Página Inicial » Saúde » Os melhores alimentos e bebidas que ajudam a limpar o fígado

Os melhores alimentos e bebidas que ajudam a limpar o fígado

Ingerir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas em excesso, podem comprometer a saúde do fígado. Conheça alguns alimentos que ajudam a desintoxicar e limpar o fígado.

melhores alimentos e bebidas que desintoxicam ajudam a limpar o fígado

Você provavelmente não se lembre dele com frequência, mas saiba que o fígado está sempre trabalhando para manter o corpo todo em equilíbrio. Ele possui mais de 200 funções e dentre elas algumas são extremamente importantes como metabolizar a gordura, os medicamentos e o álcool. Esse órgão fica localizado ao lado direito do estômago e pesa entre 1.300 g a 1500 g nos homens (um pouco menos nas mulheres) sendo a maior glândula que temos.

O excesso de gordura no fígado é chamado de Esteatose Hepática e ocorre em cerca de 20 a 30% da população. Nos obesos e diabéticos essa porcentagem é ainda maior e esses dois grupos correm maiores riscos de desenvolver uma esteato-hepatite, uma inflamação mais grave no órgão.

Funções hepáticas

O fígado secreta um líquido conhecido como bile. É ele que age para aproveitar e dissolver a gordura que ingerimos nos alimentos. E fica armazenado na vesícula biliar e é enviado para o intestino para cumprir o seu papel. Quando um dos canais da vesícula está entupido, o metabolismo dos ácidos graxos fica bastante prejudicado.

Outra função importantíssima, principalmente para aqueles que praticam musculação é o fato do fígado armazenar a glicose que retira dos alimentos em forma de glicogênio. As células hepáticas são como um grande tanque de gasolina onde fica armazenada a energia para todas as funções do corpo, principalmente no momento dos exercícios quando precisamos de muita energia disponível.

Quem se encontra com alguma doença hepática em fase avançada pode estar com essa função comprometida e precisa comer mais vezes ao dia para ter glicose suficiente.

Mais outra função importante para os marombeiros de plantão é que o fígado tem como função a produção de algumas proteínas, por exemplo, a albumina. Ela é muito importante para o bom funcionem do sistema circulatório, pois mantém a água dentro dos vasos. Sem ela, a água extravasa através das paredes dos vasos se depositando debaixo da pele provocando inchaços, principalmente nos membros inferiores, e edemas em várias partes do corpo.

 

Essa proteína também é importante para o processo de coagulação do sangue. Sem ela, o indivíduo pode perder uma grande quantidade de sangue através de algum ferimento, por sangue pelo nariz, pela gengiva e também pela urina. Outras funções importantes do fígado são:

• desintoxicar o organismo;

• sintetizar o colesterol;

• filtrar micro-organismos;

• transformar amônia e ureia

Para evitar que o fígado seja prejudicado e que você desenvolva alguma doença hepática é necessário cuidar da alimentação. Incluir na dieta comidas que auxiliam na desintoxicação do fígado é de vital importância para o bom funcionamento deste. Não sobrecarregá-lo com alimentos gordurosos ou com elevado consumo de álcool é o primeiro passo para ter um fígado saudável.

Alimentos que auxiliam na desintoxicação e limpeza fígado

Extrato de própolis
Esse alimento é encontrado facilmente em farmácias e contém uma substância muito importante para a nossa saúde, os bioflavonoides. Eles estão diretamente ligados a uma da função do fígado e possuem diversos benefícios: antialérgicos, antioxidantes, ação anti-inflamatória e anti-hemorrágica. A quantidade que deve ser ingerida por dia vem no rótulo do produto e pode variar bastante dependendo da idade e do tipo de própolis. Outros alimentos ricos em flavonoides são a beterraba e a cenoura.

Abacaxi
Essa fruta é bastante abundante no nosso país e possui uma substância chamada de bromelina. Ela é a responsável por ajudar na digestão dos alimentos e é por isso que o abacaxi é tradicionalmente consumido depois de um farto churrasco. É também por conta disso que muitas pessoas usam o suco de abacaxi para amolecer a carne antes de cozinhá-la. Você pode ingerir o suco do abacaxi acrescentando outras frutas para ativar ainda mais as funções dos nutrientes dessa fruta.

