Página Inicial » Saúde » Leite de amêndoas – Seus benefícios, propriedades e como fazer

Leite de amêndoas – Seus benefícios, propriedades e como fazer

o leite de amêndoas pode ajudar a emagrecer e combater o colesterol se consumido com moderação. Veja suas calorias, receita de como preparar em casa e onde comprar.

Leite de amêndoas

Os benefícios do leite de amêndoas

A grande vantagem dos leites vegetais é não conterem lactose na sua composição. Assim, eles são uma alternativa segura para a nutrição das pessoas com intolerância a essa proteína.

Os leites de origem animal chegam à nossa mesa junto com subprodutos derivados de hormônios e medicamentos. Ao substituirmos o tão popular leite de vaca pelo leite de amêndoas, nos livramos dos efeitos negativos dessas substâncias.

Controle para diabetes

Como apresenta poucas calorias em uma porção, o leite de amêndoas ajuda na perda de peso. Essa característica também beneficia os portadores de diabetes, que precisam controlar o consumo de açúcar.

Combate a osteoporose

Além disso, sendo rico em cálcio e magnésio, o leite de amêndoas é um ótimo aliado no combate à osteoporose.

Rico em fibras

Ele contribui para aumentar o trânsito intestinal, já que contém fibras. Assim, o leite de amêndoas é ideal para quem sofre com má digestão e intestino preso.

Contra o colesterol ruim

Precisando combater o nível inadequado de colesterol ruim (LDL)? O leite de amêndoas dá uma força. O leite de amêndoas é rico em ômega 3.

Vitaminas

 Rico em vitaminas D e do complexo B.

Leia também => Leite de arroz – Todos os seus benefícios e receita de como fazer

Propriedades do leite de amêndoas

A amêndoa é uma semente oleaginosa.  Esse termo, usado também para soja, castanha-do-pará e noz, tem sua origem na composição química das sementes. Elas apresentam uma proporção alta de substâncias oleosas. Mas como o leite de amêndoas pode ajudar a emagrecer se as amêndoas contêm óleo?

Veja bem! O leite vegetal mais comumente usado é o de soja. Que tal compararmos a composição dos leites de soja e de amêndoas? Em um copo de 200 ml de cada uma dessas bebidas, temos:

  • 1,2 a 6,3 gramas de gordura no leite de soja versus 5 gramas de gordura no leite de amêndoas;
  • Em relação as calorias, 69 kcal no leite de soja original e apenas 47 kcal no leite de amêndoas preparado em casa.
  • A quantidade de gordura e de energia presentes no leite de soja varia de acordo com as marcas disponíveis no mercado.

Em termos de conteúdo de gordura, o leite de amêndoas praticamente está empatado com leite de soja. No entanto, a proporção de energia utilizável que o leite de amêndoas te oferece é bem inferior se comparada à energia presente no leite de soja.

Então, se seu objetivo é ingerir menos calorias por refeição, o leite de amêndoas é uma excelente alternativa. Porém, tome cuidado para não compensar essa redução na quantidade de calorias com “beliscadas” entre as refeições.

Consumo recomendado para leite de amêndoas

A sugestão dos nutricionistas é de que se faça um uso consciente do leite de amêndoas. Um excesso de consumo diário pode levar à ingestão de muitas calorias e ganho de peso.

Quanto às amêndoas cruas, é recomendável que você consuma o máximo de 30 a 35 gramas por dia, que corresponde a cerca de 20 amêndoas. Já que no leite de amêndoas as sementes estão diluídas em água, não há motivo para preocupação se você ultrapassou essa cota diária. No entanto, se você planeja incluir o leite de amêndoas na sua alimentação de forma rotineira, consulte antes um nutricionista.

A menos que devidamente indicado, pessoas que têm cálculos renais ou disfunções na vesícula biliar devem evitar alimentos oleosos.

Como fazer o leite de amêndoas em casa?

O leite de amêndoas é encontrado no mercado pronto para consumo. No entanto, o preço de um litro da bebida fica em torno de dez reais. Então, prepare em casa. Além da vantagem de não correr os riscos de ingerir aditivos e conservantes, você tem a possibilidade de preparar a quantidade que desejar. O leite de amêndoas caseiro, depois de preparado, pode ser armazenado no refrigerador dentro de um recipiente de vidro e bem vedado.

Para preparar o leite de amêndoas, você vai precisar de:

1 xícara (chá) de amêndoas cruas e sem sal

7 xícaras (chá) de água

Em um recipiente, deixe as amêndoas descansarem em 3 xícaras de água durante 12 horas. Descarte a água e bata as amêndoas no liquidificador com 4 xícaras de água. Coloque um pano limpo de algodão sobre uma peneira e coe a mistura. Esprema o pano para retirar o líquido em excesso. O leite de amêndoas está pronto para ser consumido.

Você pode consumir o leite de amêndoas puro, com granola, aveia ou batido com frutas. Ele é indicado igualmente para compor receitas. Pode ser consumido por crianças. No caso dos bebês, o pediatra precisa ser consultado.

As amêndoas moídas são perfeitamente utilizáveis em receitas. Por exemplo, elas caem bem no preparo do kibe assado vegetariano. As amêndoas moídas também podem incrementar receitas de farofas, pães e bolos. Enfim, o leite de amêndoas é sem dúvida uma alternativa saudável, nutritiva, versátil e saborosa.

Leia também => Leite de alpiste – Seus reais benefícios, contraindicações e efeitos colaterais

Preços e onde comprar o leite de amêndoas

Nenhum empresa nacional produz o leite de amêndoas, dessa forma ele só é encontrado em embalagens tetra pak em lojas de importados, produtos naturais e suplementos alimentares. A média de preço do litro varia de R$17,00 até R$27,00. Costuma ser comercializado no sabor natural e também no sabor vanilla (baunilha).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!