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Não existe treino para definição muscular

É isso mesmo, talvez você já tenha ouvido muitos colegas de academia falarem sobre o tal “treino para definição”, e isso é mito. Não existe fazer 4 séries de 20 repetições e achar que com isso você vai definir seus músculos, todo treino na musculação tem como objetivo estressar a musculatura pra estimular a hipertrofia e hiperplasia e ponto final. O máximo que você vai conseguir fazendo treinos prolongados e com várias repetições, é entrar em overtraining ou até mesmo arrumar uma lesão.

Depois que a pessoa atinge um bom volume de massa muscular, o músculo já está “trincado”, “talhado”, definido….o que ainda impede de visualizar essa definição muscular é a gordura corporal subcutânea. E para perder essa gordura situada entre a pele e o músculo, nada melhor que uma dieta de redução calórica aliada a exercícios aeróbicos.

Andreas Munzer

Conforme você for queimando essa gordura, sua pele vai encostando-se aos músculos e a definição vai aparecer, simples assim.

Caso sua dieta de cutting seja muito restrita quanto a carboidratos, você precisa é diminuir a intensidade do seu treino, pois seu corpo está em déficit calórico! Tentar treinar pesado como treinava antes, não vai ser nem um pouco produtivo além de correr o risco de ter uma lesão, ou perder massa muscular (catabolismo), pois o corpo está em déficit energético.

Há algumas dietas como as hipocalóricas, metabólica (anabólica), dieta cetogênica, que irão

ajudar a diminuir seu BF sem comprometer muito ou quase nada a sua massa magra.Sabendo também moderar nos aeróbicos não se prolongando muito e mantendo um nível de 50% á 70% da sua freqüência cardíaca máxima para não perder massa muscular, é o caminho ideal para se chegar na tão esperada “definição muscular”.

Conclusão final, o que define é dieta aliada a exercícios aeróbicos. Eu como sigo a risca a dieta e por causa do meu metabolismo, não faço nem aeróbicos, apenas com a dieta já consigo baixar meu BF, mas como sempre digo, tudo depende da individualidade biológica de cada um, por isso o certo é você procurar um nutricionista esportivo para adequar de forma correta sua dieta em relação suas reais necessidades.

29 Comentários

  1. que medo desse cara da foto O.O . . . .

    >>> Ótimo Site

  2. tenho um corpo relativamente trincado, isso é mais quando acabo de treinar, mais na verdade queria um meio pra crescer um pouco mais e de certa forma ficar “definido”, faço treinos de sérias de 8 a 12 repetições e 4 exercicios, mais chegou num certo ponto que não estou tendo mais evolução, poderia me ajudar em algo?

    obrigado

    • Pode ser diversos fatores por ter estagnado, faz tempo que não muda sua série de exercícios? Como está sua dieta? Tem descansado bem? Reveja todos esses fatores nessa mesma ordem e depois retorne aqui e diga se encontrou algum erro, quanto ao número de repetições, isso vai depender da intensidade e isso você tem que ver. Não é uma receita igual para todos a quantidade de repetições…

      abs

      • Primeiramente muito obrigado por responder tão rapido, fico feliz com isso, parabens, no casodo treino, tenho mudado sempre, mais acho que não é o ideal, a minha dieta que acho que anda baixa demais, agora que comecei a tomar whey com dextrose depois dos treinos.

        obrigado

  3. para mim 4×20 é queima de gordura ou seja queima da camada de gordura que a sobre os musculos,definido ou não ,então treino de definição é igual a um treino de emagrece o unico problema é fazer queima mais o ganho de massa

  4. A questão não é pregar errado, a questão é que a qualquer momento essas teses de padronização de treino pode se tornar ultrapassada. Nos profissionais de Ed. Física passamos a diante o que nos foi ensinado no ensino superior, porém compete a nós, nos atualizarmos sempre, só que nem todos se atualizam como deveriam, e ficam na tese treino ultrapassada. O lance é se atualizar para não ensinar treinos ultrapassados.

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