Página Inicial » Lutas » O que diferencia Ronda Rousey como atleta?

O que diferencia Ronda Rousey como atleta?

Os últimos dias foram de uma grande empolgação em torno das qualidades atléticas da atleta ronda Rousey. Veja neste artigo, alguns pontos selecionados que mostram qual é seu diferencial!

Ronda Rousey treino
Shutterstock

A americana Ronda Rousey era velha conhecida das pessoas apaixonadas por MMA, mas se tornou celebridade aqui no Brasil nos últimos dias. Tudo se deve a tão esperada luta entre ela e a brasileira Bethe Correia.  Agora surgem milhares de reportagens e comentários em torno das suas qualidades em relação ao seu desempenho como lutadora. Mas de fato, o que tanto diferencia Ronda das demais mulheres que lutam MMA?

Você talvez esteja estranhando este artigo, pois foge um pouco do padrão do que escrevo aqui no Treino Mestre. Mas como educador físico, quero mostrar que muito mais do que talento, existem outros fatores que são determinantes para seu sucesso.

Apesar de ter ganho projeção nos últimos tempos, não é de hoje que Ronda vem impressionando como atleta. Ela é considerada de maneira unânime, como a melhor lutadora de sua categoria no mundo (peso-galo).

Veja agora uma análise de seus padrões de luta e porque ela é praticamente imbatível na atualidade!

Ronda Rousey, mais do que apenas uma lutadora talentosa

Como amante de lutas, acompanho a trajetória de Ronda desde que ela lutava pelo antigo Strikeforce. Mas muito antes de ser uma das mais aclamadas lutadoras de MMA, Ronda já fazia sucesso em outra modalidade de lutas, o Judô!

Ronda foi campeão pan-americana de judô e bronze em Pequim 2008. Com uma desenvoltura digna das grandes lutadoras, adaptou-se facilmente ao MMA.

Ronda Rousey ufc Brasil

 

Pensando de maneira mais técnica, veremos que o fato de Ronda ser uma atleta com origem no Judô, é um de seus grandes diferenciais. Diferentemente do Jiu-Jitsu e do Wresteling, o judô tem mais opções de golpes de pé e utiliza mais alguns tipos específicos de movimentação. Com isso, Ronda tem grandes facilidades em derrubar suas adversárias e mantém o contato com o braço destas por muito mais tempo. Graças a isso, o golpe mais usado por Ronda para finalizar suas lutas é justamente a chave de braço.

O fato de grande parte dos lutadores usarem como base de luta agarrada o Jiu-Jitsu e o Wresteling, dá a Ronda o famoso efeito surpresa. Além disso, a grande mobilidade de quadril que o judô deu a Ronda, facilita seus deslocamentos pelo octógono.

Mas muito além disso, o que destaca Ronda é a sua facilidade para transitar nas outras artes marciais. Tida até então como uma lutadora que sempre buscava a luta agarrada, Ronda surpreender Bethe Correia com uma trocação franca, que terminou como todos já sabem!

Porém, existe um outro ponto, que muitas vezes é deixado de lado nas análises sobre a superioridade de Ronda, sua enorme capacidade física!

Não é só talento que faz de Ronda a melhor lutadora da atualidade

Se formos parar para avaliar o desempenho de Ronda, veremos que ela tem uma força explosiva muito acima da média, mesmo se formos considerar atletas de alto nível. Sabendo que ela vem do Judô, que tem características específicas em relação a solicitação física, veremos que sua composição genética é muito privilegiada.

Sabendo que no geral, as mulheres apresentam menos potencia e força muscular do que os homens, temos em Ronda uma exceção!

Ronda Rousey fotos

Suas lutas são resolvidas logo no primeiro Round (raríssimas vezes elas passam de 4 minutos). Sabendo disso, temos em mãos uma questão muito importante: a demanda energética de suas lutas se dá basicamente em cima dos sistemas ATP-CP e glicolítico. Como sabemos, estes sistemas geram grande quantidade de energia, mas se esgotam rapidamente. No caso do glicolítico, temos ainda a formação de Lactato, que no caso das lutas, pode comprometer o desempenho.

Ronda provavelmente tem nestes sistemas energéticos um diferencial, pois provavelmente tem maiores reservas e tem uma produção de lactato mais tardia (ou suporta maiores cargas). Com isso, ela esbanja força e potencia em suas lutas!

Abaixo o vídeo com a sessão de treinos da Ronda Rousey para o UFC 190, feito na praia do Rio de Janeiro para os fans.

Realmente Ronda é uma atleta admirável, pois sabe como ninguém manter o controle de suas lutas e tem um carisma enorme com a torcida. Num futuro próximo, não é muito provável que seja batida! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

2 Comentários

  1. Ótimo artigo, realmente ela é demais!

    Acompanho sempre o treinomestre e gosto muito dos conteúdos parabéns.

    Att,
    Glauco Maia

  2. otimo artigo, creio que esse site é uma boa e confiavel forma de estudo sobre o esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!