Página Inicial » Dietas e Nutrição » Mesomorfo, como deve ser o treino e a dieta?

Mesomorfo, como deve ser o treino e a dieta?

Fechando a série de artigos sobre os tipos físicos, hoje vamos falar dos mesomorfos. Como identificar se é o seu biótipo e as dicas de treino e dieta.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que tem mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipos. A grande maioria dos fisiculturistas se enquadram neste biotipo, por sua estrutura avantajada e metabolismo propício a hipertrofia.

Como saber se sou mesomorfo?

Podemos definir os mesomorfos como pessoas com ombros largos e cintura estreita, braços e coxas fortes, poucas reservas de gordura corporal, peito largo e facilidade em hipertrofiar. Arnold, Coleman, Sardinha e muitos outros fisiculturistas se enquadram neste biotipo. Porém algumas pesquisas de análise morfológica apontam que cerca de 10 a 15% da população apenas tem características mesomórficas. Porém, somente o fato de ser mesomorfo não garante um corpo simétrico e hipertrofiado. Apesar das facilidades que a genética deu de presente para eles, um treino e uma dieta de qualidade são fundamentais para que os bosn resultados sejam obtidos. Pois é bastante comum um mesomorfo não se cuidar e nem treinar direito e acabar tendo ganhos de peso e aumento da gordura corporal. Como já mencionei nos artigos anteriores, o biotipo sofre influência da dieta, do treino e do estilo de vida, portanto um afortunado que seja mesomorfo e não se cuide de maneira correta, pode vir a perder os benefícios de seu biotipo, como a baixa concentração de gordura corporal, com o passar do tempo.

Dieta para Mesomorfos.

A dieta dos mesomorfos tem de ser bastante balanceada, com um aporte calórico suficiente para que a hipertrofia aconteça e o catabolismo seja reduzido o máximo possível. Não apresenta grandes diferenças no que se refere a dieta dos outros grupos, mas apresenta algumas especificidades, como por exemplo a ingestão de gordura, que deve ser controlada, mas não necessita ser tão restritiva como a dos endomorfos. O mesomorfo deve optar por proteínas de alto valor biológico, além de sempre fazer a opção por carboidratos complexos, a não ser em casos de pré e pós treino, que se necessite de glicose de maneira rápida. Um dos maiores problemas dos mesomorfos, é que, com sua genética privilegiada, eles acabam por não cuidar tanto da alimentação e deixam seus resultados muito aquém de seu potencial. É bastante comum encontrarmos mesomorfos que deixam de usar seu potencial por comodismo.

Treino para Mesomorfos.

Arnold Schwarzenegger e Ronnie Coleman, fisiculturistas famosos mesomorfos.

Como eles são privilegiados geneticamente, o treino deles é bem mais fácil, correto? De maneira alguma! Mesmo com as facilidades que eles possuem, a hipertrofia somente vai acontecer com um treino de qualidade. Por possuírem mais facilidade em ganhos de força e se adaptarem rapidamente, o treino deve ser de alta intensidade, com cargas elevadas. Técnicas de treino como a falha concêntrica, drop set ou super séries são bastante eficazes no seu treinamento. Além disso, algumas pesquisas indicam que os mesomorfos apresentam uma capacidade de regeneração muscular mais elevada se comparada aos outros dois grupos, o que faz com que o treino tenha muito mais efeito neles. Os treinos aeróbicos para os mesomorfos são indicados apenas em casos de perda de gordura acumulada ou por opção da pessoa. Mas se o objetivo for a hipertrofia apenas, os aeróbicos deverão fazer parte apenas de uma fase cut, caso seja necessária.

Encerro com este artigo as dicas de treino e alimentação para cada tipo físico. Lembre-se que a genética é importante, mas o que você faz com o que recebeu de sua família é tão importante quanto. Colocar a desculpa para não treinar em seu tipo físico e ficar apenas invejando os resultados que os outros obtiveram não vai fazer você atingir seus objetivos, por isso, foco, força e fé no que você quer para si mesmo!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

7 Comentários

  1. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo, mas fiquei confuso pela descrição do biotipo de arnold, pois nas biografias e enciclopédias dele, fala claramente que ele é um ectomorfo, devido as suas características, cintura fina, braços longos, pernas longas, e ele mesmo declara que tinha dificuldade de ganhar peso.

  2. Ulysses de Castro Silva

    Mas veja que o arnold na foto está com barriga super tanquinho (sonho de homens e mulheres) já o ronnie parece uma barriga de shop feia para um fisioculturista. E o que vemos é a tendência moderna cada vez mais volume, carne e barriga não tanquinho e sim bem saliente.

  3. Perdeu a moral quando citou o Sardinha como Mesomorfo, quando o próprio se define como Ecto. Mas blz, um fisiculturista com tantos anos de carreira não deve ter consciência do próprio biotipo.

  4. Bom dia… poderia me ajudar?? Sou mesomorfo , porém não quero ficar bombadão…
    Hoje estou com bastante gordura no corpo… qual seria o treino mais indicado para mim ??
    Bastante aerobico?? estou muito confuso…

  5. Adorei o artigo me ajudou bastante e tirou algumas duvidas q eu tinha..

  6. Sou Mesomorfo. …. quais os alimentos e treinos adequados.?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!