Página Inicial » Treinos » O que é treino de MMII e MMSS?

O que é treino de MMII e MMSS?

Uma nomenclatura tomou conta das redes sociais e gera muitas dúvidas nas pessoas. Afinal, o que é treino de MMII e treino de MMSS?

Treino de MMII e MMSS

É incrível o quanto as redes sociais nos aproximaram e permitem a interação com pessoas que estão longe de nós. Com isso, conseguimos aprender muito e acompanhar a rotina de muita gente. Neste contexto, porém, o uso de algumas hashtags geram dúvidas quanto ao seu significado. Neste artigo, iremos mostrar para você, o que significa MMII e MMSS.

Estas siglas, muito usadas nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, tem um significado simples: elas estão ligadas ao segmento de um determinado treinamento. Mais especificamente, MMII e MMSS se referem a quais membros foram treinados, sejam superiores ou inferiores.

MMII e MMSS, o que é isso?

MMII se refere a treinamento de membros inferiores. MMSS se refere a treinamento de membros superiores. De forma generalista, é isso.

Mas de onde surgiu tal expressão? Ela é muito usada na prescrição de treinamentos por parte dos profissionais de educação física e de fisioterapeutas, em tratamentos. Além disso, essas siglas são muito usadas por profissionais da área da saúde, para designar a localização de determinados problemas.

Basicamente, a sigla MMSS se refere aos dois membros superiores. Da mesma maneira, MMII, se refere aos dois membros inferiores.

De forma geral é isso. Se a sua dúvida era apenas em relação ao que significava a nomenclatura, está sanada.

Porém, há alguns pontos que precisam ser levados em conta também…

MMII e MMSS, treino de braços e pernas apenas?

Este é um conceito que precisa estar claro. MMSS não se refere a apenas treino de braços. Isso por que, treino de braços diz respeito apenas a bíceps, tríceps e músculos do antebraço. Ele pode ser usado também para designar treinos de peito, bíceps e ombro.

Afinal, para que estes músculos sejam de fato estimulados, será preciso que os braços sejam trabalhados.

Da mesma maneira, o treino de MMII, não trabalha apenas com coxas, mas sim, com glúteos e panturrilhas (tríceps surral), também.

Portanto, esta é uma nomenclatura generalista, para dividir o segmento do treino. Não necessariamente, é algo que esteja ligado a apenas membros. Como nosso corpo é uma unidade e não um amontoado de partes, isso faz parte do contexto geral.

Neste ponto, surgem perguntas de como treinar cada segmento em separado, não é?

Como deve ser o treino de MMII?

Basicamente, o treino de MMII precisa levar em conta alguns aspectos. No geral, os principais movimentos para que este treino tenha efetividade, envolvem a extensão e flexão de quadril, joelho e tornozelo. É lógico que estas articulações realizam outros movimentos, mas praticamente todos os principais exercícios de musculação para MMII, se baseiam nisso.

Por isso, priorize exercícios que tenham como base, estes movimentos.

Desta maneira, você terá a certeza de que está realmente trabalhando da maneira adequada, os principais grupamentos musculares.

É muito importante, no treino de MMII, que você priorize a execução adequada de cada movimento. Pelo fato de que os músculos solicitados estão ligados a sustentação, precisamos que os estímulos sejam muito bem pensados.

É fundamental manter as curvaturas da coluna intactas durante todo o movimento. Isso vai evitar que haja uma maior compressão dos discos intervertebrais. Além disso, é importante manter as articulações dentro de seus movimentos naturais.

Por exemplo, muitas pessoas ao realizar o agachamento, “rodam” o joelho para dentro. Isso gera uma sobrecarga enorme sobre os ligamentos colaterais e pode causar lesões sérias em longo prazo.

Dentre os exercícios para MMII mais usados, temos:

  • Agachamento;
  • Leg Press (horizontal e 45°);
  • Avanço (passada);
  • Hack Machine;
  • Stiff;
  • Good Morning;
  • Levantamento terra;
  • Flexão plantar;
  • Elevação pélvica;
  • E muitos outros.

Leia também => 10 exercícios para engrossar pernas e coxas (com vídeo)

Treino para MMSS, como ele deve ser?

O treino para MMSS envolve mais grupamentos musculares e diferentes direções de movimentos. Porém, como ele não tem a questão da sustentação de movimento, ele acaba tendo execuções mais fáceis de serem feitas.

No geral, o treino de MMSS envolve os movimentos para bíceps e tríceps (basicamente, com flexão e extensão de cotovelo) e os exercícios para dorsais e peitoral.

Nos movimentos para peitoral e dorsal, temos uma variação grande de possibilidades.

Alguns dos exercícios mais usados para o treino de MMSS são:

  • Supino e suas variações;
  • Puxadas;
  • Remadas;
  • Rosca direta e suas variações;
  • Tríceps pulley, testa e outros;
  • Barra fixa;
  • Barras paralelas;
  • Crucifixo;
  • Pulldown
  • Entre outros.

Leia também => Flexão de braço – Benefícios, variações e como fazer corretamente para ter mais resultados

É fundamental que você entenda que tanto exercícios para MMII, quanto exercícios para MMSS, precisam estar muito bem estruturados em seu treino. Eles precisam estar adaptados as suas necessidades, individualidades e nível de treinamento. Somente assim, você terá resultados em um longo prazo e se manterá saudável por muito mais tempo. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *