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Os erros mais frequentes no uso de suplementos alimentares

O uso de suplementos alimentares está mais comum a cada dia. Mas apesar da indicação de médicos e nutricionistas, muitas pessoas ainda os veem com maus olhos. Isso se deve, principalmente, pela falta de informação a respeito.

Qualquer pessoa – atletas, gestantes, adolescentes, crianças, idosos, etc – pode ingerir suplementos, desde que estes sejam adequados à idade, sexo, condições físicas e, principalmente, que seja realmente necessária a ingestão deste tipo de produto. Por isso, a importância de procurar um profissional de nutrição para ajustar o tipo de suplemento e a dosagem adequada ao perfil de cada indivíduo.

Preparamos uma lista com os erros mais comuns na administração dos suplementos.

1) Tomar mais suplementos do que realmente necessita 

Proteínas, carboidratos e até vitaminas, quando consumidas numa dose excessiva, pode causar prejuízos ao organismo.

2) Consumir suplementos antes de treinar para aumentar o desempenho
Inúmeras pessoas utilizam os suplementos um pouco antes de iniciar o treinamento, acreditando que assim, rapidamente, o desempenho do corpo irá aumentar. De acordo com especialistas, isso é um erro, pois a suplementação tende a causar efeitos a longo prazo e não imediatamente. É muito comum ocorrer as seguintes situações:

  • Tomar creatina antes do treino para melhorar a performance naquele momento: O efeito da suplementação com creatina é crônico, ou seja, ele só ocorre depois que houver saturação celular e isso leva alguns dias para começar a acontecer. A ingestão de creatina pode ser realizada em qualquer momento do dia, preferencialmente junto com algum alimento fonte de carboidrato simples. Uma ótima dica é acrescentar a creatina ao shake pós-treino, tendo como base whey protein e dextrose.
  • Ingerir dextrose ou maltodextrina antes do treino para otimizar a performance: Para a maioria das pessoas essa prática pode causar um efeito contrário do desejado. Ao ingerir dextrose antes de treinar, pode ocorrer uma queda na performance devido a instalação de uma hipoglicemia de rebote. O ideal é consumir a dextrose ou a maltodextrina junto com whey protein, no pós-treino.
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3) Usar somente whey protein após o treino
Após o treinamento, a principal necessidade do nosso organismo é repor as reservas de glicogênio perdidas durante o exercício físico. O mais recomendado para isso é consumir carboidratos (dextrose, maltodextrina) em conjunto com a fonte protéica de rápida absorção (whey protein). Ingerir apenas o whey protein é desperdício.

4) Tomar whey protein com leite após o treinamento
Whey protein é uma proteína de rápida absorção. Característica que a torna especial para o período pós-treino, quando o organismo está ávido por nutrientes. Porém, o consumo de whey protein com leite irá retardar o processo. Tanto antes, quanto depois do treino, o consumo do suplemento dever ser feito com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.

5) Fazer uso descomedidamente de polivitamínicos
A suplementação com vitaminas e sais minerais é complexa e deve ser feita com cautela. A ingestão inadequada de algum micronutriente pode acarretar, em alguns casos, a deficiência de outro. Busque a orientação de um profissional de nutrição para saber qual nutriente é preciso repor.

6) Considerar os polivitamínicos remédios
Não trate os polivitamínicos como se fossem remédios. Na quantidade certa eles realmente deixam o corpo protegido, mas nunca deve ser usados para tratar doenças já instaladas no organismo. Eles não possuem efeito alopático, ou seja, não produzem reação oposta aos sintomas.

7) Uso de repositores energéticos durante atividade aeróbica, quando a intenção é reduzir a gordura corporal
É muito comum observarmos nas academias muitas pessoas fazendo bicicleta ergométrica, esteira ou outros exercícios aeróbicos com o objetivo de perder gordura corporal, ingerindo repositores energéticos ao invés de água. Porém, essas bebidas só devem ser ingeridas durante a atividade aeróbica em duas situações específicas: para aumento de performance – devido ao efeito poupador de glicogênio – ou para repor os eletrólitos em exercícios com duração superior a uma hora. Esses repositores energéticos contém altas concentrações de carboidratos e se ingeridos à revelia e sem controle, podem causar efeito contrário ao objetivo desejado, já que carboidrato em excesso no organismo, vai se transformar em gordura.

Stéphanie Mulder Perrone
jornalista MTB 15.577 / produtora audiovisual

115 Comentários

  1. Eaew galera De boa ? estou com uma dúvida .
    Eu malho pela manhã quando chego do treino tomo um hipercalórico e depois de 20 a 30 minutos já almoço . Porque tenho tá pronto de 12 horas para ir pro Curso . Vai faz algum mal se eu tomar suplemento e em seguida já almoçar ?
    Obrigado !

  2. Não pode tomar o whey nem com leite desnatado?

  3. “Malhar”
    só observo essas informações que devem ser filtradas !

