Óxido Nítrico (NO2) – O que é, efeitos e como tomar

Se você quer aumentar a força e o volume muscular, um dos melhores suplementos para alcançar este objetivo é o NO2 – óxido nítrico.

O que é:

O NO2 é uma substância encontrada no organismo e responsável pela hemodilatação dos vasos sanguíneo, transporte do oxigênio, equilíbrio da glicose, produção de energia e crescimento dos músculos.
A forma de suplemento alimentar foi desenvolvida em 2002 por Edward A. Byrd, o mesmo criador da creatina. Byrd afirma que o NO2 é um aperfeiçoamento da creatina.

Como funciona?
O NO2 funciona a partir da ação do óxido nítrico como molécula sinalizadora responsável pelo processo de hemodilatação.
O suplemento promove o nitrobombeamento permanente, fazendo com que o aumento do volume muscular alcançado com o treinamento dure mais.
Isso ocorre, pois há um aumento do fluxo sanguíneo, que percorre as fibras musculares por mais tempo mantendo o volume e densidade.

Benefícios:

Por ser um vasodilatador, o NO2 é muito utilizado por praticantes de musculação e atletas em geral. Ele promove o aumento do fluxo sanguíneo, ocasionando uma maior rapidez e eficiência na distribuição do oxigênio e dos nutrientes aos músculos. O consumo de óxido nítrico proporciona outros benefícios como:

  • Maior relaxamento na musculatura lisa vascular e vasodilatação;
  • Aumento da recuperação;
  • Diminuição da fadiga muscular;
  • Aumento da performance tanto para atletas de força (musculação, boxe,…) quanto para os de endurance (praticantes de atletismo, futebol, basquete,…)

Como tomar?

Não há nenhum guia definitivo de quanto NO2 deve ser consumido. As empresas de suplementos recomendam doses em torno de 3 a 9 gramas diárias, preferencialmente antes de treinar. Confira as recomendações das três principais marcas disponíveis no mercado.

A recomendação de uso do Super Charge é de 30 minutos antes do treinamento, diluir uma a duas colheres do produto, respectivamente, em 300ml ou 600ml de água fria.

O No-Xplode traz recomendações para dias de treino e dias de não treino. Quando há treino, dilua duas a três colheres em 300ml de água ou outra bebida. O produto deve ser ingerido 30 a 45 minutos antes do exercício e com o estômago vazio. Quando a pessoa não irá treinar, pode utilizar o produto como suplemento dietético, diluindo uma colher em 150ml e água ou outra bebida de sua preferência, e ingerir com o estômago vazio.

Veja meu relato com o No-Xplode e o Super Charge

Já o Jack3d também deve ser ingerido com o estômago vazio, 30 minutos antes do treinamento. Dilua em água gelada.
Temos um artigo específico aqui no blog onde falamos bastante a respeito do Jack3d.

Stéphanie Mulder Perrone
jornalista MTB 15.577 / produtora audiovisual

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (18 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading ... Loading ...

21 comentários

  1. Li que alguns no2 sao baseados na arginina, eu ja consumo cerca de 4g totais dela por dia, das proteinas e bcaa que ingiro. Sendo assim eu poderia ter os mesmos beneficios de um no2? Ou por ser fracionado entre as refeições teria o efeito reduzido?

    • Pode ser em relação a arginina, mas bons óxidos nítricos não dependem apenas dela no efeito total do produto, mesmo levando em consideração que a arginina é o principal aminoácido precursor do óxido nítrico, outros elementos trabalham em conjunto nesses produtos, alguns já conhecidos os seus efeitos e outros ainda duvidosos quanto aos colaterais, como no caso o jack3d.

      Abraços.

  2. Parabens pelo blog, eh muito esclarecedor.

    Gostaria de um conselho sobre usar produto c/ oxido nitrico ou creatina.
    Sou iniciante na “malhaçao” tenho 42 anos, sou praticante de atletismo, mas quero mudar o foco p/ ampliar a massa muscular.

    Estou consumido: castanha do pará + nozes + extrato de alho + germen de trigo + aveia + granola + iogurte + semente de chia, tudo junto c/ 2 bananas, diariamente em razao dos diversos beneficios ah saude.

    P/ vasodilataçao uso gingko biloba + ginseng, 1 capsula de cada diariamente.

    Gostaria tambem de usar um produto “+ power” p/ desenvolver os musculos c/ maior rapidez.

