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L-carnitina: Para que serve, efeitos colaterais, como tomar, preço e onde comprar

Todas as informações sobre a L-Carnitina. Para que serve, quais seus efeitos colaterais, benefícios no emagrecimento, melhores marcas e qual sua média de preço.

L-Carnitina - Para que serve, efeitos colaterais e emagrece

Pouco conhecida ainda, a L-carnitina é um ótimo suplemento para atletas, fisiculturistas e também para aquelas pessoas que desejam apenas complementar a alimentação com nutrientes saudáveis. Ela proporciona uma série de benefícios para o organismo. Conheça um pouco mais sobre este nutriente, fonte de energia.

O que é L-carnitina

A L-carnitina é uma substância natural, produzida pelo fígado e rins, e armazenada nos músculos. Sua principal função é ajudar o corpo a transformar gordura em energia. na prática, é ela quem realiza o transporte dos derivados da gordura para dentro das mitocôndria, onde eles serão oxidados e transformados em energia. Ela é sintetizada através de dois aminoácidos essenciais: a lisina e a metionina, com a ação conjunta da niacina, vitamina B6, vitamina C e ferro.

Fontes naturais e suplementos
A L-carnitina é encontrada em alimentos, como a proteína animal, e na forma de cápsulas ou composição líquida.

A carne vermelha, principalmente a de carneiro (78mg a cada 100g de carne), é uma das principais fontes naturais desse nutriente. Alguns produtos à base de leite, determinadas espécies de peixes e vegetais, como aspargos, também apresentam a L-carnitina em sua composição.

Quando o nutriente encontrado na alimentação não é suficiente, pode-se optar por suplementos específicos de L-carnitina. No mercado está disponível nas versões líquida, em cápsulas e em fórmulas compostas por uma mistura do nutriente com chá verde ou CLA – outros ingredientes ativos de emagrecimento que também contribuem para o aumento e acentuação da perda de gordura acumulada.

Carência de L-carnitina
Mesmo com o organismo produzindo este nutriente e dele ser obtido pela alimentação, em muitos casos há uma carência de L-carnitina. Por não comerem carne, os vegetarianos precisam de quantidades maiores da substância. Há também outros estados de deficiência como, por exemplo, o exercício físico extenuante, a obesidade, a gravidez, a infertilidade masculina, crianças em fase de crescimento.

Algumas doenças também contribuem para diminuir os níveis de L-carnitina no organismo, como doenças cardiovasculares, gordura no sangue, cirrose, hipotireoidismo, entre outras.  

Para que serve

Você irá encontrar a L-Carnitina presente em várias composições de suplementos termogênicos e emagrecedores. Isso se deve a sua forma de ação no organismo, que tem participação fundamental no metabolismo das gorduras, fazendo o transporte dos ácidos graxos para as mitocôndrias, essas que por sua vez, são as principais responsáveis por gerar energia.
Resumindo de forma clara essa parte, a L-Carnitina faz com que a gordura, além do carboidrato em excesso, acabem sendo utilizadas como fonte de energia, consequentemente, promovendo a perda de gordura e emagrecimento.

Outro motivo da procura por esse emagrecedor, é que ele promove um estimulo secundário na produção de energia também, relacionado as nossas reservas de glicogênio muscular, resultando em um aumento da resistência muscular durante as sessões de treino de força (musculação).

A L-Carnitina também apresentou resultado promissores na elevação da produção de No2 (óxido nítrico), como explicado nesse artigo, o gás No2 promove o aumento de fluxo sanguíneo através da vasodilatação. Esse aumento será responsável por maior oxigenação do sangue e envio de nutrientes para as células musculares, acarretando na regeneração das fibras depois dos treinos, resultando com isso, o ganho de massa muscular.

Abaixo vamos então destacar para que serve a L-carnitina e quais os benefícios que pode proporcionar.

