Página Inicial » Emagrecimento » Noz da Índia – Seus riscos para saúde, contraindicações, efeitos colaterais e depoimentos

Noz da Índia – Seus riscos para saúde, contraindicações, efeitos colaterais e depoimentos

Especialistas garantem que os malefícios causados pela noz da índia são bem maiores que os seus benefícios, e a sua eficácia no emagrecimento acaba sendo comprometida pelos riscos a saúde de quem consome. Veja os cuidados e contraindicações.

Há uma grande variedade de produtos no mercado que surgem com a promessa da tão desejada perda de peso. Mas e a Noz da Índia? Será que ela emagrece mesmo? Veja a seguir quais são as propriedades e os benefícios que a noz da índia para trazer para a sua saúde e se a promessa do emagrecimento é ou não verdadeira.

O que é a noz da índia?

Proibida a venda no Brasil pela Anvisa, a noz da índia é um tipo de semente, cujo nome científico é Aleurites moluccana, a qual foi atribuída a característica de auxiliar na perda de peso. Como se vê é uma substância completamente natural e é justamente isso que atrai tantos curiosos. Existem outros benefícios associados sendo eles:
noz da india emagrece efeitos colaterais como usar

  • reduz o colesterol e triglicérides;
  • combate a celulite;
  • reduz a fome e a vontade de comer doces;
  • atenua a ansiedade;
  • previne a prisão de ventre;
  • prolonga a sensação de saciedade pela sua grande quantidade de fibras;
  • melhora a textura da pele e dá brilho aos cabelos.

Ela emagrece ou não?

Em primeiro lugar, temos que fazer um alerta. Existem atualmente no mercado dois produtos sendo vendidos como Noz da Índia. Porém, um deles é extremamente tóxico para o nosso organismo. A noz falsa tem o nome de Thevetia peruviana.

Quando associada a outro medicamento pode desencadear eventos graves para a saúde que pode levar a morte. A noz da índia verdadeira tem as seguintes características:

  • cor esbranquiçada;
  • um pequeno talo na ponta;
  • sua casca é felpuda.

A noz da índia age diretamente na gordura localizada, evitando que a gordura dos alimentos se deposite no tecido adiposo. Assim, a gordura não armazenada é eliminada pelas fezes.

Como tomar a noz da índia?

Ela possui 48% de carboidratos, 3,33% de proteínas, 19% de fibras e 64,5% de gorduras. Como se pode ver, apesar de ser uma gordura considerada saudável, essa pequena semente em excesso e ingerida sem orientação pode causar estragos pelo seu elevado teor calórico.

Exatamente por isso é que recomenda-se comer apenas 1/8 de uma semente durante o período da manhã, seja antes do café da manhã ou do lanche, na primeira semana.

Cada pacote vem com 12 sementes o que dura quase 2 meses. Antes de ingerir é preciso fazer uma infusão com a semente durante 5 minutos e tomar todos os dias.

A semente tem um efeito diurético e laxante, portanto, beba bastante líquido durante o dia para não ficar desidratado, pelo menos os 2 litros recomendados como medida diária.

Já a partir da segunda semana você deverá partir a semente em 4 partes e comer apenas uma das partes também durante o período da manhã e ingerir bastante líquido.

Pela falta de estudos concretos em seres humanos com o uso da semente, não se deve ingerir mais do que isso, pois pode causar reações adversas.

Noz da índia em cápsulas

A noz da índia também é vendida em cápsulas e a concentração em cápsula é que vai determinar o quanto consumir. A média de preço dessas embalagens podem variar também conforma a quantidade de cápsulas, dosagem e fabricante.

Contraindicações e efeitos colaterais

Como não há muitos estudos concretos em humanos sobre os efeitos da noz da índia, o que temos hoje sobre contraindicações e efeitos colaterais vêm da observação do olho humano sem nenhum tipo de parâmetro. Assim, entre os efeitos colaterais encontrados temos:

  • diarreia;

  • náuseas;

  • gases;

  • problemas gástricos e digestivos;

  • desidratação;

  • hipotensão.

