Página Inicial » Dietas e Nutrição » Os diferentes tipos de aveia e qual é a melhor opção

Os diferentes tipos de aveia e qual é a melhor opção

Com tantas opções no mercado, ficou em dúvida em qual tipo de aveia comprar? Saiba quais as diferenças e qual a melhor opção.

A aveia é, de fato, um excelente cereal. Para se ter uma ideia, em sua composição encontramos proteínas, carboidratos, vitaminas, ferro, fibras e cálcio. O número de pessoas que passam a conhecer os seus benefícios e incluem esse alimento nas refeições, principalmente no café da manhã, cresce a cada dia. E não é para menos, até porque a aveia está entre os melhores alimentos para se combater o colesterol ruim.

Mas a aveia é um alimento sem calorias? Não. Isso deve ficar bem claro e será salientado enquanto formos vendo cada um dos seus tipos. Ela tem calorias sim. Mas então por que é tão indicada para quem está fazendo dieta? Acontece que esse cereal comprovadamente reduz o colesterol do sangue, ajuda no controle da pressão arterial, regula a flora intestinal e ainda por cima é um dos melhores alimentos quando se trata de aumentar a saciedade.
Em outro artigo nos falamos de todos os benefícios da aveia, tanto no ganho de massa muscular, quanto para quem quer emagrecer. Vale a leitura para tirar maiores dúvidas.

Entretanto, quem procurar por ela não encontrará um produto apenas dizendo “aveia” e sim, pelo menos três tipos diferentes, sendo eles o farelo, a farinha e os flocos, sem contar algumas com sabores. Cada tipo possui particularidades que fazem diferença no resultado final. Sendo assim, qual a melhor opção a se fazer para receber os melhores benefícios desse cereal? Pois é o que veremos a seguir.

Flocos de aveia

Quando se fala em aveia, os flocos são a opção mais completa que podemos encontrar. E essa avaliação é bastante simples de ser concebida, pois trata-se do grão de aveia prensado integralmente. Logo, ele não perde fibras e muito menos os seus nutrientes. Mais adiante, neste mesmo texto, daremos duas ideias deliciosas e fáceis para incluir os flocos na sua dieta.

Os flocos de aveia são vendidos em dois tipos diferentes: finos ou regulares. Porém, a diferença entre eles está basicamente no aspecto, já que são idênticos quanto às propriedades. Se pode ter um lado ruim, talvez seja pela falta de versatilidade em usá-lo nas receitas mais complexas, como em massas, afinal de contas são flocos. Mas caem muito bem em sucos naturais e leite desnatado, assim como ficam deliciosos com alguma fruta.

Farelo de aveia

Aveia em farelo é ideal para se usar na composição de massas, tal como os biscoitos, pães, bolos, tortas e mais uma infinidade. Depois dos flocos, é a opção que mais oferece fibras, isto porque o farelo é retirado da camada externa do grão, ou seja, da casca mesmo. E por conta dessa grande concentração de fibras, aliada à sua versatilidade na cozinha, referente ao gosto e textura, pode ser facilmente misturada nas refeições como o café da manhã ou da tarde, assim como no almoço, janta e até sobremesa.

Um grande exemplo é o seu uso misturado em sucos de fruta, aumentando as fibras e melhorando, em consequência disso, o trânsito intestinal. Afinal de contas, durante o processo de fabricação dos sucos, a fibra natural da fruta costuma se perder numa quantidade considerável. Desta maneira, o farelo de aveia é um grande parceiro nas dietas, concedendo ótimos resultados finais desde que bem administrado nas refeições.

Farinha de Aveia

A farinha proveniente da aveia é também muito benéfica, mas deve ser usada com certa atenção. Para começar, ela se origina da parte interna do grão, por isso as suas fibras são descartadas. Logo, o seu uso deve ser mais restrito. Se engana muito quem pensa estar desfrutando das fibras da aveia ao ingerir um alimento contendo apenas a farinha de aveia. Por outro lado, ela é uma ótima substituta da farinha de trigo.

Pode ser usada em bolos, pães, panquecas, etc. Assim você ganhará nos alimentos os benefícios dos antioxidantes, vitaminas, carboidratos, etc. contidos na aveia e dará um toque a mais nas receitas. E, claro, se quiser também aproveitar as fibras do cereal, pode acrescentar juntamente a o farelo de aveia que, como vimos logo acima, se comporta muito bem nos mais diversos tipos de massa.

Aveias com sabor

As aveias com sabor realmente podem ser deliciosas, tal como as de maçã e canela, mel e maçã, ameixa, entre outras tantas. Mas para quem pretendente cortar o açúcar o máximo possível da dieta, estas devem constar como última opção, pois a presença de açúcar nesse tipo de aveia é bem mais elevado. Para entendermos melhor, precisamos ter em mente que a aveia em si já possui os seus próprios carboidratos. Sim, se trata de um alimento até certo ponto calórico e qualquer outro açúcar a ser acrescentado eleva mais ainda o seu índice glicêmico.

