Página Inicial » Saúde » Leite de arroz – Todos os seus benefícios e receita de como fazer

Leite de arroz – Todos os seus benefícios e receita de como fazer

 O leite de arroz é rico em proteínas e é uma excelente alternativa para pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca ou de soja. Veja agora todos os seus benefícios, onde comprar e até uma receita de como fazer em casa.

Leite de arroz

O que é

O leite de arroz é uma bebida de arroz que pode se feita de forma caseira ou industrial. É um leite que vem sendo muito utilizado como uma opção de leite vegetal por pessoas que não consomem o leite de vaca por diversos motivos, seja por opção ou por problemas de saúde.

Composição nutricional

Esse leite é um alimento fonte de energia, pois é rico em carboidratos. Contém, ainda, vitaminas, mas não em grandes quantidades, como as do complexo B e a vitamina D. Porém, é pobre em alguns nutrientes como as fibras, proteínas, gorduras e minerais como o cálcio.

O leite de arroz industrializado pode ser enriquecido com nutrientes que geralmente são as vitaminas para aumentar o conteúdo nutricional desse alimento.

Para que serve

O leite de arroz, assim como outros leites vegetais, é um ótimo substituto do leite de vaca. Pode ser utilizado por intolerantes à lactose (açúcar do leite) ou alérgicas à proteína do leite de vaca ou do leite de soja.

Leia também => Proteína do arroz: Seus benefícios no ganho de massa muscular

Pode, também, ser utilizado por pessoas que sejam vegetarianas estritas, ou seja, que não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal, ou pelos veganos que são pessoas que não utilizam nem alimentos e nada que venha do mundo animal.

O leite de arroz também pode ser incluído em várias preparações que necessitam de leite. É uma excelente opção de um alimento vegetal para quem segue uma alimentação no estilo mais saudável.

Benefícios

1. É de fácil digestão

Esse leite é de fácil digestão porque é pobre em fibras, proteínas e gorduras. Essa vantagem é boa para quem possui problemas do trato gastrointestinal como azia, gastrite e outros.

2. Regula a flora intestinal

A flora intestinal fica mais regulada por causa da ausência do amido que faz parte da composição do arroz, pois durante o processo de obtenção do leite de arroz feito através da fermentação dos grãos de arroz, ocorre a liberação de grande parte do amido.

3. Não aumenta o colesterol

O leite de arroz não contém colesterol. Isso porque ele é um alimento de origem vegetal e alimentos de origem vegetal não contêm colesterol. Essa é uma vantagem para quem sofre com problemas de colesterol alto, sendo um excelente substituto do leite de vaca, já que este contém colesterol.

O leite de arroz emagrece?

Esse leite, se incluído em uma alimentação considerada não saudável, não ajuda a emagrecer. Apesar de ser pobre em fibras, nutrientes que dão saciedade ao organismo, ele é pobre em calorias, ou seja, 100 ml contém cerca de 50 a 60 calorias, além de ser pobre em gorduras. Por isso, se incluído em uma alimentação saudável, pode contribuir para o emagrecimento.

Para um emagrecimento eficaz, além da adoção de uma alimentação saudável, é necessária a prática de atividade física para que haja aumento da queima calórica.

Efeitos colaterais

Não há registros de efeitos danosos com a ingestão desse leite. O que pode acontecer é, após a ingestão excessiva, ocorrer efeitos gastrointestinais indesejados.

Como é de fácil digestão e absorção, esse leite pode contribuir para o aumento da glicose sanguínea (açúcar do sangue). Por isso, é bom consumi-lo sem exageros.

Leia também => Arroz Integral – Benefícios, como fazer e dicas de receitas

Contraindicações

Os diabéticos devem tomar um pouco de cuidado com a ingestão desse leite para não consumirem em excesso por causa do seu conteúdo de carboidratos. Por isso, o ideal é que essas pessoas tenham orientação de um profissional nutricionista.

Esse leite também não é indicado como um substituto do leite infantil, pois não possui alguns nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança como o cálcio, um mineral importante para o desenvolvimento ósseo. Por ser pobre em cálcio, também não é muito indicado para ser consumido por idosos.

Onde comprar e como fazer

O leite de arroz pode ser encontrado em supermercados, mas é mais facilmente encontrado em casas de produtos naturais e pode ser preparado de forma caseira.

Para o preparo, cozinhe bem 1 xícara de arroz lavado em 1 litro de água. Depois de cozido, deixe o arroz esfriar e passe no liquidificador. Coe em um coador de preferência bem fino ou em um pano limpo e seco.

Se desejar acrescentar um sabor ao leite, pode adicionar alguns ingredientes como essência de baunilha ou um adoçante natural como mel, entre outros. Adicione esses ingredientes antes de passar o arroz no liquidificador.

Se esse leite ficar armazenado em um recipiente bem vedado, ele pode ficar conservado na geladeira por até 3 dias. O ideal é fazer diariamente e não em grandes quantidades para não estragar.

Leia também => Farinha de Arroz – Conheça seus benefícios e como fazer receitas deliciosas

Aplicação culinária

Além de poder ser consumido puro, esse leite pode ser utilizado em diversas receitas. A princípio, pode ser utilizado como um leite substituto em todas as receitas que levam leite de vaca.

Como não possui muito amido, o leite de arroz não engrossa muito quando vai ao fogo. Por isso, é excelente para receitas que ficam menos grossas e encorpadas. Pode ser utilizado, por exemplo, em doces, mingaus, vitaminas e várias outras receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GSuplementos

GSuplementos

Curta-nos no Facebook!