Leia também => Qual o melhor termogênico? Conheça os melhores termogênicos do mundo!

É preciso ter muito cuidado ao consumir a noz da índia. Ela se tornou bastante famosa aqui no Brasil por oferecer uma perde milagrosa de gordura corporal, mas é preciso lembrar que não existem estudos suficientes que comprovem a sua eficácia. Além do mais, existem outros meios muito mais seguros e confiáveis de conseguir o tão sonhado emagrecimento.

Por exemplo, não há um estudo que comprove cientificamente qual a quantidade ideal de noz da índia que deve ser consumida para alcançar o objetivo desejado. Há apenas “fórmulas” baseadas no empirismo e na crença popular, portanto, o melhor mesmo é não arriscar. Uma dosagem errada pode causar sérias complicações gastrointestinais.

É importante ter em mente que a noz da índia é bastante utilizada tanto na Índia quanto na Indonésia como um condimento, um tempero nos alimentos. Portanto, ela é ingerida nesses lugares apenas depois de cozida. Aqui no Brasil, a venda e indicação é feita para o consumo in natura.

As contraindicações são para um grupo específico do qual fazem parte as gestantes, lactantes, pessoas idosas e com menos de 15 anos. Indivíduos com patologias relacionadas ao sistema digestivo também devem evitar o consumo.

Lembre-se de que a semente e qualquer outro produto natural voltado para o emagrecimento não fará milagre. É preciso praticar exercícios e ter uma dieta balanceada. Depois que a semente for cortada ela deverá ficar armazenada na geladeira.

Na hora de comprar observe a aparência da noz. Ela não deve estar verde, manchada ou murcha e deve estar armazenada em um lugar fresco, longe da umidade.

Noz da índia e Anvisa

A Anvisa proibiu a venda da Noz da Índia em todo o território nacional. Ainda é possível comprar o produto em algumas lojas. Mas fique ciente que sua venda foi proibida principalmente pelo malefícios que tem causado a quem já tomou. A melhor forma ainda para emagrecer é a pratica de atividades, dieta e suplementação adequada e orientada por um profissional da saúde.

Noz da índia x chapéu de napoleão

Essas são dois vegetais que possuem uma forma muito parecida, mas é preciso saber que o chapéu de napoleão é venenoso e traz inúmeros problemas de saúde.

A parte interna no chapéu de napoleão é muito parecida com a noz da índia e, com isso, muitas pessoas começaram a vendê-lo de forma indiscriminada, seja afirmando que era a noz da índia, seja afirmando que as duas plantas tinham as mesmas propriedades.

Mesmo em doses muito pequenas, o chapéu de napoleão pode levar a pessoa a ter uma parada cardíaca causando a sua morte.

Concluindo
O ideal é não consumir a noz da índia. Os nutricionistas e outros profissionais da área não recomendam o uso dessa semente. Na verdade, comece a duvidar mais desses alimentos que se dizem milagrosos.

Nada vai substituir uma boa atividade física e uma reeducação alimentar com orientação profissional. Não dá para arriscar ingerindo uma semente da qual não se tem muitos estudos e informações.

Leia também => 17 Remédios para emagrecer que são naturais e não prejudicam a saúde

Depoimentos, antes e depois e os resultados com a noz da índia

Temos quase mil depoimentos abaixo em nossa área de comentários sobre os relatos e resultados com a noz da índia, a maioria mostrou que o antes e depois não foi tão bom assim para a maioria das pessoas, muitas indo parar em hospitais por causa dos efeitos colaterais. Deixe também seu depoimento sobre a noz da índia.

1.104 Comentários

  1. Wanessa Santiago Maia

    Olá meninas, estou com dúvida de como tomar a noz da índia, uns sites falam pra fazer infusão outros falam para tomar como pílula 1/8 e depois 1/4.
    Como vocês tomaram?

