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Levantamento terra, devo usar em meu treino de pernas ou de costas?

O levantamento terra é um dos exercícios mais importantes de qualquer rotina de treinamento. Veja agora se ele deve ser incluído no treino de costas ou de pernas.

Levantamento terra

Tido como um dos movimentos básicos da musculação, o levantamento terra é um dos mais importantes exercícios para a hipertrofia. Justamente por isso, ele é complexo o bastante para que possa ser pensado de acordo com dois diferentes treinos: o de costas, por sua atuação nos músculos da região lombar, ou de pernas, por sua atuação em quadríceps, isquiotibiais e glúteos. Desta forma, é muito importante entender em qual destes treinos ele pode ser melhor encaixado.

É lógico que existem alguns pontos que precisam ser levados em conta, haja visto que existem uma série de situações que podem alterar o contexto. Veja algumas destas situações:

Levantamento terra, em qual treino usar?

Este é um ponto muito importante a ser pensado na montagem de um treino, pois a utilização errada do levantamento terra pode fazer com que ele seja menos efetivo. Além disso, quero salientar aqui que não estou levando em conta fatores como execução, para não deixar a discussão tão ampla. Veja agora alguns pontos a serem levados em conta:

1. Intensidade:
O levantamento terra é um dos movimentos que gera maior intensidade, por envolver músculos grandes, de grande produção de força e de gasto energético. Com isso, a intensidade de seu treino precisa ser levada em conta para que possamos definir qual o treino que o levantamento terra mais se enquadra.

2. Execução:
Quem tem problemas com a execução do levantamento terra, principalmente por falta de coordenação ou de flexibilidade, precisa levar isso em conta na hora de definir em qual treino ele se enquadra. Isso porque uma execução falha consome muito mais energia, sem o efeito esperado.

3. Tempo de descanso:
Este é outro ponto importante, já que o levantamento terra causa um desgaste muscular e energético considerável e sua recuperação pode ser mais demorada. Neste sentido, é muito importante estabelecer um dos dois treinos acima apresentados, pois na maioria dos casos, é inviável usá-lo em dois treinos separados.

Neste ponto, temos que pensar sob a ótica do custo-benefício. O levantamento terra é sim um dos melhores exercícios que temos para o treino de pernas e para o fortalecimento dos músculos lombares. Porém, no momento de definir em qual treino ele se enquadra de maneira mais correta, precisamos estabelecer prioridades.

Leia também: Levantamento terra, processo pedagógico para melhorar a execução

No treino de costas, ele irá causar uma sobrecarga sobre os músculos da região lombar, que já estão mais irrigados, pelos outros exercícios. Porém, ele pode ser substituído por uma série de outros movimentos, que terão um bom efeito sobre estes músculos e que no geral, tornam o levantamento terra menos efetivo do que no caso do treino de pernas.

Já pensando em treino de coxas e glúteos, são poucos movimentos que tem um efeito como o levantamento terra. Juntamente com o agachamento, este é um dos movimentos multiarticulares mais eficientes para estes músculos. Principalmente para os músculos isquiotibiais e para os glúteos, que auxiliam na extensão de quadril, temos uma forte sobrecarga.

Agora, temos que levar em conta as sobrecargas que serão impostas sobre os músculos lombares. Eles serão sim bastante solicitados e se o treino for complementado com exercícios como o stiff ou o agachamento, esta sobrecarga será ainda mais acentuada. Por isso, é muito importante estabelecer o controle destas cargas, para que não tenhamos um excesso de treinamento nestes músculos.

Em muitos casos, ao usar o levantamento terra, agachamento e stiff no treino de coxas e glúteos, não há uma real necessidade de usarmos movimentos específicos para a região lombar, pois estes movimentos já trazem um trabalho intenso para estes músculos.

Leia também: Levantamento terra e Stiff: Entenda as diferenças e a execução correta de cada exercício

Conclusão

É importante salientar que isso tudo depende de sua individualidade. Em alguns casos específicos, podemos sim usar o levantamento terra no treino de costas, desde que ele seja inserido da maneira correta. Além disso, existem possibilidade de usá-lo em periodizações diferentes, como a ondulatória.

Na maioria das vezes, quando a pessoa já tem experiência e um bom tempo de treino, além é claro de uma execução correta desse exercício, o levantamento terra acaba sendo utilizado no treino de pernas.

Isso tudo só mostra o quanto o treino de musculação é complexo e como precisamos de um bom acompanhamento profissional para estabelecer o que é correto para cada caso! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

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