Leia também: Tudo Sobre o Lipo 6 e Lipo 6 Black – O que é, efeitos e como tomar

Benefícios da L-carnitina

Quando utilizada por atletas, contribui para o aumenta o rendimento físico, tem efeito estimulante, proporciona a queima de gordura, e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Atua também no desenvolvimento das faculdades mentais e auxilia a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Se aliada a uma alimentação saudável e equilibrada, esse nutriente pode ajudar em diversos aspectos:

  • Ter mais energia, pelo fato da gordura ser mais energética que os carboidratos e proteínas;
  • Ganho de massa muscular;
  • Maior resistência cardiovascular devido à eficácia energética das gorduras. Quando o corpo aprende a queimar a gordura, ele terá uma fonte quase inesgotável para esforços de longa duração;
  • Ação antioxidante combatendo os radicais livre, prevenindo o envelhecimento precoce e fortalecendo o sistema imunológico;
  • Ossos mais fortes, pois ajuda a promover o aumento da osteocalcina, indicador positivo para a inibição da perda de massa óssea.
  • Grande aliada do cérebro, já que é capaz de estimular as funções cerebrais e ainda protegê-lo dos danos causados pelo envelhecimento.

L-Carnitina emagrece mesmo?

A carnitina consegue gerar maior quantidade de energia para os músculos e assim melhorar o desempenho nos treinos. Essa energia é retirada das células de gordura. Com a ajuda desse nutriente a células adiposas de cadeia longa são oxidadas e só assim conseguem atravessar a membrana e chegar na mitocôndria (organela vital para a produção de energia celular), onde finalmente, serão metabolizadas e transformadas em energia para ser consumida pelos músculos e pelo coração.

Apesar de ser uma proteína não essencial, sem a suplementação não ocorre a queima de gordura já que é necessária muita carnitina para oxidar o tecido adiposo. Quando não há uma quantidade suficiente dessa substância, as células de gordura não conseguem entrar nas mitocôndrias e acabam retornando para o organismo na forma de triglicerídeos, aumentando a pressão sanguínea.

Mas é preciso ficar atento. Segundo estudos realizados em 2003, a suplementação de carnitina não mostrou nenhum efeito relacionado à oxidação de gorduras durante o repouso. Praticamente, 70% dos ácidos graxos que foram liberados voltaram na forma de triglicerídeos, ou seja, não foram oxidados.

Assim, a carnitina só apresenta seus reais efeitos durante o processo de atividade física já que é nesse momento que o nosso corpo mais precisa de energia.

Um estudos realizado por Pistone e cols. avaliou os efeitos da suplementação de 2 g de carnitina por dia atuando em conjunto com atividades físicas em idosos durante 30 dias. O resultado foi que a massa gorda declinou em 3,1 kg enquanto que a massa magra aumento em 2,1 kg.

Em contrapartida, um outro estudo, usando suplementação de carnitina de 3 g por dia durante 4 semanas mostrou que o nutriente não teve efeito algum sobre a oxidação da gordura durante os exercícios físicos. 

Efeitos colaterais da Carnitina

  • Não se sabe ainda ao certo quais são os exatos efeitos colaterais da carnitina. Já houve relatos de náusea, vômitos, cólica abdominal e diarreia.

Outros efeitos bem menos frequentes também foram descritos:

  • convulsões e fraqueza nos músculos, mas isso só acontece em indivíduos que já possuem um histórico desses sintomas;
  • Além disso, a suplementação desse nutriente pode ser altamente prejudicial para quem tem hipertensão arterial;
  • Pesquisas já relataram que, o ácido graxo (gordura) pode não ser oxidado e transformado em energia, assim, retorna para o organismo na forma de triglicerídeos.

Leia também: Termogênicos – o que são, benefícios, efeitos colaterais e como tomar

Como tomar a L-carnitina

Se o intuito é emagrecer e aumentar a imunidade, o recomendado é iniciar com 500mg do suplemento por dia. Após um período de adaptação, a dose de L-carnitina poder chegar a até 2 gramas por dia, próximo da quantidade diária máxima recomendada, que é de 3 gramas por dia.

