Página Inicial » Saúde » Óleo de copaíba: Veja para que serve e todos os seus benefícios

Óleo de copaíba: Veja para que serve e todos os seus benefícios

Para saúde o óleo de copaíba tem ações anti-inflamatória, antisséptica e antitetânica e na estética é usado na redução de manchas e cicatrizes. Veja outras indicações e saiba como usar.

Óleo de copaíba

A copaíba é uma árvore que cresce na floresta Amazônica e dela que se extrai o famoso óleo de copaíba. São necessários fazer alguns furos profundos no tronco da árvore até atingir o cerne e extrair a seiva que é produzida ali. O fluindo tem é transparente, mas com uma cor amarelo claro até dourado, é amargo e também viscoso, porém fluido.

O óleo de copaíba foi utilizado por muitos anos pelos índios e pela população amazônica e através do uso empírico a ciência resolveu fazer mais pesquisas com esse óleo que já conseguiu curar mais de 50 tipos de doenças. O INPA (Instituto Nacional de Pesquisas de Amazônia) tem um laboratório instalado bem ali, do lado dessa farmácia viva que é a floresta e foi lá que as pesquisas começaram.

Até as cascas estão sendo alvo de pesquisas contra o vírus HIV por conta de uma substância encontrada ali chamada de ácido betulínico. O óleo é utlizado pela própria planta para manter longe os agentes nocivos como fungos, bactérias e outros animais.

Mas é bom ficar ligado porque existem vários tipos de óleo de copaíba e vão se diferenciar justamente pela região onde são encontrados. Por exemplo, os óleos encontrados no Rio de Janeiro e em Minas não possuem a mesma estrutura química e, portanto, são diferentes não apresentando as mesmas propriedades farmacológicas que o encontrado na região amazônica.

Leia também: Óleo de cártamo: origem, como tomar e benefícios para quem quer emagrecer

Como o óleo de copaíba é extraído

Como dito acima, faz-se uma perfuração no tronco da copaibeira que deve ser realizado por uma pessoa que entenda do assunto e que já tenha experiência para não prejudicar e até matar a árvore. Afinal de contas, não se pode correr o risco de extrair todo o óleo dela já que a planta precisa dele.

Uma técnica utilizada hoje em dia para a extração do óleo e que é considerada não agressiva é a partir da utilização do trado (um instrumento feito de aço com formato em espiral). Ele consegue alcançar a seiva da planta sem prejudicar a vida da árvore possibilitando que novas extrações de óleo sejam feitas no futuro. As árvores indicadas para extração são aquelas quem têm mais 100 anos.

Benefícios do óleo de copaíba

Não é por acaso que óleo de copaíba recebeu o nome de “Bálsamo da Amazônia”. A sua composição é basicamente de hidrocarbonetos (sesquirtepenos) e ácido carboxílico (os diterpenos). As proporções desse composto varia de acordo com a idade da árvore, o tipo, o solo no qual se encontra dentre outros fatores.

Graças a alguns tipos de sesquirtepenos encontrados na copaibeira, o óleo de copaíba consegue ter ação antifúngica, antiedêmica, analgésica e anti-inflamatória. Também conseguem atuar na prevenção e no combate de vírus e ajudam a cicatrizar úlceras. Veja os benefícios que esse bálsamo consegue oferecer:

  • propriedade antisséptica e antitetânica;
  • ele consegue ser ação anticancerígena como dito mais acima, especialmente contra os cânceres de próstata, cólon e mama;
  • as massagens utilizando o óleo de copaíba consegue aliviar as dores musculares e também as dores articulares causadas pelo reumatismo;
  • é também muito utilizado na prevenção e no tratamento de infecções na garganta pela sua ação anti-inflamatória;
  • também consegue agir sobre as hemorroidas e infecções no trato genital;
  • pode ser aplicado na pele para tratar doenças relacionadas como dermatites, urticárias, acne, psoríase, herpes, feridas e outros;

Leia também: Óleo de prímula – Para que serve, benefícios e efeitos colaterais

Benefícios estéticos do óleo de copaíba

Aplicação tópica, em regiões específicas pode ajudar até na redução de estrias, celulites, manchas e cicatrizes. Ele também possui propriedades emolientes melhorando a hidratação da pele e também deixando-a mais jovem pois auxilia na produção de colágeno.

O óleo de copaíba também consegue levar benefícios para os cabelos. Por isso que é tão comum ver xampus e cremes de hidratação que tem o tem como ingrediente principal. Consegue tratar a caspa, reduz a oleosidade e também ajuda a proteger os fios que passam por processos químicos como a tintura ou alisamento. Também é utlizado em perfumes e sabonetes como fixador do cheiro.

Como consumir o óleo

O produto pode ser encontrado tanto para ingerir via oral (você pode adicionar algumas gotas de mel já que o sabor amargo) quanto para aplicação tópica. Você deve encontrá-lo em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais. A indicação fica por conta de um profissional. Se você estiver com algum problema de pele procure um dermatologias e pergunte se para o seu caso o óleo de copaíba seria uma boa opção.

Sobre Calila Galvao

Um comentário

  1. Braulio Moreno Gutierrez

    Muito boa essa matéria mas queria saber se existe algum óleo que amenize o vitiligo.. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!