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Musculação aplicada a estética feminina

Nesse artigo o professor Sandro Lenzi fala dos benefícios estéticos para as mulheres que treinam musculação.

Durante muito tempo a musculação foi tida quase que exclusivamente uma atividade masculina. Criou-se o mito que toda mulher que praticasse musculação ficaria com aquele corpo masculinizado, cheio de músculos e que a mulher perderia sua feminilidade se praticasse tais exercícios. Cada vez mais estes mitos vem caindo por terra, graças a crescente busca das mulheres pela prática do treino de força.

Hoje a grande maioria das pessoas sabe que uma mulher só ficará musculosa se treinar muito (muito mesmo, pois devido a questão hormonal da mulher, que tem menos testosterona em seu organismo, a hipertrofia se torna muito mais difícil do que para os homens).

Então se sua preocupação é ficar forte demais, te garanto que você só ficará assim se treinar muito e tiver uma superalimentação, coisa de atleta mesmo. Caso contrário a musculação só te trará benefícios.

Inicialmente, como já foi discutido no artigo sobre musculação e emagrecimento este tipo de treino ajuda a aumentar o metabolismo basal e consequentemente o gasto calórico. Mas os benefícios estéticos da musculação não param por ai.

Diferenças fisiológicas entre homens e mulheres

Mas antes de discorre sobre os benefícios, é importante esclarecer alguns fatos. Homens e mulheres tem diferenças fisiológicas, hormonais e anatômicas que devem ser respeitadas na montagem e execução dos treinos. Inicialmente, não são encontradas diferenças significativas de força em membros inferiores entre homens e mulheres.

Já nos membros superiores, os homens apresentam uma superioridade de força. Isso se deve, além dos aspectos anatômicos, hormonais e fisiológicos, também a questão que o tronco feminino equivale a 38% do comprimento do corpo, enquanto o tronco masculino equivale a 36%. Isso faz com que os homens tenham uma maior facilidade em vencer a gravidade nos treinos para membros superiores e portanto maior incidência de força pura (Machado, 2007). Por isso, a mulher que quiser treinar a parte inferior igual a um treino que um homem faz, provavelmente terá problemas. Já nos membros inferiores este problema não existe.

Só quero deixar bem claro que isso é uma evidência científica direcionada a grande população. É lógico que existem exceções, mas o treinamento tem que ser prescrito e executado sem nunca esquecermos do princípio da individualidade biológica.

Mas no que se refere a estética, qual o poder do treino de força? Existem vários, e vou listar alguns:

  1. Diminuição da Gordura Corporal: Como já foi mencionado, a musculação permite um aumento do metabolismo. Assim sendo, caso não se ingira alimentos gordurosos e se tenha um treino de qualidade, o corpo vai eliminar as reservas de gordura, deixando a camada subcutânea de gordura menos densa, evidenciando mais a musculatura.

  2. Tonificação Muscular: tonificar é diferente de hipertrofia. Portanto a mulher até tem mais dificuldade em hipertrofiar sua musculatura, mas não de tonificar. Este termo se refere a aumentar um pouco a secção transversa das fibras musculares, mas de maneira reduzida, se comparada a hipertrofia. Assim, com a perda de gordura corporal, os músculos irão ficar com um tônus mais elevado e ocuparão o espaço deixado pelas reservas adiposas, tornando o corpo menos flácido.

  3. Melhora da Simetria: com a musculação, por ser um exercício concentrado, pode se buscar desenvolver mais uma parte do corpo do que outras. Isso não quer dizer que possa ser negligenciada no treinamento as partes que não se quer desenvolver. Mulher tem que treinar braços, costas e peito, mesmo que seu objetivo não seja aumentá-los. Nestes casos, um treino com carga moderada e repetições altas ( de 10 a 15) já resolve o problema da falta de tonificação.

Independente de seu objetivo, a musculação é uma ótima aliada para a estética feminina. Por isso, procure um profissional capacitado e retire da musculação o que ela tem de melhor.

No vídeo abaixo o professor Fabio Chiodini fala um pouco mais sobre a musculação feminina estética:

Referências:

     MACHADO, Leonardo de Paula, et.al. Representações de homens e mulheres
sobre a prática da musculação em academia.
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital – Buenos Aires – Ano 12 – N° 111 – Agosto de 2007

5 Comentários

  1. Olá, tenho 25 anos, 1,56 de altura e peso 45kg me acho muito magra e sou fumante há 10 anos,quero parar com o vício e começar a fazer academia, devo tomar alguma suplementação antes ou depois dos treinos ou só reforçar a alimentação?…me ajudem quero ser saudável 🙂

    • Olá Bruna, Como você ainda não tem uma certo período na academia não recomendo o uso de suplementos ainda, você deveria dar uma reforçada na alimentação, comer mais proteínas e diminuir o numero de carboidratos, espero ter ajudado. Qualquer duvida me procure no facebook que eu posso lhe dar umas dicas boas 🙂 meu face é Lucas Meireles(LuLa)

  2. Passei oito meses sem treinar. voltei a dois meses estou com retenção de líquido no abdome. o que devo fazer para conquistar minha barriguinha novamente?

  3. Olá Nora. As causas podem ser muitas, mas com certeza a solução vai passar por alimentação e exercício físico. As mulheres no geral sofrem bastante com a retenção de líquidos. Tente usar alguns exercícios aeróbicos em sua rotina.

    abraços
    Sandro Lenzi

  4. eu malho a tres anos me corpo mudou muito
    mas a minha alimentação é super saúdavel
    mas quero ganhar mais massa muscular
    parece que eu cheguei num limite que meu ganho esta sendo minimo
    o que eu faço?

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