A L-carnitina deve ser ingerida de estômago vazio, pela manhã, antes de tomar o café. Não deve ser consumida antes de dormir, pois possui efeito estimulante e pode causar insônia.

Melhores marcas, preços e onde comprar

A venda da L-Carnitina é liberada no Brasil pela Anvisa e existem duas versões desse emagrecedor que pode ser encontrado a venda em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais: A L-Carnitine em cápsulas e A L-Carnitina liquida.

  •  Para quem pretende comprar, as melhores marcas nacionais são: L-Carnitina da Probiótica < artigo com uma análise completa sobre o produto, vale a leitura.
  •  L-Carn da IntegralMédica, tem média de preço R$126,00 a embalagem com 120 cápsulas.
  • Outra marca importada muito conceituada é a L-Carnitina da Optimum. A embalagem com 60 tabletes tem média de preço de R$125,00.

Foram pesquisadas em 4 e-commerce para chegarmos a essa média de preço.

L-Carnitina e Acetil L-Carnitina, existem diferenças?

Outro suplemento que pode ser encontrado a venda por ai é o acetil L-Carnitina (ou Acetyl L-Carnitine). Essa substância possui o mesmo composto da L-Carnitina, sendo apenas a versão processada da L-Carnitina e que possui uma maior facilidade para transpor a barreira hematoencefálica (barreira cerebral). Sendo um precursor de acetilcolina, sua utilização é indicada como um tipo de ativador ou estimulador neuronal.

Relatos

Utilize a área de comentários abaixo e ajude os próximos leitores com o seu relato, falando quais foram os resultados obtidos com a L-Carnitina. Se teve mesmo resultados satisfatórios ou não, algum efeito colateral, marca que utilizou e mais informações que achar relevante. Caso tenha gostado desse artigo, ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais.

Grande abraço e ótimos treinos!

Referências:
COELHO, Christianne de Faria et al . A suplementação de L-carnitina não promove alterações na taxa metabólica de repouso e na utilização dos substratos energéticos em indivíduos ativos. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo , v. 54, n. 1, p. 37-44, Feb. 2010 .Available from Scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302010000100007&lng=en&nrm=iso. access on 15 Sept. 2015. Dx.doi.org/10.1590/S0004-27302010000100007.

143 Comentários

  1. Oi gente! Tenho uma duvida cruel.. A L-Carnitina para ganho de massa, devo tomar que horario? eu malho a noite..

    • L-Cartinina é pra perda de gordura e não pra ganho de massa.

      • Mas nesse post esta falando q esse produto utilizado com uma alimentação saudável e exercícios físicos proporciona sim ganho de massa muscular …Acabei de ler acima ….

        • Correto para ganho ou perda l-carnitina funciona reciproca pois vai depender diretamente do seus esforços físicos e dietas que estarão voltados para seu objetivo ganho de massa magra ou perca de gordura eventualmente pode-se atingir os dois direta ou indiretamente.

      • Eu quero sabe quantas mg eu começo tomar tenho 63 kl e 1,57 de altura vou começar academia e queria começar a tomar ?

      • Também ajuda no ganho de massa magra já que pode elevar fluxo de sangue e na queima de gordura que resulta como fonte de energia nos treinos. Ajuda no acúmulo de ácido lático e nas reservas de glicogênio, e já ha estudos que comprovam isto.

  2. Eu sou hipertenso posso toma….

  3. Ouvi muita gente dizer que nao da resultado, mas resolvi experimentar e pra mim deu sim, tomei pela manhã e alem de me dar muita mas muita energia, tamvem me tirou a fome, conseguia ate correr na esteira.. E perdi 7 kilos rm um mês, só que tive um efeito colateral me soltava um pouco o intestino..

  4. Emanuela Mascarello Lorenção

    Eu tenho arritmia cardíaca. Eu tomei o L carnitina é meu deu taque cardíaco. Por que isso aconteceu?

