Página Inicial » Dietas e Nutrição » O que comer depois do HIIT?

O que comer depois do HIIT?

A alimentação é fundamental para qualquer objetivo. Veja neste artigo, o que você deve comer depois de fazer o HIIT e qual pode ser a suplementação.

o que comer depois do treino hiit

Com o recente advento do HIIT, muita coisa mudou para o público em geral, em termos de treinos para o emagrecimento. Com isso, vários questionamentos surgem, não apenas sobre sua eficácia, mas sobre o contexto no qual está inserido. Entre tantas dúvidas, a questão de que tipo de alimentação deve ser feita após o HIIT é uma das mais frequentes. Como não pretendo oferecer fórmulas prontas, onde você apenas repete sem saber o motivo, vou explicar mais detalhadamente tudo isso.

Mas antes disso, é muito importante que você tenha em mente que apesar de ser superestimada, a alimentação pós-treino só se torna de fato relevante, quando inserida em um contexto correto. Ou seja, de nada vai adiantar você comer corretamente depois do HIIT, se no decorrer de seu dia, você não manter uma dieta equilibrada e com foco em seu objetivo!

Veja agora como deve ser sua alimentação após o HIIT!

Terminei meu HIIT, o que devo comer?

Para ficar claro o que vou escrever, temos que delimitar algumas coisas. O foco aqui apresentado será nos treinos de HIIT para o emagrecimento. Desta maneira, a alimentação pós-treino que iremos mostrar é justamente para potencializar o processo de lipólise. Ou seja, se você pratica o HIIT para outro objetivo, tem que procurar ajuda específica.

Antes de falarmos da alimentação, temos de entender como funciona o HIIT e porque ele é eficiente.

Já mostramos como funciona o HIIT neste artigo: Treino HIIT – Um dos mais eficientes métodos de queima de gordura.

Basicamente, o HIIT é um treino intenso e curto, portanto, usa como fonte energética basicamente a glicose e a creatina. Desta maneira, estes substratos energéticos, são muito solicitados durante o HIIT e bastante depletados. Ao final de seu treino, a glicose e a creatina estão bastante reduzidas.

Como a creatina é “reposta” através de reações com o oxigênio e de uma forma geral, não tem a necessidade imediata de alimento, a alimentação depois do HIIT tem que ser pensada sob a ótica da falta de glicose.

Então, ao terminar o HIIT devo comer carboidratos? Jamais!

Pare para pensar, qual seu objetivo ao fazer o HIIT? Aumentar a lipólise, certo? Pois bem, então, sua alimentação deve ser pensada de acordo com isso.

Antes de continuarmos com este assunto, você precisa entender o efeito compensatório, no qual tratamos neste artigo (Efeito compensatório, entenda o que é e como ele influencia seus resultados). Perceba que nosso corpo usa de várias “estratégias” para manter o equilíbrio energético. Desta maneira, você precisa usar tais estratégias ao seu favor!

Acredito que desta forma já esteja claro algumas coisas. Se você precisa aumentar o processo de lipólise após o HIIT, comer carboidratos não é nem um pouco indicado. Isso porque, como seu corpo estará com os níveis de glicose mais baixos, vai usar outro substrato (lipídios), para manter o equilíbrio energético.

Quero deixar muito claro que não estou dizendo que você deva abolir os carboidratos de sua dieta, pois acredito que o equilíbrio é mais importante do que a total restrição de certos nutrientes. O que estou dizendo é que nos momentos que sucedem o HIIT, você deve aproveitar que seu metabolismo está acelerado, para aumentar a lipólise.

Para isso, manter seus níveis de glicose mais baixos é bastante interessante.  Assim, o ideal para o pós-HIIT é uma refeição contendo proteínas e salada, pois assim seu corpo irá usar menos aminoácidos como fonte energética e aumentará o processo de lipólise. Depois de dado momento, você pode sim comer carboidratos (de baixa glicemia).

Nesse artigo a seguir você poderá encontrar as melhores proteínas tanto para ganhar massa muscular como para emagrecer: Os melhores alimentos para ganho de massa muscular – 1° Parte: As proteínas.

Não existe um tempo exato para que você deva comer depois do HIIT. Muitas pessoas não conseguem comer na sequência, pois a alta acidose sanguínea que o treino intenso proporciona, não permite uma refeição. Por isso, a maioria dos profissionais indica que você se alimente entre 20 e 40 minutos depois do HIIT. 

Suplementação e treino HIIT

suplementos whey protein treino hiit

Eu não consigo fazer uma refeição sólida logo após o treino HIIT, posso tomar alguns suplemento? Sim, mas dê preferência por proteínas isoladas e sem carboidratos, como o shake de whey protein isolada ou albumina (proteína da clara do ovo).

Já a refeição “completa”, onde você irá comer carboidratos, pode ser feita de 1 a 2 horas depois do término de seu treino.

Veja como usando as estratégias corretas é possível potencializar o processo de lipólise. Mas volto a repetir, se sua dieta não for bem montada e aplicada durante o restante do dia, pouca ou nenhuma influencia terá o que você come após o treino. Isso vale tanto para o emagrecimento, como para a hipertrofia.

Por isso, se você quer usar o HIIT para emagrecer, saiba que você precisa de uma mudança na sua rotina, com uma dieta equilibrada e prática constante de exercícios. O maior erro das pessoas é acreditar que apenas fazendo o HIIT bastará. Nenhum método de treino traz resultados sem uma dieta que sustente tais mudanças. Não acredite em quem promete isso, pois é fisiologicamente inviável. Somente com treino e dieta equilibrada é que você alcançará seus objetivos! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

3 Comentários

  1. Adorei o artigo. Iniciei hoje o HIIT com objetivo de emagrecimento (pp barriguinha). Tomei maltodextrina com creatina antes e após o treino, cerca de 50 min Whey isolado. Esta certo ?
    Parabéns adoro seus artigos, não vou pra cama sem antes da uma espiadinha nas novidades que vc preparou para nós.

  2. eu treino de seg à sexta, quero colocar o treino hit de 2 a 3 vezes na semana, o objetivo ñ é emagrecimento,mas sim a redução do bf.
    Como irei suceder? alguma dica? quem trazer o hit para ajudar a ganhar massa magra, como faço musculação a noite, o treino hit seria feito pela manhã, o objetivo é massa magra, ent o que comer antes e depois?

  3. UBIRATAN ROSA PASSOS

    E SE MEU OBJETIVO FOR, PRIORITARIAMENTE, O GANHO DE MASSA MUSCULAR, JÁ QUE NÃO TENHO UM ALTO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!