Página Inicial » Emagrecimento » Os Benefícios da canela – Receitas de chá para emagrecer

Os Benefícios da canela – Receitas de chá para emagrecer

Conheça todos os benefícios da canela, além de receitas de chá que ajudam no emagrecimento.

Os benefícios da canela para a saúde do corpo humano são realmente muitos. Essa especiaria melhora a regulação hormonal, ajuda na digestão, faz bem à circulação sanguínea, melhora a memória, ajuda a emagrecer, entre outras tantas vantagens. Sim, não é por menos que vem sendo cada dia mais adotada em dietas para emagrecer ou para conservar a saúde corporal mesmo.

Se você se interessou, ou já se interessa há mais tempo, em conhecer os benefícios da canela e ainda por cima, de quebra, deseja aprender algumas receitas deliciosas de chás que lhe ajudarão a perder peso, está no lugar certo! Com a canela, precisamos de pouco para fazer muito. Confira!

Por que a canela é boa para quem quer emagrecer?

Para começo de conversa, a canela evita o armazenamento excessivo de gordura no corpo. Gordura essa demasiada acumulada por uma disfunção na atividade biológica da insulina ou simplesmente quantidade de açúcar ingerido acima do necessário. Logo, a canela ajuda a regular a produção de insulina no sangue e melhora o metabolismo da glicose, impedindo ainda mais o aparecimento, ou combatendo, aquelas famosas gorduras localizadas.

Mas não é só isso, pois a canela também ajuda a emagrecer por ser um alimento termogênico. Em suma, os alimentos com essa característica aumentam a queima de calorias durante a digestão. Por conta do leve aumento da temperatura corporal, o organismo passa a trabalhar mais a fim de restaurar e manter a temperatura ideal. Por isso, a canela acelera o metabolismo basal.

Por fim, a presença de cálcio em grande quantidade nessa especiaria deve ser levada em conta. E pesquisas recentes já mostraram que o mineral auxilia nas dietas por ajudar na queima de gordura com maior rapidez. Alguns especialistas até mesmo sugerem a capacidade do cálcio queimar gordura quando o corpo está em repouso.

Portanto, a canela polvilhada em alimentos ou preparada em chás é um dos melhores agentes emagrecedores que a natureza oferece.

Outros benefícios da canela

A canela não somente ajuda a emagrecer como também atua oferecendo vários outros benefícios ao corpo humano. Benefícios esses que contribuem para que a pessoa mantenha a saúde em equilíbrio durante uma dieta e até no decorrer da vida.

Em primeiro lugar, a canela é um poderoso bactericida, além de ajudar no combate de alguns fungos indesejáveis como o da candidíase, por exemplo. Podemos dizer que se trata mesmo de um “desinfetante” corporal.

E em segundo lugar, temos um ótimo antioxidante para combater os radicais livres. Por isso se diz que o chá de canela emagrece e rejuvenesce ao mesmo tempo. A questão é que o combate aos radicais livres ajuda a manter as células do corpo jovens e saudáveis. Então, o chá de canela pode não rejuvenescer, mas contribui sim na conservação da pele e dos fios de cabelo.

Além do mais, existem outras qualidades ressaltadas: combate a diarreia, funciona como analgésico natural, é fonte de ferro, estimula a memória, melhora a circulação sanguínea e oxigenação das células, ajuda no equilíbrio hormonal das mulheres por possuir cinamaldeído, entre tantas outras qualidades.

Efeito colateral do chá de canela

Antes de passarmos para as receitas de chás, é de suma importância alertar que a canela não é indicada para gestantes. Acontece que existe a possibilidade de ter efeito abortivo. Mesmo que essa possibilidade seja mínima, é um efeito colateral que deve ser levado a sério. Então fica o alerta.

Receitas de chá para emagrecer

Acrescentar chás numa dieta é uma maneira fácil e gostosa para ajudar na perda de peso. Por isso preparamos algumas receitas aqui para você incrementar a dieta com os mais deliciosos chás de canela.

Chá de canela
Vamos começar pelo chá de canela propriamente dito, isto é, o que leva apenas canela. Para preparar é bastante fácil e você só vai precisar de:

  • 2 paus de canela;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:
Coloque as canelas na água quando ela já estiver fervendo e deixe-as por uns 5 minutos ou até que a cor esteja bastante forte. Depois é só desligar o fogo, abafar e esperar ao menos 5 minutos antes de consumir. Ou senão, poderá deixar esfriar e tomar até mesmo gelado.
Leia Também:
Receitas de sucos para emagrecer
Benefícios do suco de couve – Receitas para emagrecer
Receitas de sucos Detox para desintoxicar o organismo e emagrecer
Os benefícios do gengibre para saúde e perda de peso

Chá de canela com gengibre:

Este é um poderoso termogênico e bastante usado no inverno. Anote os ingredientes:

  • 2 paus de canela;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre (algo entre 3 a 4 cm);
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:
O modo de preparo é o mesmo do chá de canela em si, só que desta vez, o gengibre entra junto com ela.

