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Musculação para pessoas com sobrepeso

Veja as dicas que o professor Sandro separou para quem está um pouco acima do peso e deseja perder alguns quilinhos através da musculação.

A OMS define como pessoas com sobrepeso a população que tem um IMC entre 25 e 30. Como já é sabido este valor não pode ser levado a risca para todos os casos, pois uma pessoa que tem um bom nível de massa magra terá um IMC mais elevado, devido a maior densidade da massa magra. Por isso, é importante deixar claro que estes parâmetros se enquadram em perfis de pessoas sedentárias e não em grupos específicos. Para exemplificar isto, se medirmos o IMC de atletas de força, como arremessadores e fisiculturistas, seu IMC certamente nos dará um estado de obesidade ou sobrepeso. Por isso, devemos ter cuidado com valores de IMC.

Dicas e cuidados na hora de iniciar as atividades física

No que se refere ao sobrepeso, as pessoas que se enquadrem neste grupo ainda não são consideradas, segundo a OMS como grupo de risco para doenças cardíacas ou metabólicas. Mas como é sempre melhor prevenir do que tratar, pessoas que se enquadrem neste grupo já devem tentar reverter este quadro, antes que ele se torne mais complexo. No caso de pessoas saudáveis, mas com sobrepeso não tem maiores restrições para a prática de exercícios, sejam eles aeróbicos ou anaeróbicos, o que de certa forma torna o processo de perda de gordura corporal muito mais facilitado. Segundo Rodriguez (2002) “O sobrepeso é definido como o peso corporal total que exceda o peso normal ou padrão de uma determinada pessoa, baseando-se na sua altura e constituição física”.

Assim, pessoas com sobrepeso tem de, além de passarem por uma reeducação alimentar, pois o exercícios sem uma alimentação equilibrada e em déficit calórico, em nada contribuirá com o processo de perda de lipídios, precisaram de um processo de treinamento específico. Neste sentido, Rodriguez (2002) afirma que “A estratégia mais adequada para a prescrição de exercícios físicos requer o conhecimento dos efeitos da duração, intensidade, massa muscular envolvida, além da composição corporal e do gasto energético provocado por estes exercícios que estão sendo propostos. Ainda é muito importante salientar a associação de exercícios com dieta adequadamente orientada, para que ocorra um déficit calórico”.

Como deve ser o programa de treinamento de pessoas com sobrepeso

Diferente das pessoas em obesidade, pessoas com sobrepeso geralmente não tem maiores problemas em praticar exercícios aeróbicos, mesmo que este estado, em menor proporção, possa causar uma sobrecarga articular em atividades de impacto. Sob este cenário, é importante salientar que a musculação é uma importante aliada na perda de peso, pois como retratado no artigo onde falamos sobre a musculação aplicada ao emagrecimento, o gasto calórico que as atividades de musculação promovem no pós treino, faz com que o gasto calórico total da atividade seja bastante satisfatório. Neste caso, como a pessoa apresenta um quadro bem mais brando do que pessoas em estado de obesidade, a associação com exercícios aeróbicos é muito bem vinda. Como discutido neste artigo (aeróbicos antes ou depois da musculação) os aeróbicos depois da musculação podem ser muito proveitosos. O treinamento aeróbico em dias alternados com o treino de força também produz excelentes resultados para a perda de gordura corporal.

Enfim, um treino de qualidade, seja com alternância com o aeróbico ou não, é muito importante para que o quadro de sobrepeso seja melhorado para um estado normal, mantendo assim a saúde e a estética em dia.

Referências:

Rodriguez, Ciro Romélio. O exercício físico no controle do sobrepeso corporal e da obesidade. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital – Buenos Aires – Ano 8 – N° 52 Setembro de 2002.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

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