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Insanity, conheça mais sobre este método de treinamento

Muitos métodos de treinamento são conhecidos hoje em dia. O Insanity vem se popularizando bastante, conheça mais sobre o seu funcionamento!

Quem acompanha as postagens do Treino Mestre, já percebeu que para o emagrecimento, não existem muitos segredos, mas sim técnicas adequadas. Intensidade elevada, alternância de estímulos, dieta e descanso são fundamentais. Falando mais especificamente da alta intensidade e da alternância de estímulos, temos diversos métodos que englobam este tipo de variável. Um dos métodos de treino mais famosos que fazem isso, é o Insanity Workout.

treino insanity

Este método de treino foi desenvolvido pelo professor americano Shaun Thompson e é composto por 12 DVDs, que contém toda a série de exercícios. Basicamente, ele se utiliza de exercícios feitos em alta intensidade, que seguem uma lógica de treinamento bastante simples: movimentos amplos e com grande variedade motora, o que faz com que a intensidade seja bastante aumentada.

O programa de treinamento criado por Shaun, conta com um planejamento de dias, onde as pessoas executam em suas casas tal método de treino. As aulas são todas mostradas em DVD e cada uma delas tem em média, uma hora.

O princípio deste treinamento são os exercícios aeróbicos intensos, que misturam saltos, chutes, flexões e agachamentos. Segundo o que consta na explicação do método, nos 10 minutos iniciais temos o “power aquecimento” e os 10 últimos minutos, são dedicados aos alongamentos. Em cada nova etapa o praticante é motivado a ir um pouco mais além do que foi na etapa anterior e testar a si mesmo.
A cada 15 dias é feita uma “avaliação”, que tem como objeto principal, o condicionamento físico, para que seja possível verificar a evolução do treinamento.

Veja neste vídeo um exemplo de aula:

 E agora a pergunta que não quer calar: o Insanity é bom? Sem ser evasivo, mas tenho que te responder que depende…

Insasity é bom? Depende

Vamos avaliar melhor o que é o Insanity. O programa nada mais é do que um planejamento de treino para pessoas comuns, que tem como objetivo, principalmente o emagrecimento e a melhora do condicionamento físico. Basicamente, o programa, quando bem executado, pode promover isso. O problema, não só do insanity, mas de todos os que promovem treinos gerais, é que eles vão contra a individualidade biológica.

O programa do Insanity deixa bem claro que pessoas com problemas de joelho e de coluna não devem fazer tais exercícios. Ok, ponto positivo. Mas e as pessoas com falta de fortalecimento? E as pessoas com desvios posturais e que não sabem de seu quadro?

Existe também a questão de movimentos mais complexos, multiarticulares, na grande maioria das vezes precisa de correção, principalmente em casos de pessoas que não tem experiência com o treinamento físico. Ou você acha que uma pessoa que nunca entrou em uma academia ou estúdio, consegue agachar de uma maneira que não seja lesiva em longo prazo? Acho bastante difícil.

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Além disso, veja o que o programa propõe: exercícios aeróbicos intensos em aulas de aproximadamente uma hora. Pois bem, já falei diversas vezes que a intensidade é inversamente proporcional ao volume, portanto, acredito que esta intensidade prometida não seja assim tão elevada. E se as aulas forem de fato tão intensas, o alongamento no final pode vir a ser lesivo, pois o fuso muscular estará esgotado e não terá a mesma capacidade de controlar a tensão/relaxamento das fibras musculares.

Então não devo fazer o Insanity? Novamente te digo, depende. Ele se baseia em boas estratégias, mas se o contexto em que ele for inserido não for o ideal, ele não trará benefícios e ainda por cima pode ser lesivo. Então, se quiser optar por este método, procure a orientação de um profissional de educação física capacitado e tenha em mente, que sem uma dieta balanceada, você não alcançará seus objetivos! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Um comentário

  1. Muito bom artigo gostei do treino, tenho visto que os treinamentos intensos de curta duração estão tendo melhores resultados que os exercícios aeróbicos de longa duração no processo de emagrecimento.

    Att,
    Glauco

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