Página Inicial » Dietas e Nutrição » Lentilha – Conheça todos os seus benefícios e a melhor forma de preparar

Lentilha – Conheça todos os seus benefícios e a melhor forma de preparar

Além de possuir excelente benefícios para saúde, a lentilha é uma ótima opção para dietas tanto de hipertrofia quanto de emagrecimento. Veja como fazer e aprenda deliciosas receitas.

Benefícios da lentilha

Uma importante tradição do ano novo: comer lentilha na véspera do ano novo. Isso não acontece somente aqui no Brasil, esse ritual se repete também no Chile e na Venezuela. O formato das lentilhas, arrendondadas e achatadas, se parece muito com moedas. Desta forma, acredita-se que comer esse alimento na véspera do ano novo trará boa sorte nas finanças.

Essa leguminosa já faz parte da dieta do ser humano há muitos anos, desde o período neolítico. Ela tem sua origem no Oriente Médio e, de lá, se espalhou pela Europa. A lentilha possui inúmeros benefícios para a saúde e é um alimento importante para quem pratica musculação e faz exercícios em geral.

Composição da lentilha por 100 gramas:

  • 0,4 g de lipídeo (gordura insaturada, poli-insaturada e saturada);
  • 20 g de carboidrato (8 g de fibra dietética e 1,8 g de açúcar);
  • 9 g de proteína;
  • 0 mg de colesterol;
  • 2 mg de sódio;
  • 369 mg de potássio;
  • 36 mg de magnésio;
  • 3,3 mg de ferro;
  • 19 mg de cálcio;
  • Vitaminas A, C, D, B6 e B12;

Os benefícios da lentilha

Possui baixo índice glicêmico
A lentilha é uma excelente fonte de energia, dentre essas fontes temos o carboidrato. Só que, neste caso, estamos falando do carboidrato complexo, que mantém os níveis de açúcar no sangue equilibrados, impedindo a formação do pico de insulina (processo responsável pelo armazenamento dos carboidratos como forma de gordura para gerar energia no futuro).

Altas taxas de proteína
30% das calorias que a lentilha possui vem das proteínas. Dentre as leguminosas, ela fica em 3º lugar quando o assunto é proteínas, só perdendo para a soja e o cânhamo. Dentre os aminoácidos presente no alimento, temos 2 do tipo essencial: isoleucina e lisina. Porém, não possui grandes quantidades de metionina e cisteína. Ela é uma das melhores fontes de proteínas para os vegetarianos.

Como se pode deduzir, essa leguminosa é ótima para fazer parte da dieta dos praticantes de musculação por ajudar na construção muscular. Além disso, por ter muita proteína, ela também aumenta o metabolismo, já que é necessário mais energia para quebrar as ligações peptídicas.

Se consumida com cautela, a lentilha não engorda e ainda pode ser uma ótima aliada para quer quer emagrecer.

Leia também: Proteínas vegetais: principais fontes para o ganho de massa muscular

Regula o colesterol
A lentilha é um alimento repleto de fibras, dentre elas, 25% são solúveis. Isso quer dizer que as fibras se transformam numa espécia de esponja que absorve parte da gordura dos alimentos. Com isso, ela evita que essa gordura vá parar nas paredes dos vasos, se acumulando, formando placas de ateroma e aumentando a pressão arterial.

Ajuda no emagrecimento
São apenas 116 calorias em 100 gramas. Por conter muitas fibras, a lentilha é um alimento que oferece grandes porções de carboidratos complexos. Ou seja, não se forma o pico de insulina e não há depósito de gordura nos adipócitos. Outro ponto que faz da lentilha um excelente alimento para incluir na dieta e o fato de ter fibras solúveis que promovem sensação de saciedade por mais tempo, fazendo com que você sinta menos fome com o passar do dia.

Prevenção e tratamento da anemia
Essa leguminosa possui grandes taxas de ferro, substância presente dentro da hemoglobina e necessária para levar oxigênio aos tecidos orgânicos. Em apenas 1 copo de lentilhas é possível obter a quantidade diária mais que suficiente para uma pessoa adulta. Incrementar a dieta com lentilha quando se está com anemia é uma ótima forma de ajudar o corpo a se recuperar.

Melhora o sistema imune
Deixe as infecções longe do seu corpo. Por ser fonte de arginina, um aminoácido que incentiva a ação das nossas células de defesa, a lentilha é excelente para nos proteger de possíveis ataques de vírus e bactérias. Ela também ajuda a melhorar a saúde psicológica pois tem triptofano, um precursor do neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Como consumir a lentilha

Não temos o hábito de comer lentilha e ela acaba sendo substituída pelo feijão. Porém, existem diversas formas de consumir esse alimento, principalmente na forma de sopas, caldos e também em saladas. É possível até preparar farofa com lentilha! Como se pode ver, é um prato muito versátil. Ao contrário de outras leguminosas, a lentilha não precisa ficar de molho na água já que possui rápido cozimento.

Leia também: Batata-doce roxa ou branca, quais as diferenças? Qual a melhor?

Riscos do consumo em excesso

A ingestão de lentilha maior do que a recomendação diária pode causar problemas de saúde já que esse alimento tende a elevar as taxas de ácido úrico presentes no nosso corpo. Essa substância é o principal elemento que aparece na nossa urina e as suas taxas normais estão entre 3,5 e 7,2 mg/dL. O excesso desse ácido pode provocar o aparecimento do cálculo renal.

Receitas fáceis com lentilha

receita de lentilha com arroz

Arroz com lentilhas

Ingredientes

  • 1 Colher de sopa de azeite
  • 1 Cebola picada em pequenos pedaços
  • 1 Copo de arroz
  • 4 Copos de água
  • 1 Copo de lentilha
  • 4 Dentes de alho picados e amassados
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Aqueça o azeite e refogue a cebola em fogo alto.
  2. Acrescente a lentilha, o arroz e o sal.
  3. Deixe “fritar” por cerca de 2 minutos.
  4. Adicione a água e mexa a mistura.
  5. Deixe cozinhar até a água secar por completo, em fogo brando.
  6. Depois que toda a água secar e os alimentos estiverem completamente cozidos, você pode servir.

Caldo Verde

Ingredientes

  • 500 g de coxão mole
  • 500 g de lentilha
  • 1 Cabeça de alho
  • 2 Cebolas grandes picadas
  • Cheiro verde, cebolinha, salsinha e sal a gosto

Modo de preparo

  1. Ponha a lentilha para cozinhar.
  2. Quando levantar fervura, escorra e troque a água.
  3. Desfie a carne e frite-a com o sal, a cebola e o alho bem picados.
  4. Depois que a carne estiver dourada, junte-a com a lentilha “al dente” e termine o cozimento.
  5. Quando o caldo da lentilha se formar, desligue o forno e acrescente os outros temperos.
  6. Tampe e já está pronto para servir.

Sobre Calila Galvao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!