Maçã
A maçã já foi apontada por muitos estudos como uma fruta que pode ajudar bastante a quem quer perder peso. Isso porque ela contém uma substância conhecida como pectina. É um tipo de fibra que auxilia no metabolismo das gorduras, transformando-as numa espécie de gel e assim não precisam ser metabolizadas, poupando o trabalho do fígado. A gordura passa diretamente pelo intestino sem ser absorvida e vai para fora do corpo.

Água
Quem diria que essa bebida tão simples fosse ajudar no bom funcionamento de um órgão tão importante? A água é de vital importância para eliminar as toxinas acumuladas pelo excesso de gorduras e álcool. Esse líquido é como um combustível para fazer o fígado funcionar. Além do mais, para que ocorra a produção da bile, que age como um tipo de detergente eliminando as gorduras dos alimentos, é necessário ter água em abundância. Sem ela, a produção desse emulsificante é impossível. Para aqueles que praticam musculação e perdem muito líquido através do suor durante os exercícios, o cuidado com a ingestão de água deve ser redobrado. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto.

Leia também: Receitas de sucos Detox para desintoxicar o organismo e emagrecer

Gengibre
Tem muita gente que torce o nariz para esse alimento, mas ele é extremamente importante para a saúde. Essa raiz ajuda o fígado a secretar bile, dessa forma a digestão as gorduras fica mais eficiente e impede que elas se acumulem dentro do órgão. O gengibre também é bastante utilizado como um potente anti-inflamatório, além de ajudar a combater o mau hálito, as cólicas menstruais, dores musculares, os sinais da artrite e da bronquite.

Escarola
Ela pode ser bastante amarga para o paladar da maioria, mas a escarola é uma grande aliada do fígado, pois ajuda a secretar a bile. Além dessa função, essa verdura, que na verdade é um tipo de chicória, tem outros benefícios sendo fonte de nutrientes como o zinco, o ácido fólico e diversas vitaminas que auxiliam o bom funcionamento do nosso organismo. As folhas dessa verdura também estimulam a produção de bactérias benéficas para o trato intestinal.

Rabanete
Essa raiz não muito popular na culinária brasileira e tem um sabor bastante picantes sendo ótimo para colocar em saladas. Ela auxilia na digestão, ajuda a limpar os dentes e é um expectorante natural. Ele possui vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, cálcio, enxofre, fósforo, ferro, magnésio e outros sais minerais. O grande benefício desse alimento para o fígado é que ele ajuda o fígado a secretar a bile.

Frutas vermelhas
Morangos, cerejas, amoras, framboesas. Todas essas frutas e outras de cor vermelha possuem poderosa ação antioxidante. As substâncias antioxidantes ajudam a limpar todo o organismo, eliminando os radicais livres em excesso, que nada mais são do que toxinas adquiridas de uma alimentação errada e irregular. Elas também oferecem vitaminas como a A e a E.

Salmão e azeite
O grande benefício do salmão para a saúde do fígado é o fato de conter o ômega-3, uma gordura poli-insaturada que ajuda a eliminar a gordura ruim que pode estar acumulada no órgão. Já o azeite apresenta outro tipo de gordura boa, o ômega-9. Ele possui tantos benefícios como o ômega 3 que contém ação antioxidante ajudando a controlar as toxinas encontradas no organismo.

Leia também: Cardápio completo da dieta detox, seus benefícios e alimentos proibidos

Os alimentos funcionais e os desintoxicantes como os sucos Detox devem estar presentes na alimentação diária. O melhor é fazer sempre uma visita ao médico para exames de rotina e ir ao nutricionista para seguir uma dieta balanceada e de acordo com as suas necessidades. Fazer exercícios físicos com frequência é outro ponto vital para o bom funcionamento não apenas do fígado, mas do corpo inteiro.

Referências
Sociedade de Enterologia e Nutrição de Minas Gerais; Associação Médica de Minas Gerais. Gastroenterologia: Saúde na Praça – Gordura no Fígado.

Sobre Calila Galvao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!