    • Wanessa, na primeira semana toem 1/8 e então a partir da segunda tome 1/4.

      • Oi Kaline, mas você toma como comprimido ou faz infusão na água quente?
        Estou tomando como comprimido no horário de 10hrs da manhã, estou no sétimo dia ainda.

    • Olá boa noite! minha esperiencia com a nós foi ótima, iniciei no dia 16 de janeiro estava vestindo 50 em 17 de março meu niver ganhei uma bermuda tamanho 44 que ficou grande fui a Riachuela tracar por 42 só que não usei no mes de agoste arrumando aas malas para viajar peguei a bermuda que estava folgada, como não sabia mais onde tinha posto a nota levei a costureira para apertar, hj estou isando yamanha 4 ou seja P em6 meses eliminei o que não conseguia em anos com Endoclinologista e nutricionista…..amei super indico!!

    • Oii eu fiz 1/8 e agora 1/4 não fiz infusão.

    • Olá sou Rosa Maciel, faço uso do nos da índia tomei durante dois meses.Comecei com tomar 1/8 durante uma semana não surgiu nenhum efeito pois o meu intestino delgado e presso.Passei usa 1/4 meu intestino funciona perfeitamente tive uma ótima limpeza intestinal.Bebei 2litros de água por dia durante o uso eliminação de 13 kilos de 73k fui 6 kilos estou feliz meu colesterol baixo não tenho mais.diabetes está normal. A teriode está normal estou com muita saúde.e feliz fui ao médico repetir o meu exame deu tudo normal graças a Deus. Eu super indico tenho saúde.

    • Olá! Tome como um comprimido. Apenas corte a semente em 1/8 nos primeiros dias e siga com 1/4 nos demais. Beba muito líquido pra um efeito melhor! Eu tomo ha 1 ano e junto a uma melhora na alimentação , eliminei 17kg

  2. tomei a
    semente e to me sentindo otimo ja emagreci e nao sinto nada tomo metade da semente toda manha e bebo muita agua ela e milagrosa mesmo.

  3. Minha mãe tem 52 anos, não emagrecia por nada mais nessa vida, começou a tomar a noz da Índia tem uns 4 meses e já perdeu 12kg, cada dia perde mais peso, é realmente milagrosa.

  4. Também tomo nozes da Índia há 02 anos o que eu perdi …nunca mais voltei a ter estou muito feliz

  5. Eu sou diabética , tomo insulina e pesava 128 kg,não conseguia emagrecer com nada,tomei sibutramina,tomei chás de quase tudo que emagrece(ou dizem que emagrece)hoje estou com 80 kg,tomo a noz a 16 meses e estou hiper feliz e realizada com meu corpo.Todos que me conheciam antes acham que fiz redução.Nunca tomei mais que 1/8.

  6. TOMO NOZES DA ÍNDIA A 7 DIAS,EM MIM ELA SÓ FEZ O EFEITO DIURÉTICO. É NORMAL?

    • É sim, cada um reage de uma forma! Mas , fique tranquila que vc verá os efeitos logo logo..! Indico a todo mundo, claro que , pessoas com problemas renais e outros associados a saúde , devem consultar um médico! Mas, se vc é saudável , é só tomar respeitando a dose de 1/4 sem querer ultrapassar!

  7. Vc engole direto ou mastiga

  8. Passei muito mal com a noz.
    Comecei tomando 1/8 e depois para não fazer essa mudança brusca de 1/8 para 1/4, tomei 1/6 e depois passei para 1/4.
    Foi aí que comecei a me sentir mal.
    Tomei um dia 1/4 e passei o dia todo com moleza. O corpo, minha mão formigava, não sentia ela.
    Muuuita dor de cabeça (durou dias, mesmo parando de tomar a noz logo que tive esses sintomas).

    Depois de um tempo pensei: AH, vou voltar a tomar 1/6. Pra que? Me senti super mal denovo.
    Meu esposo jogou tudo fora. Não tomo nunca mais.