Chá de canela, gengibre, limão e chá verde:
Este é um chá especial que reúne diversas propriedades. O gengibre vai ajudar a reduzir a inflamação que ocorre no tecido gorduroso o chá verde vai melhor a circulação, conceder flavonoides ao corpo e ajudar ainda mais a queimar a gordura corporal. Já o limão, além de dar um sabor a mais, providência a melhora da imunidade e também ajuda na queima de gordura. Você vai precisar de:

  • 1 limão;
  • 1 pau de canela;
  • 1 pedaço de gengibre (de 3 a 4 cm);
  • 1 colher de sobremesa de chá verde em folhas (ou um sachê)
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:
Prepare o chá de canela e gengibre adotando os procedimentos que já vimos anteriormente. Ao desligar o fogo, acrescente o chá verde e espere 5 minutos para fazer a efusão. Depois coe. Logo após, espere o chá esfriar e esprema o suco do limão nele. Vale também deixar um rodela de enfeite que é sempre bem vinda. Este chá é servido preferencialmente gelado, por isso é um opção para o verão.

Sobre Bruno Vargas

20 Comentários

  1. Boa noite, o chá pode ser feito com canela em pó?? e qual a quantidade?
    Obrigada!

    • veronica de oliveira frança jorge

      olá ganhei muitas FOLHAS verdes de canela eu gostaria de saber se elas tem a mesma propriedade que o pau ou a casca da canela. Eu só estou encontrando chas com pau de canela e não com as folhas , Eu poderei substituir e tera o mesmo efeito.Muito obrigada valeu!

  2. quem tem pressão alta pode tomar chá de canela
    e quem tem labinritite

  3. se toma quantas vezes ao dia o chá de canela

  4. me diga se faz a pressão aumentar? e quantas vezes poder tomar?

  5. O cha de canela pode ser tomado quantas vezes no dia? Pode ser canela em pó? Se for em pedaços, quantos pedaços para um litro de agua?

  6. Maria das Dores Castro Araujo

    Gostaria de saber se o cha de canela,feito das folhas faz o mesmo efeito?

  7. aparecida voltani de lima ruano

    Me ensinaram a tomar uma colher de sopa de mel uma colher de cha de canela em po meio copo de agua morna, tomar antes de dormir para emagrecer quero saber se é isso mesmo.

  8. José Manuel gouveia

    Estou a tomar o copo de água com uma colher de mel em jejum sem falhar um dia . Só k os intestinos k estavam super equilibrados deixaram de ser….e até me assustei…porque as fezes vieram muito castanhas.e com princípio. De diarreia..e’ Normal.?.obrigado.espero esclarecimento abraços

  9. Eu gostei bastante das infomações, amo chá de canela e nele dissolvo leite em pó e completo com café fica uma delicia, gostaria de saber se com esse procedimento eu posso perder peso. Elziana Rios

  10. Oi quanta vezes tomar ? E é bom tomar em jejum?

  11. oi gostaria de saber se o chá de canela com um dente de alho,ajuda mais ainda a emagrecer?

  12. Andreia Oliveira Pires

    Ola , gostaria d saber se posso adoçar com adoçante , ou

    e melhor tomar puro, meu objetivo
    e emagrecer.

  13. Olá ! Queria muito saber , se seria um copo por dia ?

  14. Pedro Ivo Marques Teles Lobo

    Olá meu nome é Pedro Lobo de São Gonçalo – RJ.
    Gostaria de saber: O chá pode ser feito também com as folhas da canela? Se pode, as folhas verdes ou secas. Porém tem o mesmo efeito da casca?
    Devemos tomar quantas vezes ao dia? Qual é a melhor hora. De manhã ou a noite? Eu tenho um pé de canela em casa, o chá pode ser feito com galhos verdes ou não?

  15. Chá de canela com hibisco acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento uso e recomendo

  16. veronica de oliveira frança jorge

    olá ganhei muitassss folhas verdes de canela eu quero saber se as folhas tem as mesmas propriedade e efeito que o pau e a casca de canela.Estou encontrando só receita de cha de pau de canela.As folhas vão fazer o mesmo efeito. Obrigada e valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!