  5. Estou tomando l carnitina ha 3 dias realmente minha fome esta menor mas me da muito enjoo e normal ou devo parar?

  6. bom dia, to pensando em tomar,so q tenho uma bb de 1ano e 9 meses e ela ainda mama peito. sera q tem algum problema ? por favor me respondam ??????

  7. Percebo que a maioria das pessoas não leem o artigo e querem respostas de tudo que esta no artifo
    1- se você é hipertenso não pode tomar esta claro isso no artigo
    2- não é que ganha massa magra , diminui a massa gorda o que por sua vez aumenta entre aspas a magra , mas não é o principal objetivo
    3 – enjoos podem ocorrem é proprio de quando se inicia algum procedimento ate o corpo acostumar eu geralmente sigo e passa em torno de 4 oui 5 idas
    4- ali diz bem claro TOMAR PELA MANHA EM JEJUM
    Pessoal tudo começa pela sua decisão de fazer algo por si , comece lendo e muito sobre as coisas que pretende tomar , leiam com atenção as informações não está satisfeito vá pra outro site , leia leia leia muito como é que querem resultados se até preguiça de se informar tem …. desculpem a sinceridade mas busco ajuda pra perder gordura só da barriga , mas estou lendo muito me informando buscando informações com amigos, profissionais , abraço a todos e me desculpem se fui um pouco ríspida e que nada vai cair do céu se você não se esforçar muito , eu as vezes desanimo mas um dia eu pretendo achar o que procuro e que dê certo agora vou testar a Carnitina ,

    • Tirou as palavras da minha boca! 🙂

    • E o que descobriu sobre perda de gordura abdominal?

    • Ola, Magali.
      Assim como você, também sou corredora, Após os 40 anos ficou muito difícil eu perder peso e ando meio desanimada, tenho passado por um stress absurdo em meu trabalho e isso está me consumindo muiiita energia. Vou por um programa de reeducação alimentar e atividade física, o qual recomenda o uso da l-carnitina, que comecei a me informar a respeito. Você já sentiu algum resultado?
      Obrigada por compartilhar. Abraços e sucesso.

      • Boa tarde Tati, aqui vc ja deixou um motivo para ter mais dificuldade em perder peso, o stress, o hormonio que ele libera é péssimo pra praticamente tudo na saude. e o que ele não pio ra ele faz aparecer, entao procure formas de controlar esse stress

    • Cara, estou tomando antes do treino e fico muito bem disposto. Pode ser coincide, mas a verdade é q estou gostando de tomar antes do treino ao invés de pela manhã em. Jejum

    • Melhor resposta impossível…
      Sem esforço não chega lugar nenhum…

  8. Sou corredora de rua e possuo gordura somente na parte da cintura não é muita mas dificil de perder me desculpem os erros e a sinceridade , abraço

  9. Corro aos domingos e malho três vezes por semana. tenho 1,64 de altura e 60 kg. e só o que me incomoda é um pouco de gordura abdominal. pois tenho dois filhos, então a barriga não é mais a mesma. tomo whey e bcaa. vou testar a l-carnitina, pra tentar queimar essa gordura da barriga.

  10. Fiz o uso da L-Carnitina indicada pela nutricionista alinhei a minha dieta e a rotina de exercícios para diminuir o percentual de gorduras, ingerindo 4 cápsulas ao dia (2 pre e 2 pós treino) perdi 3kg em um mês e meu percentual de gordura diminui muito também. Não tomei nenhum as marcas acima, mas indico sim o produto pra quem busca diminuir gordura. Não tive nenhum efeito colateral.