    Por isso, gostaria de sua sugestao a respeito de usar algum suplemento c/ oxido nitrico ou c/ creatina ou suplemento q tenha os 2.

    Grato pela sua atençao.

    • Alguns dos melhores óxido nítricos possuem creatina em sua composição como os citados aqui nesse artigo e na imagem do alto, e os que fiz relatos também….
      Apesar do foco desse suplemento ser um vasodilatador, ajuda no ganho de massa muscular, mas existem produtos que atendem mais a hipertrofia como no caso a whey protein, que não vi você citar…
      O NO2 ou apenas a creatina seria um suplemento secundário ou de complemento tomado junto com a whey mais algum carbo…

      Abraços

  3. Oláa pessoal , primeiramente quero parabenizar vcs pelo ótimo site…tem ajudado mts pessoas enclusive eu ..
    eu tenho uma duvida sobre o NO2…tipo ja ouvi boatos que ele retarda o crescimento em estatura , tamanho, altura …isso procede? ele cessa esse processo na adolescência? tenho 16 anos e 1,73 de altura…
    Obg
    Sucesso a todos :)

    • A única coisa que retarda o crescimento seria esteroides anabolizantes….óxido nítrico eu nunca ouvi falar, mas o ideal sempre, é que se tenha um acompanhamento de um profissional para se tomar suplementos, caso não tenha conhecimento suficiente para administrar em sua rotina diária.

  4. Estou tomando no2 da arnold nutrition, e termogenico da integralmedica, gostaria de saber se a cafeina presente no termogenico, corta ou reduz os efeitos e resultados do no2 ? desde já grato.

  5. Esse novo dilatex que está no mercado, é bom tb? Queria toma-lo, mas fiquei na dúvida, alguém que tenha tomado, pode falar se gostou dos resultados dele.

  6. Eu quero saber se eu posso tomar o NO2 no mesmo shake que o WHEY PROTEIN …Vlw , o site e otimo :)

  7. Gostaria de saber pq vcs chamam de Óxido nítrico e utilizam a fórmula NO2 (que está tb nas embalagens dos produtos)!
    NO2 é DIóxido de nitrogênio, um gás extremamente tóxico.
    A formula de óxido nítrico é NO!

  8. Boa tarde meu amigo estou com muitas duvidas de como tomar meu ciclo. meu ciclo e no xplode,bcaa e whey protein gold standard. minha duvida e com quanto tempo antes de tomar o no xplode que tenho que tomar a proteina e o bcaa e quanto tempo depois que tomo tambem. estou com essa duvida por que modo de usar do no xplode fala para nao tomar nenhuma proteina uma hora antes. desde ja agradeço?

    • Não tem necessidade de tomar proteína antes do xplode, já que ele se toma 40 minutos antes do treino…e depois do treino toma os outros suplementos…(vai dar bem mais de uma hora depois). Pode guardar o BCAA e tomar depois que a Whey ou o xplode acabar, Whey optimum já tem uma excelente quantidade de BCAA em sua composição, a alternativa seria tomar o BCAA antes do treino, mas você já vai estar tomando o NO.

  9. Ola, não sei muito sobre os suplementos, mais tenho um bom resultado já na academia sem os suplementos, tenho 15 anos , e gostaria de ter uma definição rápida, me apresentaram o NO2 , mais por causa da minha idade e tamanho, o NO2 pode atrapalhar ou ajudar meu crescimento?? pois espero crescer mais… Obg ;)

  10. Quais os efeitos colaterais? Não foram descritos acima.

  11. Há alguma marca de Oxido Nítrico sem ou com quantidade baixa de Ariginina? Pois sou portador do vírus Herpes Simples(Labial) e altas quantidades de Arginina é um verdadeiro banquete e combustível pra reprodução do vírus.

  12. Algum destes pré-treinos citados ou todos eles, podem dar problema em exame toxicológico de concursos públicos? gostaria de obter essa informação ? desde já agradeço!!!

  13. Gostaria de saber se não é mais indicado assim como a creatina tomar NO2 no pós-treino?
    Grato.

  14. Olá tomei o Iron Pump da MP, durante o treino e enjoei muito. Fiquei tonta, com vontade vomitar.
    Esta reação deve-se ao fato de eu ter tomado durante o treino??? Ou alguma reação do meu corpo em relação a arginina? Obrigada!

  15. O NO2 por ser um vaso dilatador, não é recomendado para praticantes de corrida? (longa e curta distância)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


9 + 9 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top