  4. Olá tenho 30 anos , 1,72 e 70 kg. Não consigo ultrapassar a marca de 72 kg por mais q eu tente. Não possuo reserva de gordura. Será que posso fazer uma mistura. Hipercalórico + albumina + glutamina e bcca? Pois tenho uma rotina puxada . Acordo 6 da manhã e só paro 23:00 . Agradeço

  5. olá Danilo, tambem tenho problemas com ganho de peso, porém, procurei ajuda de um profissional onde descobri que tinha carência de vitaminas no corpo. Comecei a tomar alguns polivitaminicos juntamente com whey e bcaa. abtive um ganho de 15 kilos em 6 meses…acho ue valeu a pena …

  6. Bom, faz 1 ano e 2 meses que eu sofri um acidente e quebrei a perna (pra ser mais exata, a tíbia, bem próximo a articulação do joelho). Desde então eu não consegui voltar pra acadêmia. Não recuperei alguns movimentos da perna ainda. Não consigo dobra-la como antes, consequentemente não da pra abaixar.
    Com isso eu perdi praticamente toda a minha vontade de treinar, porque na minha cabeça, acho vou demorar ainda mais pra conseguir os resultados que desejo por não poder forçar a perna e não poder utilizar vários aparelhos na acadêmia.
    Li vários artigos aqui no blog e vi que tenho que montar uma boa dieta antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento.
    Tenho em casa Whey, Creatina e Bcaa. Gostaria de saber o que posso incluir na dieta para uma melhora mais rápida dessa minha perna. E como posso tomar os suplementos junto dessa dieta. E gostaria de saber também se tem algo que eu possa tomar que me ajude a recuperar a força desses músculos, já que faz mais de um ano que não faço qualquer tipo de atividade física, só fisioterapia.
    Estou perdida por conta da fratura que tive, não sei por onde começar e o que pode me ajudar. Nunca tomei suplementos e gostaria de saber se é perda de grana começar a tomar agora, sendo que não posso fazer muito esforço, só com o tempo conforme a perna for voltando ao seu “normal”.
    Muito obrigada pela atenção.

    • Daniel Gustavo Carvalho

      Giovana procure uma nutricionista para ela te passar uma dieta melhor os suplementos estão certos so precisa ajustar a alimentação e pronto

  7. Ola tenho 39 anos, e comecei a malhar a uns 4 meses, isso por indicação medica, devido eu estar com o colesterol e trigliceres muito alto, com isso entrei na academia para melhor a minha saúde, e graças a Deus o meu corpo deu uma melhora, imagraci e perdi maça gorda, e meu corpo esta ficando legal, porem retornei no meu cardiologista, e o meu colesterol e trigliceres voltaram a aumentar, sem dizer que estou fadigado, cansado, então gostaria de saber de vcs, se eu posso tomar algum suplemento para ganhar massa, mas massa magra, e se tem algum suplemento que não seja tão calórico, e que não tenha creatina, porque meu cardiologista passou que não posso tomar devido ter muita gordura, e alem disso, gostaria de saber se tem algum suplemento ou fonte de energia que não me deixe cansado ou com os músculos fadigados.

    Desde ja agradeço a colaboração de vcs.

  8. Eu tô tomando somatrodol + bcaa + creatina universal + super whey reforce + tribulus terrestris …….. sera que eu vou ter um bom resultado ???

  9. ola gostaria de saber se posso ta tomando malto dextrina com bca e creatina no pre treino todos os dias e no pos tomar weyprotem pra ganhar massa muscula ?

  10. João Paulo Jaeger

    Acordo às 7 e treino Tennis as 9 às 10:30 hs
    E faço musculação as 18 às 19:30 hs.
    Estou utilizando whey, bcaa e glutamina.
    Gostaria de saber onde cada um destes suplementos se encaixam melhor e quando e quantas vezes ao dia devo ingeri los ?

  11. boa noite meu amigo eu posso toma antes mega pack e depois whey protein depois treino

  12. Bom dia posso tomar o whey +batata doce em pó antes do treino ?

  13. Posso tomar massa+whey+bcaa? Juntos.

  14. ola me chamo gedair e tomo uma hora antes de malhar bcaa, tribulus, arginina, creatina,dependendo tomo whey tbm quando to com fome , glutamina (sistema imunologico mto baixo) e antes de malhar tomo pré treino pós treino tomo bcaa e whey
    por favor alguem me ajuda a regular esses produtos em horarios corretos pois sou iniciante
    costumo malhar de manha trabalho anoite ja saio e vo malhar e depois dormir

  15. Estou com algumas duvidas, Treino de Segunda Quarta E sexta Feira, normalmente das 9:00 as 10:00 horas, A 03 meses nos dias de Treino ao acordar tomo em jejum o Kimera e 02 capsula de Bcaa antes do treino, e 02 capsula de Bcaa com 02 doses de Proteinas, agora a pedido medico preciso fazer reposição hormonal, então alguns amigos de treino me passou para comprar o Somatodrol, sendo assim gostaria de saber como faço o uso, pois normalmente o pessoal toma antes e depois do treino, ou tomam um 02 horas antes do almoço e ao deitar, como treino apenas 03 dias e já faço uso de kimera,bcaa e proteína fiquei na duvida se tenho que suspender alguns desses ou posso tomar junto,e nos dias que nao treino como tomo, pergunto pois o kimera tem me ajudado muito nos treinos a perder gordura e ter mais animo para treinar, e a duvida se posso tomar tudo junto, incluzive com bcaa e a proteina

  16. bom dia!!!
    pre treino: alimentaçao bcaa, durante treino malton
    pos treino: wey,dextrose,creatina batata doce e ovo ou frango
    posso fazer isso?

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