Hipercalóricos: O que são, efeitos e como tomar

Tire todas as dúvidas sobre o suplemento Hipercalórico. Qual sua composição, como tomar corretamente, as melhores marcas do mercado. E ainda receitas de hipercalóricos caseiros.

Basicamente, os hipercalóricos são suplementos energéticos que possuem como função principal oferece um suporte calórico diário suficiente. Eles são usados, principalmente, por praticantes de atividades físicas que desejam conseguir ganho de massa corporal em pouco tempo (não importa se de massa magra ou gorda). Normalmente, pessoas que possuem dificuldade em ganhar peso por ter um metabolismo muito acelerado são os maiores adeptos desses suplementos.

Composição dos Hipercalóricos

Eles são compostos por proteínas de alto valor biológico, aminoácidos com lipídeos (aqueles considerados bons para o consumo como o ômega-3 e ômega-6), por vitaminas e sais minerais de maneira opcional e como componente principal temos os carboidratos em elevada concentração. Estes, podem ser simples (de alto índice glicêmico), complexos ou uma mistura dos dois tipos. Os hipercalóricos também possuem altas concentrações de proteína o que ajuda no crescimento dos músculos e da hipertrofia muscular.

hipercalórico como tomar benefícios caseiro melhores marcas

Os benefícios do hipercalórico são:

  • aumento do peso, tanto em percentual de gordura quanto de massa magra;
  • reconstrução e ganho de massa muscular;
  • balanço energético da dieta;
  • melhor desempenho durante os treinos.

Associação com a musculação

Esse suplemento é um dos mais consumidos nas academias. Em um estudo realizado com jovens com idade entre 15 e 25 anos que frequentavam academias na cidade de São Paulo, 81% dos participantes afirmaram que consumiam suplementos hipercalóricos. Os maiores consumidores dessa substância, segundo a pesquisa, são do sexo masculino.

Para aqueles que usam o hipercalórico juntamente com o treino de musculação tendem a ganhar mais massa magra do que aumento de tecido adiposo. O carboidrato é utilizado como fonte de energia durante os treinos e como está em alta concentração é possível manter o treino por mais tempo. Assim, você conseguirá fazer um tempo maior de treino e, consequentemente, pode garantir maior hipertrofia.

Que horário e como tomar o Hipercálorico

Não há um consenso entre os profissionais sobre qual o melhor momento para ingerir o hipercalórico. A recomendação é que esse suplemento seja consumido junto com alguma refeição que tenha baixo valor nutricional e não será capaz de oferecer o suporte necessário para os treinos. Não é aconselhável substitui-lo pelas refeições. O hipercalórico é comercializado na forma de pó e pode ser misturado com água, suco, shakes, vitaminas de frutas, nos lanches ou no café da manhã.

Para aqueles que fazem musculação e usam o hipercalórico como único suplemento, o ideal é que seja consumido imediatamente após o treino misturado como água. Porém, o Whey Protein continua sendo a melhor opção para esse momento. Misturar com leite também é uma boa opção já que aumentaria o aporte de proteínas. De preferência, escolha o leite desnatado.

Na maioria das embalagens desse suplemento, vem informado a dose recomenda.

Para quem é indicado?
Indicado para indivíduos que estão iniciando agora na musculação e estão abaixo do seu peso, também para outros esportistas que gastam muitas calorias durante seus treinos e praticantes de algum tipo de arte marcial, usam os hipercalóricos como energizantes. 

Ectomorfos que na maioria se caracterizam por baixo peso e dificuldades de ganhar massa muscular, devido ao seu metabolismo ser muito rápido e a queima de calorias ser mais intensa, também tem encontrado nos hipercalóricos um auxilio para hipertrofia.

Após o individuo atingir o peso ideal, o mais indicado é ele substituir os hipercalóricos pela Whey Protein e dextrose. Já que como pode ser visto na composição nutricional dos hipercalóricos, eles possuem grande quantidade de maltodextrina, carboidrato de alto índice glicêmico, que em excesso, pode causar o acúmulo de gordura. 

Contraindicações e efeitos colaterais dos hipercáloricos

A primeira informação importante a saber é que todo hipercalórico, assim como todos os outros suplementos, só devem ser usados segundo prescrição do nutricionista. Esse tipo de suplemento possui uma quantidade de calorias variável a depender do fabricante. Então, sem a ajuda de um profissional você pode estar ingerindo muito mais ou muito menos do que realmente precisa.

Ele não é indicado para qualquer pessoa. Se você é saudável e não possui nenhuma alteração no metabolismo, uma dieta balanceada é ainda a melhor opção. Além do mais, é ideal que o consumidor esteja praticando exercícios físicos de maneira intensa e que querem aumentar muito a sua massa magra. Pessoas com problemas hepáticos ou renais devem tomar cuidado pois o excesso de proteínas sobrecarregam esses órgãos.

Os carboidratos em excesso também podem causar consequências negativas para a saúde. Num primeiro momento, o hipercalórico podem causar uma elevação nas taxas de insulina e, num segundo momento, pode ocorrer o efeito rebote e hipoglicemia. Muito carboidrato pode causar náusea, vômito e até mesmo diarreia. Pessoas com diabetes ou que tenha propensão para o desenvolvimento da doença, devem consultar um médico primeiro.

