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Musculação e hipertrofia para vegetarianos

É possível ganhar massa muscular mesmo sendo vegetariano! Confira nossas dicas de alimentos e suplementação.

Falar em musculação e não falar de dietas ricas em proteínas é bastante incomum. Estas proteínas, na grande maioria de origem animal, fazem parte da reconstrução muscular pós-treino e são tidas como fundamentais para a hipertrofia, principalmente. No caso de pessoas adeptas do vegetarianismo, encontramos um problema, já que a falta destes nutrientes de origem animal pode interferir nos resultados da hipertrofia, certo? Em partes, já que existem possibilidades de minimizar os efeitos negativos da falta destes nutrientes.

musculação e hipertrofia dieta vegetarianosMuitas pessoas ainda acreditam que alguém que tem uma dieta vegetariana é alguém que não come apenas carne. Mas isto não passa de engano, já que existem diversos tipos de vegetarianos, e dentro destes, existem pessoas que não ingerem nada que seja de origem animal. Portanto, para quem busca a hipertrofia e tem uma alimentação assim, o maior desafio, sem sombra de dúvidas é conseguir nutrientes para a reconstrução muscular.

Hipertrofia para vegetarianos, é possível?

Apesar das dificuldades mostradas acima, nada impede que um vegetariano possa vir a ter bons resultados no que se refere a hipertrofia. Antes de entrarmos na questão mais específica da musculação aplicada as pessoas vegetarianas, precisamos entender as divisões destas dietas:

Lacto-ovo-vegetariana: Este tipo é o mais fácil de ser encontrado e inclui alguns alimentos de origem animal, tais como os ovos e lacticínios, mel, além de frutas, cereais, tubérculos, frutos secos e outros alimentos vegetais. .

Pesco vegetariana: Nesta variação, além dos alimentos vegetais, as pessoas também incluem em sua dieta peixes e outros alimentos do mar.

Vegetariana: Esta é a forma mais pura de vegetarianismo, onde exclui-se da dieta todo e qualquer tipo de alimento de origem animal, incluindo peixes, carnes, ovos, lacticínios, incluindo o mel. Os vegetarianos também evitam produtos do dia a dia que sejam de origem animal, como por exemplo, o cabedal para as roupas.

Além destas apresentadas, também existem outros tipos de dietas vegetarianas, como a frugívora, em que a pessoa apenas ingere frutas.

Caso a pessoa busque a hipertrofia e seja adepta desta dieta, será necessário que ela tenha uma mente flexível, já que neste tipo de alimentação, a mais indicada para quem quer hipertrofiar , será a dieta lacto-ovo-vegetariana.

Isso por que devido a razões óbvias, em uma dieta lacto-ovo-vegetariana, será permitido a ingestão de alimentos ricos em nutrientes como o ovo e o leite, e que também contêm proteína de alto valor biológico.

Desta maneira, seguindo uma dieta lacto-ovo-vegetariana será possível consumir ovos, todo o tipo de lacticínios (leite, iogurtes e queijos), incluindo ainda certos suplementos de proteína, que são feitos com base em derivados do leite, tal como a caseína e o whey protein.

Sendo vegetariano, existem suplementos que provavelmente serão evitados, que são as proteínas à base de carne como a Carnivor, os suplementos a base de fígado dissecado e outros.

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No caso específico dos vegetarianos puros, a suplementação proteica é fundamental para que se consiga a hipertrofia, haja vista que não existem alimentos de origem vegetal com uma proteína de alto valor biológico para bons níveis de desenvolvimento muscular. Cada um tem uma necessidade diferente, por isso não irei indicar este ou aquele suplemento. No caso da alimentação em geral, não temos muitas mudanças, já que se deve atentar a questão glicêmica destes. Evite alimentos com altos índices glicêmicos e alimente-se regularmente, evitando assim o catabolismo.

No que se refere ao treino propriamente dito, o vegetariano não tem maiores problemas devido a sua dieta. O que deve ser atentado, é que depois de uma análise da dieta, o tempo de regeneração pode ser um pouco mais longo, pela falta de proteínas de alto valor biológico. Mas no mais, qualquer vegetariano, seja ele puro, lacto-ovo-vegetariana ou pesco vegetariana, pode conseguir excelentes resultados com o treino de força focado e bem estruturado.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

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