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Jaca – Seus benefícios, propriedades e como consumir

A Jaca é uma fruta que não engordar e se consumida com moderação, pode auxiliar na perda de peso sim! Conheça agora todos os seus benefícios.

jaca fruta

O que é

A jaca é o fruto da Artocarpus heterophyllus, popularmente conhecida como jaqueira. É uma fruta com várias sementes ou caroços envolvidos por uma polpa (bago) suculenta e de cor amarelada. Possui uma casca com saliências que pode variar da cor verde quando imatura ao amarelo-amarrronzado quando madura.

Essa fruta pode atingir até 40 centímetros de comprimento e pode chegar a pesar mais de 30 quilos. É cultivada no Brasil, principalmente na região Nordeste, e na Ásia.

Existem duas variedades de jaca: a de bago de consistência mais mole conhecida como jaca de bago mole e a de bago de consistência mais dura conhecida como jaca de bago duro.

Para que serve

Essa fruta serve para o consumo tanto in natura quanto em diversas preparações, caseiras ou industrializadas, com a finalidade de nutrir o organismo e oferecer benefícios à saúde, especialmente na prevenção e combate de algumas doenças, bem como manter o bom funcionamento do organismo

Composição nutricional

Uma fruta rica nutricionalmente falando, a jaca se destaca pela presença dos seguintes nutrientes:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Fibras alimentares;
  • Vitaminas: A, C e do complexo B;
  • Minerais: cálcio, ferro, sódio, potássio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, zinco, entre outros;
  • Fitonutrientes.

É uma fruta que também possui gorduras na sua composição, porém em pequena quantidade. Além disso, não é rica em calorias, pois uma porção de 100 gramas contém, em média, 70 calorias.

Além desses nutrientes, a jaca é uma fruta rica em água, característica essa que ajuda na hidratação do corpo.

Benefícios

1. Ajuda a reduzir a pressão arterial

A jaca ajuda a controlar a pressão arterial por causa da boa quantidade de potássio que essa fruta contém. O potássio é um mineral que, entre outras funções, controla a quantidade de sódio no organismo, que, quando em excesso, contribui para aumentar a pressão. Com a quantidade de sódio controlada, não só a pressão arterial fica controlada como o funcionamento dos rins também.

2. Ajuda a prevenir e combater o câncer

Um grande benefício que essa fruta oferece é prevenir e combater doenças, principalmente o câncer, por causa da ação dos seus fitonutrientes que neutralizam a ação de substâncias conhecidas como radicais livres. Essas substâncias surgem no organismo via processos metabólicos ou através de fontes externas como radiação, poluição, substâncias químicas, entre outras.

Os radicais livres atacam as células saudáveis do corpo provocando uma série de prejuízos como doenças, envelhecimento precoce e enfraquecimento do sistema imunológico.

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3. Previne a degeneração celular

A degeneração celular é uma alteração que ocorre nas células que pode reduzir ou cessar a função celular causando a sua morte em razão do acúmulo de substâncias no seu interior. Através da ação dos seus fitonutrientes, a jaca ajuda a prevenir esse dano celular.

4. Regula o intestino

Esse benefício oferecido se dá por causa da presença das fibras alimentares nessa fruta. As fibras, quando estão presentes no intestino, estimulam os movimentos peristálticos favorecendo um melhor trânsito intestinal.

Além disso, ajudam na formação do bolo fecal juntamente com a água, melhorando a consistência do bolo fecal e eliminando-o com mais facilidade. Por isso, pessoas que sofrem constantemente com constipação, a famosa prisão de ventre, podem se beneficiar dessa característica oferecida por essa fruta.

5. Ajuda a perder peso

A jaca é uma fruta indicada para dietas para perda de peso por causa das baixas calorias que possui e por ser uma fruta pobre em gorduras.

Além disso, é rica em fibras alimentares, nutrientes que garantem uma sensação maior de saciedade. Com a saciedade aumentada, a fome fica mais retarda e a ingestão alimentar mais controlada, principalmente de alimentos que promovem o aumento de peso rápido.

Porém, mesmo rica em fibras e baixa em calorias, se for consumida em excesso pode exercer o efeito contrário, ou seja, pode contribuir para o aumento de peso assim como todo alimento consumido em grande quantidade, seja fruta ou não.

6. Mantém a saúde da pele

A saúde da pele é mantida com o consumo regular da jaca por causa da ação os seus fitonutrientes que contribuem evitam que a pele envelheça de forma precoce.

Além disso, a vitamina C, um poderoso antioxidante, é um nutriente que estimula a produção de colágeno e elastina, fibras que fazem parte da composição da pele e responsáveis por mantê-la lisa, firme e com aspecto jovem e saudável, além de prevenir o aparecimento de estrias e celulites.

Além da pele, a jaca também contribui para manter a saúde das unhas e dos cabelos através da vitamina A, um nutriente que também exerce ação antioxidante no organismo.

7. Contribui para o processo de cicatrização

Esse benefício oferecido pela jaca se dá pela ação da vitamina C que estimula de forma mais rápida o processo de regeneração celular e, consequentemente, da cicatrização.

8. Ajuda na saúde óssea

O cálcio e o magnésio são os nutrientes que mantém a saúde dos ossos em dias. O cálcio é o mineral responsável por se depositar nos ossos e manter a sua estrutura forte.

Já o magnésio é o nutriente responsável pela absorção, metabolização e estocagem do cálcio nos ossos. Por isso, ambos são importantes para manter a saúde óssea e evitar doenças como a osteoporose.

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Como consumir

A jaca pode ser encontrada na forma in natura, em preparações industrializadas e na forma desidratada. Esta é uma opção de comercialização por causa das grandes perdas dos produtores na pós-colheita porque é uma fruta muito úmida e pode se estragar facilmente.

A principal forma de consumo da jaca é in natura. Porém, ela também pode utilizada para fazer parte de preparações como:

  • Doces
  • Geleias
  • Bebidas
  • Picles
  • Purê
  • Sorvete
  • Sucos
  • Vitaminas

Além dessas receitas tradicionais, a jaca é bastante usada como substituto da carne vermelha e do frango na alimentação vegetariana e vegana.

O caroço pode ser aproveitado para ser consumido na forma cozida. Em alguns lugares como a Índia, a polpa pode ser utilizada para a preparação de aguardente.

Com todos esses benefícios e praticidade de consumo, a jaca é uma excelente opção de fruta para ser inserida na alimentação diária.

Sobre Treino Mestre

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