Musculação – Evitando desistências nos treinos

Eu mesmo já parei de treinar por causa de lesões, e só depois de um bom tempo é que eu fui voltar a treinar novamente, e essa é também uma das principais causas de desistências ou grandes pausas nos treinos. E minha dica para esse caso é bem lógica mesmo, é ficar o tempo necessário para se recuperar e evitar que a lesão piore ainda mais. E enquanto isso, tentar manter uma dieta equilibrada e não relaxar, para evitar ao máximo perder o que já havia conquistado (seja quem visa à hipertrofia, emagrecer ou ambos). Tornando mais difícil sua volta aos treinos por falta de animo e motivação pela frustração de, por exemplo: Ter voltado a adquirir aquela barriguinha, ou ter perdido grande volume de massa magra, o que é normal.

Tem também a famosa… “falta de tempo”!!Essa é a que ouvimos com mais freqüência, e eu não duvido que você seja uma pessoa super ocupada, mas eu também sou e amigos que treinam comigo há anos, também tem uma vida corrida por causa do trabalho, estudos, família…E nem por isso abdicamos do nosso “sagrado treino”, e digo sagrado, porque se torna religiosa a nossa dedicação aos treinos, dieta, descanso e tudo que envolve diretamente a musculação.

Tente criar um ambiente que facilite sua ida a academia, e que lhe tome o menor tempo possível. Parece obvio, mas procure uma academia próxima de sua casa, isso evita futuras faltas em dias de chuva, frio ou até mesmo aquela preguiça debaixo do cobertor. Senão tiver amigos na academia, faça amizade, mas não para ir ficar fazendo social e conversando na academia, mas para que um possa motivar o outro em dias de desânimo, seja para ir treinar, ou já durante o treino.

Outro fator importante que causa muitas desistências é fato de que na musculação, os resultados não são rápidos. Muitos quando entram na academia ficam super empolgado nos primeiros meses, onde a evolução é bem rápida, e depois de algum tempo ela diminui drasticamente, isso se deve que no início a musculação é novidade para seu corpo, seus músculos nunca ou quase pouco foram trabalhados com intensidade, e no início a síntese protéica também é maior e vai diminuindo com o passar do tempo. É ai que muitos acabam partindo para o uso de fármacos, e sem conhecimento algum das substancias e de como usar.

Quando você inicia na academia é normal que você não tenha conhecimentos não só de treinos, como de dietas, suplementação, descanso…. e fique dependente na maioria das vezes, de instrutores que saibam pouca coisa também, devido a vários fatores que não quero entrar em detalhes aqui. Mas se você está decidido a levar a sério seus treinos, a dica é que você leia bastante a respeito, informe-se, troque experiências em fóruns, comunidades no Orkut, pesquise bastante, pois com certeza todo esse conhecimento adquirido, será usado em beneficio próprio, para você conhecer melhor seu corpo, e o que melhor se adapta a ele, podendo com isso, continuar tendo resultados, mesmo depois que a boa fase da evolução passar.

Lembre-se, musculação não é vestibular pro verão, musculação não é carnaval, e nenhuma festa de final de ano. Você não vai obter o corpo perfeito em uma semana, e nem em meses.

Mesmo com o uso de AEs, não pense que é simples assim, e o risco que você vai correr, ainda mais sem conhecimentos, não vale o Custo X Beneficio.

Musculação é um estilo de vida, é um habito do dia a dia, é ir dormir e acordar focado em um objetivo. Pense nisso e dedique-se ao máximo, e siga enfrentando todas as barreiras que forem aparecendo, e quem sabe daqui alguns anos você possa enfim olhar no espelho, e dizer: “alcancei meu objetivo”!!

Sei que tem outras dicas de como evitar desistências na musculação, mas deixo para vocês compartilharem comigo e os leitores, fique a vontade em usar o formulário abaixo, seja para dicas, críticas, sugestões ou também para tirar dúvidas.

Abraços e Bons Treinos.

12 comentários

  1. oie!Adorei essa materia, e realmente concordo que não alcançamos o objetivo rapidamente.
    Treino a quase 3 anos, já alcancei um objetivo agora estou indo pro proximo.
    Quando comecei eu queria emagrecer e em 1 ano e meio perdi 9 kg! mais agora treino hipertrofia porque quero definir, e jah ganhei os 9 kg em massa magra. Estou pensando em tomar um suplemento, agradeço a força que esse site me deu!

    beijão!

