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Hipertensos podem correr?

Veja os cuidados que devem ser tomados para indivíduos que apresentam hipertensão arterial e querem iniciar os treinos de corrida.

Pessoas que tem a condição patológica da hipertensão tem diversas restrições em sua vida, que vai sendo cada vez maior conforme a gravidade do caso aumenta. Alimentação, níveis de stress e de atividade física atuam diretamente na pressão arterial e tem de serem controlados para que o indivíduo não fique em risco.

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De uma maneira bastante ampla, podemos dizer que a corrida é sim um excelente exercício para quem tem hipertensão, salvo os casos mais agravados. O Colégio Americano de Medicina Esportiva, diz que para um bom desempenho de todo o sistema cardiovascular a prática de exercícios aeróbios, feitos em intensidade leve ou moderada, com duração média de 20 até 60 minutos. A atividade aeróbia é bastante positiva fundamentalmente sobre a questão da hipertensão arterial, e segundo o colégio americano, já é possível visualizar em cerca de três a quatro semanas de treinamento contínuo, somado a um controle alimentar correto, a diminuição da massa corporal, reduzindo assim também os níveis de pressão arterial.

É sabido que o exercício físico aeróbio promove uma queda na pressão arterial sistólica, principalmente  em sessões de treinamento em que a frequência cardíaca fica entre a marca de 50 a 70% da máxima. Este fenômeno é conhecido como de hipotensão pós treino, já que no período em que ocorre a recuperação, visualiza-se a queda acentuada da resistência arterial. Se prolongarmos este tipo de atividade durante alguns meses, em indivíduos de qualquer idade, notasse um aumento no consumo de oxigênio, aumenta o tempo de exaustão, diminuição da frequência cardíaca em níveis submáximos e consequentemente da pressão arterial em repouso.

É importante que na atividade aeróbia para indivíduos com hipertensão a preocupação seja basicamente com a duração e não com a intensidade da atividade física. A atividade aeróbia, quando feita em longa duração e que entre em regime de steady-state (estado de equilíbrio) provoca uma melhora do trabalho cardíaco.

Um Hipertenso pode treinar normalmente?

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Na verdade isso varia muito com os graus de hipertensão, com a alimentação, com a idade e a questão genética. O que deve ser observado, é que o treinamento mais intenso não é indicado para casos mais sérios e que os melhores resultados são dados através do treino entre 50 e 70% da FCM. Portanto, treinos intervalados, de tiros de velocidade, ou com velocidade acima do que o indivíduo está acostumado, não são recomendados, afinal nestes casos os riscos de o indivíduo em questão ter um mal súbito crescem exponencialmente.

Caso você seja um corredor e quer melhorar seus tempos e seu rendimento, sabendo que este tipo de treino intenso é bastante útil para este fim, consulte seu médico antes de se aventurar nos treinos mais intensos.

Para se ter uma ideia, em casos com maior risco, é comum que o trabalho seja feito com calma e se obedecendo os níveis de hipertensão e de condicionamento da pessoa hipertensa. Alguém que não pratica atividade física, por exemplo, e descobre que está hipertenso, deve começar optando pela caminhada, deixando a corrida para mais tarde, quando tiver um melhor condicionamento aeróbico. Quando este for conquistado, é interessante que se mantenha um ritmo fácil, pois a faixa de trabalho não requer uma velocidade elevada. O praticante deve conseguir falar sem dificuldades frases inteiras. Caso não consiga, por causa do débito respiratório, é um sinal bem visível que o nível de atividade alvo está sendo ultrapassado.

Fora isso, as recomendações são as mesmas do que para qualquer indivíduo, de respeitar seus limites, ter acompanhamento de um bom profissional e fazer a atividade apenas com o aval de seu cardiologista. No mais, é só correr e usufruir dos efeitos deste esporte.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

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