  9. Ola tenho muito medo de tomar!!!
    Ja ouvi fala que ouve morte por isso!

  10. Poliana mara Oliveira da Silva

    Eu tava tomando fazia 9 dias mim senti muito mal moleza no corpo coração acelerado dormencia nas pernas maos joguei fora Deus me livre tivê insônia e não perdi nada so um pouco da barriga. Faz muito mal não gostei pensei que fosse morrer

  11. Bom dia eu tomei a primeira vez e senti muito dor abdominal , e não mudou nada , depois de uns 5 meses tomei de novo e.passei muito.mal , vomitando dores abdominais , dores no corpo parece que tinha mim passado em um triturador , 4dias doente e fora a dor de cabeça insuportável .Deus mim.livre não tomo isso nunca mais.Prefiro morrer gorda.. Cuidado para quem for usar.

  12. Debora Batista da Silva Paulo

    Comecei a 3 dias e meu intestino já está respondendo melhor.
    Por enquanto tudo tranquilo!

  13. Quero começar a tomar
    Mas gostaria de saber se tenho cozinhar ou posso tomar do jeito que eu comprar?
    Só fazendo a higiene
    Uma semente tenho q cortarem quantas partes pra iniciar?

  14. Lorena sales de Jesus santos

    Começei ontem só estou indo no banheiro toda hora dormi normal tô sentindo minha barriga muchinha espero não sentir nenhum efeito colateral e perder esse kilinhos indesejados
    Mas gente vcs estão fazendo atividade física? ??

  15. Tive câncer e tomo tamoxifeno, posso tomar noz da índia?

  16. Eu não conseguia emagrecer por nada, estou tomando a noz da índia a 2 meses 1/8 dia sim dia não, emagreci 5 kg e estou me sentindo ótima, acabou as dores nos meus joelhos por conta da artrose que tenho, vou fazer os exames para ver como esta o colesterol porque antes estava um pouco alto
    Acho que se consumir a semente com moderação ela só vai trazer beneficios para nossa saude, e claro que tem pessoas que não vão gostar, também acho que depende de cada organismo, porque o que faz bem para alguns, pode nào fazer bem para outros
    Eu adorei e vou continuar fazendo uso da semente…

  17. Alguém que amamenta já tomo ou está tomando a noz da índia? Deu alguma reação no bebê???
    Estou em dúvida se posso tomar ou não me ajudem meninas. Obrigada

    • Boa noite , quando está amamentando não pode consumir nada que não seja auxiliadora por seu médico , até remédio para dormir de cabeça é aconselhável somente paracetamol ,então não tome nada que possa prejudicar seu bebê . A amamentação é ótimo pra saúde da mãe ,ela ajuda a perder uns quilos além de ser beneficiado ao bebê … Procure seu.ledico .

  18. Olá, gostaria de saber se solta o intestino de maneira que atrapalhe as atividades cotidianas por ter que ficar indo ao banheiro
    Kkk é uma dúvida engraçada , mas é que no meu serviço eu não posso ficar indo cada cinco minutos no banheiro…
    obrigada

    • TANIA REGINA DOS SANTOS

      Marta estou tomando , e costumo ir pela manha no banheiro e ao longo do dia depende do que eu comer, mas a melhor coisa para vc saber como seu organismo vai reagir é tomar num final de semana ou feriado prolongado que vc vai estar em casa .

  19. Bom dia,tenho leucemia mieloide crônica. Queria saber se posso tomar? Minha leucemia está bem controlada.

  20. POSSO TOMAR NOZ DA INDIA E TOMAR TBEM UMA VITAMINA….TIPO VITAMINA C. QUERO SABER SE UMA PREJUDICA A OUTRA OU SE UMA CORTA O EFEITO DA OUTRA.

  21. estou tomando ja 1 semana não emagreci nada
    sera que tem que fazer exercico tambem

  22. Comecei a tomar ontem alguns comentários me dão medo rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!