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Lanches para antes e depois dos treinos aeróbicos

Um cardápio com sugestões de lanches para se comer antes e depois dos exercícios aeróbicos, seja para quem corre, faz natação, lutas ou aulas de dança, jump e step.

Normalmente, as pessoas que optam por fazer exercícios aeróbicos estão pensando na definição muscular através da diminuição da camada de gordura corporal, assim também para quem quer emagrecer perdendo peso. Os exercícios aeróbicos são excelentes para os dois pontos citados, pois elevam os batimentos do coração, demandando por mais energia para o corpo, consequentemente gastando mais energia, esta que virá dos alimentos ou das reservas corporais. As reservas corporais armazenam glicose, ou seja, energia. Algumas dessas ocorrem dentro do fígado, sob a forma de glicogênio, ou como gordura, em vários pontos do corpo, como abdômen, coxas, braços, entre outros.

» Lanches para comer antes do aeróbico

» Lanches para depois do aeróbico

Lanches para comer antes e depois de exercicios aerobicosO corpo, quando está se exercitando, necessita de energia para fazer com que os músculos e outras áreas do corpo se mantenham funcionando. Por isso, usa energia para que as funções continuem acontecendo.

Quando o corpo demanda energia, ele irá buscar das reservas. É dessa forma que o corpo consegue diminuir a porcentagem de gordura. Porém, a alimentação é imprescindível para que o atleta consiga fazer os exercícios. Quando não se alimenta antes de exercícios aeróbicos, a busca por glicose no corpo pode desencadear vários processos. Mesmo que você tenha reserva corporal, ela demora a ser processada para virar energia. Caso o corpo não obtenha a energia que necessita durante os exercícios, ele poderá dar uma queda de glicose no sangue (também chamada de hipoglicemia), levando a vários sintomas, como visão turva, tremor, dor de cabeça, náuseas, e, até mesmo, desmaio.

Alimentar-se depois da atividade aeróbica não somente irá prover com energia para reconstrução de possíveis microlesões nos músculos, mas, também, irá aumentar o metabolismo. O metabolismo refere-se à velocidade em que os processos se desencadeiam no organismo. Quanto mais rápido ele for, mas fácil é perder gordura. Alimentar-se logo após o exercício irá mostrar ao corpo que ele não necessita estocar energia, pois o corpo será reabastecido sempre, mesmo depois de uma atividade em que se gastou muita energia

Dessa forma, a alimentação, mesmo que leve, deve estar presente antes e depois do exercício. Alguns alimentos auxiliam na hora de liberar energia para desempenhar atividades aeróbicas, dando energia durante todo o período de atividade. Vamos conhecer alguns exemplos de lanches leves e saudáveis, ótimos para consumir antes de exercícios cardiovasculares.

Lanches para antes do treino de aeróbico (1 hora antes da atividade física)

cardápios de lanches para comer antes e depois de correr

 Pão integral com ricota ou queijo cottage, com suco de laranja sem açúcar;

– Purê de batata doce e atum, com suco de frutas sem açúcar;

– Torradas integrais com patê ou queijo branco, com vitamina de banana e aveia (use leite desnatado);

– Pão integral com peito de peru, queijo fresco light, cenoura ralada, alface e tomate;

– Banana amassada com aveia integral e suco de maçã ou outra fruta que agrade; 

– Lanche de pão integral com filé de frango desfiado, queijo cottage, cenoura ralada e tomate, suco de frutas sem açúcar;

Após os exercícios não é necessário comer uma grande porção. A ideia é somente mostrar ao corpo que você irá nutrí-lo com energia sempre, não necessitando de guardar energia para períodos escassos. Por isso, lanches leves, com porções pequenas já irão auxiliar na hora de manter seu metabolismo acelerado:

Lanches para depois do treino de aeróbico

Iogurte zero com granola e mel;

Lanche de pão integral com blanquet de peru, requeijão light e rodelas de tomate, suco de frutas como melancia ou uva;

Salada de frutas com mel e queijo cottage;

Biscoito integral com queijo fresco e geleia de morango, suco de laranja;

Açaí com granola;

Purê de batata inglesa (babata mais comum) e filé de frango grelhado, com suco de frutas;

Não se esqueça que durante o exercício é muito importante manter a hidratação do corpo. Então, beba muito líquido, antes, durante e depois da atividade física.

Durante os exercícios aeróbicos existem também as opções de bebidas isotônicas e os suplementos em gel a base de maltodextrina e dextrose (mix de carboidratos simples e complexos). Esses suplementos são sugeridos apenas para atividades mais intensas e de longa duração e devem ser  recomendados por um profissional de saúde.

Refeições e lanches sugeridos para atividades aeróbicas como: corridas, natação, bike, lutas marciais, danças e aulas de aeróbicas como body jump, combat, Step, entre outras.

Consulte o médico, ele irá mostrar a melhor maneira de se iniciar uma atividade física.

Sobre Raquel Torres Costa Bressan

9 Comentários

  1. Gostaria de sugestões para lanches antes da academia e depois, mas coisas simples e praticas pois saiu do trabalho direto para academia não tenho tempo de preparar nada em casa.

    • Vera, podes optar pelo básico que funciona, batata doce e frango (podes substituir o frango por ovos, peixes ou outra carne do seu agrado), é oq mais funciona, devido ao índice glicemico da Batata, demora para digerir e absorver os nutrientes, te mandando energia(carbohidrato) durante toda a atividade física e até mesmo depois.

  2. Excelente artigo! Porém, com um pequeno erro de português: (amassada é com dois S).

  3. E um artigo sobre treino intenso de musculação (hipertrofia) com aeróbico pós treino? Que refeição fazer no pós para não prejudicar a massa magra?

    Parabéns pelo site.

    • Renato, pelo que entendi da sua pergunta, vc quer uma dica de refeição pós treino para evitar a perca de massa magra?

      Resposta: na sua refeição pós treino, inclua sempre carboidratos de baixo índice glicêmico – batata doce – pois ela fica mais tempo mandando nutrientes ao seu organismo, de modo que, mesmo vc treinando hipertrofia e na sequencia o aeróbico não tenha consumo da sua massa magra, pois vc ingerindo esse carboidrato, seu corpo entende que esta chegando energia, ele não precisa usar os músculos para se manter.

  4. Gostaria de saber quais opções de alimentos antes de treinar aeróbico em jejum,

  5. rogério da silva zacarias

    qual barra de proteína devo comer antes de fazer uma esteira ou um transpor?

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