Página Inicial » Frutas » Jabuticaba – Todos os seus benefícios, propriedades e como consumir

Jabuticaba – Todos os seus benefícios, propriedades e como consumir

Por ser rica em vitamina C e ferro, a jabuticaba fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater a anemia. Veja outros benefícios dessa fruta, se ela engorda e como comer.

Jabuticaba

O que é

A jabuticaba é uma fruta nativa do Brasil, especificamente da floresta atlântica, cujo nome é de origem indígena que pode ter dois significados: fruta em botão e gordura de jabuti.

A fruta possui formato arredondado e pequeno com poucas sementes no seu interior envolvidas por uma polpa branca. Possui casca de cor verde quando imatura e arroxeada quando madura e apresenta sabor adocicado.

É uma fruta que, curiosamente, cresce no tronco da sua árvore, a jaboticabeira. É consumida em todo o Brasil, porém com predominância nas regiões centro-oeste e sudeste.

Para que serve a jabuticaba

Em nosso país, essa fruta é mais utilizada para fins culinários, porém, ela também pode ser usada para fins medicinais.

Composição nutricional da jabuticaba

Essa fruta é rica em nutrientes que oferecem vários benefícios ao corpo. Entre esses nutrientes podemos destacar:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Vitaminas: C e vitaminas do complexo B (principalmente a niacina);
  • Minerais: ferro, cálcio, fósforo;
  • Fibras: pectina;
  • Antioxidantes: antocianina.

A jabuticaba é um alimento que contém poucas calorias. 100 gramas possui, em média, 45 calorias, sendo, portanto, uma fruta que pode fazer parte de dietas para emagrecimento.

Benefícios da jabuticaba

Os benefícios que essa fruta oferece à saúde são inúmeros. Os principais benefícios são obtidos através da sua casca que é rica em fibras e substâncias antioxidantes. Entre eles podemos citar:

1. Previne o câncer

A jabuticaba é eficaz no combate a doenças, principalmente o câncer. Ajuda a prevenir outras doenças também como as cardiovasculares e as neurodegenerativas. Todo esse benefício ocorre por causa das substâncias antioxidantes presentes nessa fruta, principalmente as antocianinas, pigmentos antioxidantes presentes em alimentos das cores vermelha e arroxeada.

As antocianinas agem no organismo combatendo a ação dos radicais livres, moléculas instáveis que atacam outras moléculas para se tornarem estáveis. Esses radicais são altamente oxidativos e reativos e podem danificar as células saudáveis do corpo alterando a estrutura do seu DNA dando origem a diversos tipos de doenças como as citadas, além do envelhecimento precoce.

Os antioxidantes atuam prevenindo a formação dos radicais livres ou, quando formados, neutralizando sua ação ou até eliminando-os do corpo.

2. Fortalece o sistema imunológico

As antocianinas presentes nessa fruta também fortalecem o sistema imunológico, assim como a vitamina C que também é um nutriente antioxidante. Com o sistema imunológico mais fortalecido, o corpo fica prevenido de inflamações, infecções e doenças como a gripe.

3. Regula o intestino

A jabuticaba ajuda a regular o intestino por causa das fibras presentes na casca dessa fruta. Essas fibras estimulam os movimentos intestinais, melhoram o trânsito intestinal e contribuem para a formação do bolo fecal eliminando-o com mais facilidade, além de prevenir e combater doenças intestinais como a constipação (prisão de ventre) e até câncer no intestino.

4. Combate a anemia ferropriva

A anemia ferropriva é uma doença causada pela deficiência de ferro. Essa fruta ajuda a prevenir e combater essa doença justamente por causa do seu bom conteúdo de ferro.

O ferro é um mineral que faz parte da hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias que são as células responsáveis pela coloração vermelha do sangue. Por isso, um dos principais sintomas da anemia é a coloração pálida da pele, principalmente de regiões como mucosas dos olhos e palmas das mãos por causa dos baixos níveis de ferro no sangue.

5. A jabuticaba engorda ou emagrece?

A jabuticaba não engorda e pode ajudar no processo de emagrecimento porque é pobre em calorias, podendo fazer parte da alimentação diária, e por causa das fibras que, quando presentes no trato gastrointestinal, dão mais saciedade e aumentam o tempo de trânsito intestinal, contribuindo para controlar a fome e o apetite e, assim, controlar a ingestão alimentar.

6. Ajuda a controlar a diabetes e o colesterol

A diabetes e a alteração do colesterol são doenças acometem grande parte da população atualmente e podem ser controladas com a ajuda de alguns alimentos, entre eles a jabuticaba.

Essa fruta ajuda no controle dessas doenças através das fibras presentes na casca dessa fruta, especificamente a pectina. Essa fibra, quando está presente no intestino, cria uma espécie de gel que forma uma barreira para controlar a absorção de açúcares e gordura para o sangue. Dessa forma, a absorção desses dois nutrientes fica mais lenta e constante evitando o aumento brusco e em longo prazo de glicose (açúcar do sangue) e colesterol.

7. Promove a saúde da pele

Esse benefício ocorre por causa da vitamina C. Essa vitamina é a responsável por estimular a produção de colágeno e elastina, proteínas presentes na estrutura da pele que dão firmeza e elasticidade a ela, além de evitar o aparecimento de estrias e celulites conferindo um aspecto jovem, bonito e saudável à pele.

8. Estimula a cicatrização da pele

A cicatrização da pele é estimulada também através da vitamina C. Isso ocorre porque essa vitamina promove a regeneração celular de forma mais rápida e, consequentemente, a cicatrização.

Leia também => Morango: Seus benefícios para saúde, propriedades e principais vitaminas

9. Promove a saúde óssea

A jabuticaba também promove a saúde óssea através do seu bom teor de cálcio. Este mineral é importante para manter a saúde dos ossos porque ele mantém a sua estrutura forte prevenindo o enfraquecimento dos ossos e o aparecimento de doenças como a osteoporose.

10. Benefícios medicinais

Através da casca da jabuticaba pode ser feito um chá que possui propriedades fitoterápicas e ajuda a combater problemas como:

  • Diarreias;
  • Asma;
  • Inflamação na garganta;
  • Inflamações e gordura no fígado;
  • Inflamações intestinais.

Como consumir

A principal forma de consumo da jabuticaba é in natura, mas essa fruta também pode ser consumida em preparações como:

  • Sucos;
  • Vitaminas;
  • Geleias;
  • Doces;
  • Licor;
  • Vinho;
  • Vinagre;
  • Chás .

Independentemente do tipo de preparação, a jabuticaba deve ser utilizada de forma integral, ou seja, com casca, para que todos os seus nutrientes sejam aproveitados, principalmente as fibras e as substâncias antioxidantes que se encontram justamente na casca dessa fruta.

Leia também => Os Benefícios do açaí e cuidados com o consumo em excesso

Antes do consumo, a jabuticaba deve ser bem lavada já que ela deve ser consumida com a casca. Essa fruta tem seus benefícios potencializados quando é consumida junto com uma alimentação saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!