  2. Olá Karina, que bom que o blog tenha te ajudado, e parabéns pela sua dedicação e paciência, são os principais fatores para se ter resultados na musculação….
    Temos posts específicos para cada suplemento, e caso tenha alguma dúvida é só perguntar.

    Bjão.

  3. Bom ler um artigo assim quando estamos voltando de uma ‘semaninha matada’ e por conta da qual o corpo parece ter esquecido dos ultimos 18 meses de treino. Depois de um tempo o corpo pára de ‘responder’ e fica uma baita vontade de tirar férias (especialmente no inverno de Curitiba). Valeu tambem o comentário Karina: vejo que tenho mais um looooongo caminho pela frente. E olha que tenho beirado o overtraining faz tempo.

  4. Assim nao so nenhum especialista nao mais oq eu mais observo na academia é a má postura durante os treino e em certos exercicios(leg press 45) chego a ficar com medo de alguns joelhos que vejo por la …
    entao a dica é cuidado com a postura e a movimentaçao(robada) durante o treino.
    ja de ante-mao confesso eu msm roubo um pouco em certos exercicios …

  5. oi tudo bem.quero tira uma duvida ja tem um ano e seis messes que faso musculaçao,mais nao consigo ganhar massa muscular,estou barrigudinha tambem
    .tenho duvidas sobr meu treino tambem.qual o melho pra uma pessoa com eu.ate suplementos ja tomei,mais nao adiantou so engordei mais.quero um corpo perfeito.mim ajudem porfavor

  6. Nunca havia feito musculação, estou na segunda semana, junto com a atividade, iniciei por conta própria uma dieta, nada muito rígido, apenas comendo coisas consideradas saudáveis, e não calóricas, ja que desejo perder peso, o problema é que na primeira semana eu pegava determinada carga de boa, e agora nem mesmo diminuindo estou conseguindo fazer os exercícios, falta força! O que fazer? :(

  7. Olá Admin. Carlos, gostaria de contar com você!
    Ultimamente tenho treinado bastante, de 2ª a 6º, sabado e domingo eu descanso. Eu comprei o whey Protein agora, tomo logo após o treino com dextrose. Gostaria de saber se estou no caminho certo, lembrando que meu treino é o máximo de carga sendo 3 séries a primeira e a segunda com 10 repetições e a ultima até a exaustão. obs: eu malhei por 4 meses parei um tempo e voltei a malhar agora, sendo que a 3 semana malhando já obtive resultado acredito ter genética e minha alimentação sempre foi com ingestão de proteínas e agora então comecei a tomar suplemento (whey + dextrose).
    Gostaria muito que você me ajudasse em relação ao suplemento e ao meu treino se está correto!
    obrigado

    • Se a dieta também está boa, o treino também está nos padrões, depois com o tempo você vai fazendo adaptações no treino para ver o que tem melhores resultados, mudando ao longo do tempo também para não cair na rotina….a suplementação também está correto, o básico e simples, depois caso queira pode colocar creatina a cada dois meses…mas está no caminho certo sim, só ter disciplina e paciencia que com o tempo os resultados vão aparecendo.

  8. Excelente matéria! Para ficar motivado é só ter em mente a seguinte frase!

    FIQUE FORTE ! OU MORRA TENTANDO!!!

    Eu já fiz a minha escolha! E é não morrer tentando!

    Obrigado!

  9. Gostei muito do blog como um todo e em particular deste post, pois estou voltando a malhar, na verdade acredito que estou de fato assumindo esse estilo de vida. Já entrei e sai muitas vezes de academias, desisti muitas vezes pela frustração com os não resultados rápidos e por não me sentir bem entre os ratos de academia e seus corpos esculturais.
    Esse ano decidi que desejo definir meu corpo e me sentir bem ao olhar no espelho, mais do que isso a ter uma vida menos sedentária. Parei de fumar e passei a me dedicar a musculação, ainda que a vida corrida dificulte algumas vezes.
    Vou manter o foco e trabalhar pelos resultados, pois eles virão.

    Valeu pelo apoio!
    Abraço

  10. final de semana sem treino só trago kkk

  11. Boa tarde estou tenho uma duvida irei incluir Bcca na minha dieta ,o Whey já tomo, tenho dificuldade em ganho de peso é necessário a utilização de creatina tbm já treino a um ano comecei a ganhar um pouco de massa ,mas quero aumentar este ganho como devo proceder?

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