Página Inicial » Musculação e Suplementação » Natação provoca a Hipertrofia?

Natação provoca a Hipertrofia?

Dúvida muito comum, nesse artigo vamos abordar a influência da natação no ganho de massa muscular.

Por mais que muito se fale que o esporte mais eficiente para a hipertrofia seja o treinamento de força, existem alguns outros esportes que auxiliam ou até provocam este esporte. Entre os que mais temos dúvidas sobre seus poderes hipertróficos é a natação. Talvez isto seja motivado pelos milhares de nadadores com ombros e costas largas e boa definição muscular. Pois bem, antes de entrarmos no mérito da questão temos de analisar o que a natação provoca no corpo humano, com o treinamento bem orientado, a nível de melhoras orgânicas.

Natação provoca hipertrofia ganhar massa muscularA natação é um esporte altamente eficiente para diversos quesitos, tanto que ganhou de alguns leigos e pseudo-professores o título de “esporte completo”. Segundo muitos deles ele conseguiria desenvolver ao mesmo tempo a resistência cardio respiratória e também a força e a hipertrofia muscular.

Primeiro vamos ver da seguinte forma. Se um exercício é predominantemente aeróbico, como é o caso da natação, ele provoca um maior trabalho das chamadas fibras lentas, que tem maior potencial oxidativo. Desta forma, estas fibras que tem muito menos capacidade de ter sua secção transversa (tamanho) das fibras aumentadas, seria inviável acreditar que ela seja realmente eficaz para todos os objetivos.

Neste momento muitos céticos devem estar dizendo que conhecem não sei quem, que conseguiu um grande volume muscular apenas fazendo natação. É bom deixar claro que a natação, bem executada, tem predominância aeróbica, o que não quer dizer que este seja a única fonte energética. Além disso, algumas pessoas conseguem mais facilmente aumentar seu volume muscular, independente da atividade.

Assim, fica claro que a natação tem um enfoque bioenergético diferente do que é necessário para a hipertrofia, sendo que em casos onde o treinamento é mais intenso, em função da ação de resistência que a água provoca, poderemos ter em casos de pessoas com pré-disposição, aumento do volume muscular.

Efeitos da natação sobre o corpo

Como a natação é feita sob predominância aeróbica, um dos primeiros efeitos positivos que pode ser sentido pelos praticantes é a melhora da resistência cardio respiratória. Além disso, a natação provoca uma melhora substancial da circulação, pelo relaxamento dos vasos que é ocasionado pela baixa ação gravitacional que a água proporciona. Além disso, com o treinamento constante, um fortalecimento dos músculos dos ombros, principalmente deltoides, das costas, principalmente do grande dorsal e de outros que participam dos movimentos básicos da natação pode ser sentida.

É bom deixar claro que este fortalecimento não quer dizer que seja hipertrofia, já que estes são conceitos relativamente diferentes. O fortalecimento pode ocorrer sem que ocorra a hipertrofia, com o aumento da funcionalidade das fibras lentas. Porém, a hipertrofia só ocorre depois do fortalecimento. Por isso é que a maioria dos nadadores tem uma melhora substancial da força, sem ganhos de hipertrofia.

Natação aliada a musculação

Quando eu afirmo que a natação não tem como foco a hipertrofia, falo dela como única atividade. Quando ela está atrelada á prática de musculação, poderemos ter resultados excelentes. Inicialmente, a natação vai provocar uma melhora da circulação, que vai tornar os processos cicatrizantes das micro lesões mais eficientes. Assim, você terá uma recuperação muito melhor. Além disso, com a resistência da água e os movimento da natação, você vai conseguir FORTALECER os músculos do abdômen, lombar, pernas, panturrilhas, costas e braços. Lógico que isso só será possível com um treino constante e nos 4 estilos olímpicos. Além disso, a melhora na respiração também auxiliará na melhora do condicionamento físico geral.

Desta forma, é muito importante que, caso você busque a hipertrofia, não fique focado apenas na natação, já que ela não é tão eficiente para este fim. Alterne as duas atividades, com pelo menos 2 treinos de natação e pelo menos 4 treinos de musculação na semana. Aliando isso a uma boa alimentação, os resultados tendem a ser muito satisfatórios. Bons treinos!

6 Comentários

  1. Ola Sandro! Gostei do seu artigo e vou deixar um comentário pertinente, assim espero. Minha família permeia na área da Ed. Física a mais de 50 anos e todos especialistas em natação. A pergunta que nunca se cala 🙂 Ainda tem muitas mulheres que não fazem natação com medo de ficar com os ombros largos, a estrutura óssea não aumenta portanto jamais ficara com ombros largos. O que pode acontecer é ganho de massa muscular como comentado no artigo porém, não será fazendo natação somente. A alimentação, suplementação, exercícios específicos e muuuuuito treino. Portanto mulherada façam natação sem medo de ser feliz. A natação e denominado um esporte completo pelo fato de trabalhar todos os grupos musculares de uma só vez com maior ou menor intensidade dependendo do movimento executado. Um dos maiores traumas sofrido por um nascituro e quando sai do liquido amniótico (no parto) e virado de ponta cabeça e ainda toma um tapa na bunda pra chorar (ativar as vias aéreas/respiração) absurdo, viva o parto dentro d’água, abraços.

    • Excelente artigo do Sandro e excelente resposta do Marcio! São de auxílios dessa forma que precisamos e ambos (artigo e resposta) esclareceram minhas dúvidas a respeito da hipertrofia muscular atráves da natação já que estou lesionado e impossibilitado de frequentar academia por um determinado tempo e pensei que conseguiria manter o ganho de massa magra atráves da natação.

      Parabéns pelos respectivos textos, amigos! e vamos continuar trocando experiências.

    • Márcio,
      Então, é melhor vc ficar dentro da água, pois há décadas não se dá tapa em bunda de recém nascido. A posição cefálica é a melhor apresentação possível. Gostaria de saber como deve ser a reanimação neonatal na água. ..

  2. Muito legal o artigo! Um ponto que acho que não foi abordado diz respeito aos treinamentos anaeróbios. É uma prática muito explorada ba natação hoje em dia e valeria a pena explorar os efeitos disso nos resultados da natação em termos de hipertrofia.

  3. Não é uma crítica ao artigo achei ele muito bom e foi exatamente o que eu procurava. Só acredito que o que os treinadores querem dizem com “natação é um esporte completo”, é que, ela é um dos poucos esportes além da musculação (bem feita) que trabalha os membros superiores e inferiores, e também é cardio e aerobico. Abraço

  4. Meu objetivo é a hipertrofia, tenho 23 anos e malho há 4 anos, mas focada mesmo nos últimos 2 anos, sempre fui muito magra, hj estou com 54kg, tenho 1,60m de altura. Por recomendação médica iniciei a natação. Estou há 2 meses, pratico 2 vzs na semana por 1hora e treino na academia 5 dias, venho sentindo muito cansaço, principalmente nas pernas, como eu posso ajustar meu treino de pernas com os dias da natação? Natação é dia de terça e quinta pela manhã. Academia é a noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Curta-nos no Facebook!