  11. Oi tenho hipotireoidismo tomo meu remédio em gejum pela manhã faz mal eu toma a l carnitina ?? Eu treino de manhã também

  12. E maria cenira tomo L carnitina antes do treino,nunca tive problemas por conta de ser hipertensão,tenho 59 anos!!tem algum problema toma L carnitina as 17:30? É. A hora que vou para a academia.sera q é melhor eu tomar pela manhã hora que saio para o trabalho? Só que eu timo 3 comprimidos para controle da pressão arterial. ..e agora fiquei na dúvida,se eu tomo l carnitina de manhã at a noite esta valendo para meu treino? Posso tomar 2 vezes ao dia? hipertensão?

  13. Estou fazendo o uso da L Carnitina a pouco menos de um mês, faço o uso de 12 em 12h e uma dosagem de 1000mg, e estou gostando do resultado.
    Faço acompanhamento médico e foi indicado por ele. Li que não é indicado para hipertensos, mas o meu médico receito o uso mesmo eu tendo a pressão arterial um pouco elevada.

    E junto com a Carnitina, foi receitado outros suplementos.

  14. Uma dúvida: alguns falam que deve-se tomar uns 30, quarenta minutos antes da atividade física AERÓBICA. Outros falam que pode-se tomar pela manhã em jejum.
    Afinal de contas, como se deve ingerir este complemento?
    Abraços.

    • como está escrito lá no artigo!
      ate 2g por dia… somente não deve ser tomado por motivo de evitar a insonia.

    • Cesar, ja fiz o uso da L-Carnietina, senti uma energia a mais nos treinos, no meu caso +aeróbico (esteira, bicicleta, Step e uma musculação +repetições -carga), além é claro da perda de peso, e costumava a tomar uns 40min. antes de treinar.

  15. Eu posso tomar a l carnitina com algum termogenico o Grenade ou Lipo 6 UC?

    • Eu creio q não há nenhum problema Antonio, pois minha nutri passou L- carnitina e o Kimera termogênico, vc só tem q prestar a atenção se o termogênico ja não tem a L-carnitina, pra ajustar a dose e não tomar demais.

      • Obrigado Camila.

        Como vc toma esses 2? Minha nutricionista me passou pra tomar o termogenico 1 hora antes do treino, mas tem me tirado o sono. To pensendo em tomar o termogenico durante o dia e a l-carnitina a noite.

      • EU TOMAVA O KIMERA, e parei pa tomar o L carnitina , entao posso tomar os dois ?

  16. Fiz um ciclo com L carnitina da bodyaction e gostei do resultado, principalmente o aumento do rendimento físico durante o treino de definição.

  17. posso tomar antes do exercício aeróbico… mais não tenho feito musculação por enquanto.. será que posso tomar mesmo assim?

  18. quem é hipertenso tem que associar o uso da l-carnitina à pra´tica de atividade física, pois ela acelera o metabolismo.

  19. Meu namorado faz uso e aumentou a sudorese a ponto do corpo dele estar sempre “pregando” além de estar com cheiro de carne estragada, vimos isso pq quando ele toma eu sinto o cheiro e quando não toma, não sinto… Li em outros sites que esse é um dos colaterais também

  20. Minha nutri me mandou eu tomar 30minutos antes do trino ela me passou lCarnitini sem cafeína alguém aí já tomou sem cafeína?

  21. Boa tarde, gostaria de saber se posso tomar l-carnitina, pois tenho bloqueio de ramos direito total.Isso não é uma cardiopatia.LI uma matéria que diz que o uso deste não pode ser prolongado.

  22. Comecei a tomar por recomendação médica, faço acompanhamento com endocrinologista pq tive uma inflamação na tireoide que deixou meus hormônios doidos, ele receito a L carnitina para dar energia, não posso usar nada que tenha cafeina e bem difícil encontrar um termogênico que não tenha cafeina, estou a tomando a uma semana +ou-, sempre 30 ou 40 minutos antes da atividade física, que sempre são a noite, e tenho notado que estou mais disposta durante e depois, não tenho problemas para dormi.

  23. Recomendo estou tomando a líquida a 2 semanas meus treinos rendem mais e já elimunei 3,5kl de gordura.

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