Página Inicial » Emagrecimento » Os benefícios do gengibre para saúde e perda de peso

Os benefícios do gengibre para saúde e perda de peso

Você sabia que o gengibre tem ação termogênica e contribui para emagrecimento? Conheça todos os seus benefícios e ainda receitas para prepará-lo.

benefícios do gengibre para emagrecerO gengibre é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e bastante utilizado tanto na culinária quanto na medicina. Mas, além de favorecer os sistemas digestivo, respiratório e circulatório, combatendo gripes e resfriados, o gengibre também possui ação termogênica, contribuindo para o emagrecimento.

E ao contrário do que nossas avós achavam, o gengibre não é bom apenas para curar o resfriado – sim, nisso elas tinham razão – por ser um alimento termogênico, ou seja, acelera a temperatura interna corporal, acelerando o metabolismo, fazendo assim com que o nosso corpo queime mais gordura (calorias).

Sendo, também, um ótimo aliado no tratamento da celulite, proporcionando melhores resultados no combate a esses furinhos que deixam a pele com aspecto de casca de laranja.
Leia nosso artigo sobre os tratamentos contra a celulite, nele citamos vários tipos de tratamentos profissionais e caseiros onde o extrato de gengibre é utilizado.

Qual a quantidade diária indicada?

O gengibre pode ser ingerido na comida, em sucos, chás ou em forma in natura (crua), o gosto é forte, mas agradável e refrescante. A quantidade recomendada para o consumo diário, para obter resultados, especialmente referente a queima da gordura, é de 2 a 4 gramas, sendo dividido em 3 pedaços de 2 centímetros.

Pode ser encontrado em sua forma natural, em pó, óleo (para massagem), balas e em cápsulas.

Mas, é importante aliar o consumo desse alimento, a prática de atividade física e uma plano alimentar saudável. Seguindo esses passos terá um resultado satisfatório no que diz respeito a emagrecimento. E para eliminar as celulites, combine com outros tratamentos estéticos para potencializar o efeito do gengibre e ficar com a pele lisinha.

Nutrientes e benefícios do gengibre para a saúde:

O gengibre possui mais de 400 substâncias com propriedades expectorantes, digestivas e até afrodisíacas. Algumas das principais substâncias: cobre, magnésio, potássio e vitamina B6, mas o mais importante em sua composição é o óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona, essas substância em conjunto tem ação terapêutica.

Além da substância gingerol, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Responsável também pela ação termogênica e sabor picante do gengibre.

O gengibre é uma raiz originária da China, da Índia e da Ilha de Java, conhecida também como mangarataia ou mangaratiá, e seus benefícios são comprovados, inclusive, pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Benefícios terapêuticos do gengibre para saúde e perda de peso:

– auxilia o tratamento de dores de garganta, gripes, resfriados, tosses e ressacas;

– Contra problemas digestivos como náuseas e enjôos, e como expectorante;

– alivia os sintomas da artrite, da dor de cabeça, da dor na coluna, das dores menstruais, da congestão nasal e da gota;

– No Japão é feito massagem com o óleo de gengibre, para aliviar dores nas articulações e na coluna;

– Os chineses usam para curar diarreias, vômitos, falta de apetite e dor abdominal.

– acelera o metabolismo e queima gordura corporal, devido sua ação termogênica, auxiliando na redução de peso.

Como consumir o gengibre?

Uma sugestão é colocar um pedaço (pode ser ralado/raspas) do gengibre in natura, dentro de uma garrafa d’água e beber ao longo do dia. O efeito termogênico vai manter a temperatura interna corporal elevada, queimando mais gordura. Mantendo o metabolismo acelerado por um longo período a perda de peso será satisfatória, se aliado a atividade física e alimentação saudável.

Pode ainda consumir o gengibre em pó, no preparo de chá ou como tempero, em pratos doces ou salgados, e no preparo de sucos, como por exemplo, o suco verde desintoxicante (detox).

Receitas com gengibre para auxiliar na perda de peso:

Gettyimages

Chá de gengibre com limão

– Ingredientes:

  • 5 cm de raiz de gengibre
  • ½ litro de água
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 4 cravos-da-índia
  • ¼ de limão
  • 1 canela em pó

– Modo de fazer:

Aqueça a água e coloque o gengibre. Espere cinco minutos, acrescente o limão e bata tudo no liquidificador.
Dica: Consuma no mesmo dia para evitar que as propriedades benéficas sejam perdidas. A temperatura não deve ultrapassar 37º pois o gengibre perde suas propriedades com água muito quente. Tome o chá sempre após as refeições, para manter seu metabolismo acelerado por mais tempo e queimar as calorias dos alimentos.

Suco desintoxicante com gengibre

– Ingredientes:

5 g de gengibre

5 g de hortelã

1 abacaxi

1 colher (sopa) de raspas de limão

1 litro de água

– Modo de preparo:

Descasque o abacaxi e corte em pequenos cubinhos, posteriormente triture bem o gengibre e a hortelã. Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter a consistência desejada.
Dica: Beba até 2 copos do suco de gengibre diariamente. Pode usar uma colher de sopa do gengibre em pó. Além do limão e do abacaxi, pode utilizar outras frutas como laranjão, melão, melancia, ou outra de sua preferência.

Bala de gengibre

– Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar refinado
  • 100 g de gengibre ralado (ralo médio)
  • 1 colher de (sopa) margarina
  • 1 copo (tipo americano) de suco de limão
  • Margarina para untar

– Modo de preparo:

Numa panela fora do fogo, misture açúcar refinado com gengibre ralado, margarina e suco de limão.

Leve ao fogo médio (sem mexer) e deixar ferver até dar o ponto de bala (aproximadamente 15 min).

Dica: para ver o ponto de bala, é só encher um prato com água gelada e ir pingando a calda até obter o ponto de bala dura.

Despeje a bala de preferência num mármore untado com margarina.

Com a massa ainda quente (suportável ao toque das mãos), retire pequenas porções pelas bordas (do tamanho que desejar fazer a bala), pois as bordas esfriam primeiro e endurecem rápido.

Faça bolinhas com a palma das mãos ou no formato que desejar.

Contra indicações do gengibre:

Apesar de ser natural e de seus inúmeros benefícios para a nossa saúde, o gengibre deve ser consumido com moderação, visto que acelera o metabolismo, por pessoas que sofrem de problemas cardíacos e também por quem tem úlcera estomacal.
Após manusear o gengibre, lave bem as mãos, assim como o limão causa manchas na pele quando exposto ao sol.

Como dito no início do artigo, o gengibre é considerado um emagrecedor pela sua ação termogênica, veja uma relação completa com todas a bebidas e alimentos termogênicos que vão te auxiliar a perder peso.

4 Comentários

  1. Se o gengibre contém carboidrato?

  2. o cha pode tomar antes de dormir

  3. aurenice alves guedes

    eu faço musculação pode tomar água de gengibre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!