Aquelas aveias que contém frutas secas na fórmula são boas opções se formos ver pelo lado dos benefícios da frutose. Só que frutose é açúcar também e influirá bastante no índice glicêmico final. Está certo que ao menos a sua absorção pelo corpo, por ser mais lenta do que a do açúcar branco, é melhor, mas é só neste ponto mesmo.

Consumir esse tipo de aveia em sobremesa de forma esporádica até que não é uma má ideia. O problema é que muitas pessoas acreditam que qualquer coisa feita de aveia é algo dietético, mas não é bem assim. E isso deve ser levado em conta principalmente quando consumimos aqueles biscoitos de aveia ou barra de cereal, por exemplo.

Cuidado com o excesso

A aveia é muito boa, todo mundo sabe, no entanto, assim como acontece com qualquer alimento, não se deve consumir em excesso. Caso assim for, o seu efeito poderá ser tudo aquilo que você pretende evitar. Consumir aveia demais pode travar até o trânsito intestinal por causa de uma acumulação demasiada de fibras. A aveia é um alimento completo, não esqueça, ela inclusive possui carboidratos e algo em torno de 395 kcal a cada 100 g, então não passe dos limites.

O indicado é três colheres de sopa por dia, ou 30 gramas, como preferir. Algo que poderá ser dosado entre as refeições. E, é claro, o cálculo aqui seria pegando uma base a partir dos flocos, que são completíssimos, mas utilize também para a farinha e o farelo, já que o pior é passar da conta. Além de ser comum a mistura dos dois na composição de alguns produtos.

Leia também: A aveia engorda ou ajuda emagrecer?

Algumas outras combinações interessantes para os flocos

Acima foram abordados exemplos bastante simples de combinação, os quais todo mundo já conhece, como misturar com uma fruta ou no leite desnatado. Mas não podemos terminar sem antes repassarmos algumas ideias também simples mas que ficam deliciosas com os flocos de aveia, formando assim um alimento completo, fácil e rápido de fazer. Os flocos podem ser misturados com leite de soja sabor típico de baunilha ou qualquer outro, ou também com o suco de soja. Uma mistura com frutas geladas cortadas em pedaços num prato, cobertas com creme de leite de soja e polvilhadas por cima generosamente com uma ou duas colheres de flocos é algo delicioso e que cai muito bem no verão. Veja que o suco e as frutas juntas já podem formar o seu café da manhã.

Esses são apenas exemplos para você ver que inserir a aveia no seu dia a dia é de fato uma experiência agradável e deliciosa. Porém, é claro, se consumida apenas num leite desnatado ou num iogurte puro sem sabor todos os dias, bem, aí sim não terá aquele gosto memorável, sem contar que irá fazer você enjoar e colocará a dieta em risco.

Considerações finais

Na hora de escolher a melhor opção entre os tipos de aveia, em tese elegeríamos a aveia em flocos, pois é a que mais conserva os seus nutrientes e fibras após ser processada. Porém, não podemos esquecer que existem a farinha, a qual você poderá utilizar em receitas substituindo a farinha de trigo, assim como o farelo de aveia será ótimo na complementação das massas.

11 Comentários

  1. Oi, eu nao sabia de algumas coisas referente à aveia, pois faço mingal consumindo muita.
    Proxima vez compro em flocos e misturo com outros alimentos. Muito bom gostei do que aprendi, sobre suplementos e dietas relacionadas ao meu treino. Obrigado. Parabéns pelo site muito bom.

  2. Eu uso muito a farinha de aveia ,tomo com leite vou começar a usar o farelo

  3. Amo aveia, prefiro em flocos, no mingau feito com leite desnatado. Mto bom!!!

  4. Paula Caroline M. Dutra

    Eu amoooo aveia, não importa como! Agora é só usar na quantidade correta…

  5. ADANIA SOARES CORDEIRO

    Oi, tudo bem? O médico me proibiu de comer pão, biscoito e bolo, será que posso usar o mingau de aveia em flocos no lugar? Gosto muito e tambem preciso mesmo encontrar um outro meio de me alimentar de manhã. Se possível me responda por favor, desde já te agradeço!

  6. Ouço comentários a respeito de deixar aveia de molho de um dia para outro. Isto é saudável?

  7. Larissa da Rocha Campos

    Que aveia uso para fazer mingau?

  8. Eu compro a aveia em flocos e trituro para virar farinha, neste processo ela perde as fibras?

  9. Olá comprei o farelo de aveia dá natural life mas tô em dúvidas em utiliza prq contém glúten ham será que posso usar para perder peso desde de já muito obg tenha um bom diaa há! Parabéns pelo site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!