Página Inicial » Treinos » Funcional » Mahamudra – Entenda o que é

Mahamudra – Entenda o que é

Um novo conceito de movimento, a Mahamudra é uma filosofia, que mistura vários elementos. Veja agora mais informações sobre ela e alguns cuidados que você deve tomar!

Alguns famosos fizeram ela crescer, mas a Mahamudra já existia muito antes disso. Segundo o site Mahamudra Brasil, esta modalidade é  um método de desenvolvimento humano, que tem o foco na evolução constante da pessoa. Seu principal objetivo é extrair o melhor que cada pessoa pode oferecer, independente de quem ela seja. Neste sentido, a Mahamudra busca  evoluir  baseada em 3 pilares corpo, mente e espírito.

A Mahamudra trata todos os pilares com a mesma importância, não dando mais ênfase para um ou outro.

mahamudra exercícios

No que se refere a questão do corpo, tudo o que é feito na Mahamudra é baseado primeiramente na respiração, já que segundo os precursores do movimento, a vida se inicia e se encerra com a respiração. Depois que a respiração é dominada e a pessoa passa a ter controle sobre ela, se iniciam as práticas corporais.

Mahamudra – Exercícios

A Mahamudra se baseia em modalidades como a Yoga , as lutas, o treinamento funcional, ginástica aeróbica e circuitos militares.  Tudo isso cria um mix quase que inesgotável de possibilidades de movimentos. Além disso, a Mahamudra trabalha em níveis de desenvolvimento (iniciante, intermediário e avançado).

Leia também: Yoga, como funciona e quais os seus benefícios

Tudo isso é trabalhado com a busca pelo controle da mente e do espírito, interagindo nestas 3 áreas. Com isso, muitos exercícios são misturados com técnicas de meditação e mantras.

As aulas do Mahamudra são feitas geralmente em turmas de 25 alunos, em locais públicos (geralmente parques), que tenham áreas verdes.

No Brasil, a Mahamudra foi idealizada por Cézar Curti, que viajou por diversos países e trouxe a modalidade para o Brasil.

Da Mahamudra nasceram adaptações de movimentos de outras modalidades, como é o caso do Burppe Kamikaze e outros.

No geral, a Mahamudra é uma modalidade bastante interessante para quem busca mais do que apenas uma prática física, que buscam a integração de fatores relacionados a mente e ao espírito.

Porém, enquanto prática corporal, a Mahamudra apresenta algumas limitações e precisa ser vista com alguns cuidados.

Mahamudra, é indicada para todo mundo?

Saindo um pouco do campo da filosofia de vida que a Mahamudra preconiza, vou me ater a questão dos movimentos e práticas corporais da modalidade. Por sua base ser muito fortemente baseada na Yoga, a modalidade chega até mesmo a ser confundida em certos momentos.

Por isso, foram incrementados movimentos mais intensos, para que fosse possível separar o que é Mahamudra do que é Yoga.

Mas vamos avaliar agora a questão das práticas corporais.

De maneira geral, a Mahamudra é uma modalidade de treinamento generalista, que não tem especialidade pré-definida e não foca em um só objetivo. Com isso, ela traz melhora do condicionamento geral.

Isso é bastante interessante para alguns públicos, já que neste contexto, conseguimos uma melhore geral de diversos aspectos.

Mas como nem tudo são flores, existem alguns fatores que precisam ser levados em conta. O primeiro deles é que como falei neste artigo (Limitações da ginástica coletiva (6 principais fatores), todas as aulas que são ministradas para “turmas”, tem certas limitações, seja nas questões da individualidade biológica, seja em questões ligadas a progressão dos treinamentos. Isso fica evidenciado na diferenciação de apenas 3 níveis de desempenho (sendo que é muito subjetivo as questões ligadas a intermediários e avançados).

Com isso, não apenas os resultados acabam ficando limitados, como em alguns casos, pode-se agravar algumas situações específicas. Alguém com lesões que limitem os movimentos, podem ter isto agravado.

Além disso, pelos princípios da especificidade e da sobrecarga, o método tem limitações em alguns casos. Além disso, sempre é fundamental ter um profissional devidamente registrado no CREF ministrando as aulas. Não faça se ele não tiver este registro.

No vídeo a seguir você pode conferir um treino completo do Mahamudra:

 

No geral, a Mahamudra é uma prática interessante, mas para os públicos certos. Ela pode ser muito benéfica para quem busca uma redução do stress e melhora da qualidade de vida. Já para quem busca mais resultados estéticos, talvez seja melhor buscar outra modalidade mais específica. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!