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Homens devem treinar glúteos?

Uma dúvida muito comum entre os homens, é se eles devem ter em seu treino, exercícios para glúteos. Veja neste artigo, uma abordagem completa sobre o tema!

Treino exercício glúteo homens

Há certos conceitos, que não estão explícitos, mas se mantém presentes nas academias. Um deles, é sobre homem não precisar treinar glúteos. Da mesma forma que algumas mulheres não treinam membros superiores, há muitos homens que não treinam membros inferiores. Neste segmento, acabam não fazendo um correto fortalecimento dos glúteos.

Mas afinal, os homens devem treinar glúteos? Sim, devem. Da mesma forma que as mulheres? No geral não. É importante entender que há questões funcionais e estéticas. Por isso, temos que entender a abordagem de uma forma mais ampla.

Qual a importância de treinar corretamente os glúteos?

Seja em homens, seja em mulheres, treinar glúteos deve fazer parte da rotina de exercícios. Mas antes de falar disso, precisamos entender a função funcional dos glúteos. Os músculos glúteos, seja o máximo, o médio e o mínimo, tem uma importante função na sustentação do corpo, na marcha e na produção de força dos membros inferiores.

Por isso, é muito importante que o treino de glúteos até tenha um aspecto estético, mas que em algum ponto, tenhamos a preocupação com a questão funcional.

O treino de glúteos é sim importante para homens. Por questões funcionais, principalmente. Além disso, a questão estética em alguns homens também é uma das motivações.

Porém, não há a necessidade de o treino de glúteos para homens ser igual ao das mulheres. Há alguns pontos, no treino de glúteos para homens, que precisam ser adaptados. Desta maneira, com alguns ajustes, já teremos as adaptações funcionais que o corpo precisa e também, uma melhora na parte estética. Veja agora, alguns pontos práticos do treino de glúteos para homens!

Treino de glúteos para homens na prática

Basicamente o treino de glúteos para homens não precisa ser igual ao das mulheres. Podemos usar alguns exercícios, que tem como sinergista os glúteos. Lembrando que de forma geral, o treino de glúteos acontece com a extensão de quadril. Desta maneira, usar no treino de coxas, movimentos que também tem extensão de quadril, é muito interessante para que os glúteos sejam também ativados.

Estes movimentos, usados da forma correta, já trazem uma grande solicitação dos glúteos. Com isso, em muitos casos, já há a possibilidade de um trabalho suficiente. Mas tudo depende da forma como o treino é organizado.

Isso significa que nem sempre, há a necessidade de um treino de glúteos específico para homens. Usando movimentos bem estruturados, já podemos ter um bom trabalho de glúteos. Veja agora, alguns exercícios que podem ser usados em seu treino, que já tem uma grande solicitação para os músculos dos glúteos.

1- Stiff

Basicamente, o stiff é um movimento que atua diretamente nos isquiotibiais e glúteos. Portanto, no treino de glúteos para homens, ele é um exercício bastante interessante. Uma das grandes vantagens do stiff para os glúteos é que com uma pequena adaptação, temos um trabalho mais intenso de glúteos.

Para isso, basta dobrar levemente os joelhos durante a execução, para que os isquiotibiais entrem em insuficiência ativa. Com isso, o trabalho dos glúteos é potencializado fortemente. Por isso, este é um exercício que deve ser usado para homens, pois ele potencializa o trabalho de glúteos, bem como de isquiotibiais, no mesmo movimento.

2- Agachamento

O exercício de agachamento é muito importante para o trabalho de quadríceps, principalmente. Porém, por ser um movimento multiarticular, outros músculos acabam participando também do movimento. Neste caso, temos o trabalho também dos músculos isquiotibiais, como sinergistas e principalmente, dos glúteos. Mas para que o trabalho muscular seja considerável, precisamos que o agachamento seja feito além da angulação de 90 graus do joelho.

O agachamento feito desta forma, traz um aumento da solicitação muscular dos glúteos. Porém, é fundamental que o agachamento seja muito bem executado para que isso aconteça. As curvaturas da coluna precisam estar sempre, mantidas. Se a coluna não tem suas curvaturas mantidas, deixamos de ter a participação dos glúteos no movimento. Por isso, para que o agachamento tenha uma real efetividade no treino de glúteos, ele precisa ser feito com o máximo de eficiência na execução.

Leia também => Agachamento – Para que serve, benefícios e execução correta para ter melhores resultados

3- Leg Press

Se o movimento de agachamento é muito próximo do Leg Press, não é surpresa que a solicitação muscular nos glúteos, também aconteça. Pelo posicionamento do tronco no encosto do banco, é possível que o movimento de extensão do quadril seja potencializado.

Porém, da mesma forma que acontece com o agachamento, as curvaturas da coluna precisam, invariavelmente, serem mantidas durante todo o movimento.

Leia também => Leg Press – Execução correta e principais cuidados

4- Avanço

O avanço é um exercício fantástico para o trabalho de glúteos. Pelo fato de que a extensão de quadril é unilateral, temos menos possibilidades de perdermos as curvaturas da coluna. Desta maneira, ele é mais seguro para iniciantes ou pessoas com problemas de flexibilidade. Porém, é importante que a qualidade na execução do movimento seja mantida durante todo o exercício!

5- Elevação pélvica

Para os homens que querem um trabalho mais específico, este é um exercício bastante interessante. Este é um movimento que “isola” a extensão de quadril e com isso, tem um maior enfoque nos glúteos. Pode ser usado como complemento e tem bastante efetividade no treino de glúteos.

Leia também => Como deve ser um treino de glúteos para mulheres

Estes são alguns dos exercícios que podem ser usados por homens, para direta ou indiretamente, treinarem glúteos. Mas para que isso ocorra, é importante o acompanhamento de um bom profissional e uma periodização específica. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

2 Comentários

  1. Eu faço Agachamento, Stiff, Levantamento Terra, Elevação do Quadril e Máquina de Glúteo.

  2. Ola! Arrasou no post e no blog!
    Muito agradecida pelas dicas!

    Maria

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