentação são mais bem trabalhados do que quando os exercícios são realizados nos aparelhos fixos.

A maior desvantagem quando se pratica com pesos livres são, realmente, as possíveis lesões. Os aparelhos são eficientes para pessoas que têm um músculo mais fraco no corpo e precisam trabalhá-lo isoladamente. O ganho muscular em aparelhos também é um pouco maior do que em pesos livres, entretanto é possível ganhar massa em ambos. O isolamento do músculo facilita o ganho muscular, principalmente por proporcionar a possibilidade de trabalhar os músculos com cargas mais altas.

Conclusão que chegamos

As duas formas de treinamento, com pesos livres e no aparelho, são excelentes, porém podem ter vantagens ou desvantagens, principalmente em relação à pessoa que irá treinar e ao objetivo que essa mesma pessoa tem. Quando o praticante quer ganhar massa muscular em um curto espaço de tempo, além de querer desenvolver mais essa ou aquela parte do corpo, os exercícios em aparelhos são realmente os mais indicados. Entretanto, se os objetivos são ter maior condicionamento físico, perder peso e desenvolver, de maneira mais lenta, mais de um músculo por vez, os pesos livres podem ser uma boa escolha.

Converse com um profissional do esporte, ele indicará quais os melhores exercícios a serem feitos para se chegar aos resultados esperados, assim como a maneira correta de realizá-los para que o praticante tire todos os benefícios possíveis da pratica desportiva.

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Sobre Raquel Torres Costa Bressan

Um comentário

  1. este artigo é muito bom, mostrando a diferença entre montar um treino com pésos livres: supino reto, rosca direta, rosca alternada, remada curvada. e também aparelhos: remada baixa, agachamento no hack,etc. e mostrando o melhor momento para utilizar cada um. mas faltaram exemplos de exercícios.

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