Os melhores hipercalóricos do mercado (Nacional e importado)

universal nutrition real gains hipercaloricoReal Gains da Universal Nutrition
Esse hipercalórico é constituído, principalmente, por proteínas do soro do leite concentrada e isolada, caseína, caseinato de cálcio e outras proteínas com elevado valor biológico. O diferencial desse suplemento é o seu carboidrato de baixo índice glicêmico. Isso significa que a formação de novas células de gordura, a lipogênese, ficará reduzida e o ganho de peso será de grande parte de massa magra. Entre os benefícios dele encontramos o aumento de massa muscular, 52 gramas de proteína por dose (o que pode ser considerado uma boa dose de proteínas diárias), pequena taxa de gordura e ainda oferece vários tipos de aminoácidos essenciais.

Ele pode ser encontrado em dois tamanhos: um de 1.762 gramas e outro de 3.176 gramas e são 155 gramas do produto por dose diária e apenas 610 calorias para cada uma. Há no mercado os sabores de baunilha, morango e chocolate, mas infelizmente, o gosto não é dos mais agradáveis apesar de ser um pouco melhor que outros. O ponto negativo desse suplemento é o fato de conter maltodextrina, um carboidrato complexo, porém de elevado índice glicêmico. Esse produto é importado e unindo isso a sua qualidade, o valor é um pouco mais salgado.
Para obter informações mais detalhadas e onde comprar o hipercalórico Real Gains da Universal Nutrition com preço promocional clique aqui.

Perfect Isopure Mass – Nature’s Best
perfect mass Natures best massa
Contém apenas 600 calorias por porção, é livre de lactose e frequentemente indicado para atletas de alta performance. Contém 53 gramas de proteínas para cada porção, sendo enriquecidos com aminoácidos de alto valor biológico e vitaminas. Ele possui dois efeitos importantes para aqueles que querem melhorar a performance nos treinos. O Perfect Isopure Mass é anticatabólico e regenerador, ou seja, ele reduz o tempo de recuperação muscular, reduzindo a dor no pós-treino e, consequentemente, aumentando o tempo de treino para cada grupo muscular. Para uma porção de 158 gramas o suplemento oferece esses nutrientes além de outros não listados abaixo:

  • 86 gramas de carboidratos;

  • 5 gramas de gorduras totais;

  • 1 grama de gordura saturada;

  • 53 gramas de proteínas;

  • apenas 600 kcal;

Para consumir basta bater 158 gramas (que equivale a 6 colheres de medida) do produto com 500 ml de água. Bata tudo no liquidificador, mixer ou misture com uma colher comum. Ele é livre de lactose e de glúten.
Para obter informações mais detalhadas e onde comprar o hipercalórico Perfect Isopure Mass com preço promocional clique aqui.

Massa Monster Black 3 KG – Probiótica

hipercalorico massa monster black probioticaEsse hipercalórico possui uma mistura de diversos tipos de carboidratos como a D-ribose, isomaltulose, maltodextrina e Waxy Maize. Além dos carboidratos, também há proteínas com elevado valor biológico como algumas provenientes do Whey Protein, albumina e caseína micelar. O consumo de apenas 3 shakes de Massa Monster Black é o suficiente para fornecer 100% da dose diária de vitaminas que o corpo precisa.

Você pode encontrá-lo em 3 sabores: morango (com aromatizantes e corante natural da beterraba), chocolate (com cacau em pó e aromatizante) e baunilha (contém aromatizante). Para cada porção de 120 gramas, o que equivale a 5 colheres de medida, temos:

  • 440 kcal;

  • 82 gramas de carboidratos;

  • 25 gramas de proteínas;

  • 1,4 gramas de gorduras totais;

  • 0,7 gramas de gordura saturada;

Para tomar basta bater no liquidificador, mixer ou coqueteleira 120 gramas do hipercalórico em 300 ml de água. Também é possível misturar com leite, suco de frutas ou vitaminas. A porção diária são de 3 doses por dia, ou seja, 360 gramas. Elas devem ser divididas em 3 porções de 120 gramas para ser ingerida ao longo do dia.
Para obter informações mais detalhadas e onde comprar o hipercalórico Mass Monster Black da Probiótica com preço promocional clique aqui.

Receitas com hipercalóricos caseiros

Os hipercalóricos podem ser um pouco caros e pesar no bolso de alguns, principalmente se você utiliza outros suplementos. Hipercalóricos caseiros são fáceis de fazer e muito mais baratos. Você pode utilizar vários alimentos para fazer a receita como manteiga de amendoim, queijo cottage, frutas congeladas, iogurte, maltodextrina, dextrose, óleo de coco, aveia, entre outros. Veja algumas receitas abaixo:

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 banana média;

  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado moído;

  • 40 gramas de maltodextrina;

  • 40 gramas de aveia (4 colheres de sopa);

  • 400 ml de leite integral ou, para quem tem intolerância à lactose, leite de coco;

  • uma medida de Whey Protein da marca de sua preferência;

Como fazer: bata tudo no liquidificador.

Calorias totais: 945 kcal por dose.

Receita 2

Ingredientes:

  • 2kg de farinha de aveia;

  • 1kg de achocolatado;

  • 500 gramas de whey protein (pode ser substituído por albumina);

  • 500 gramas de amendoim;

Como fazer: bata tudo no liquidificador.

Para cada porção de 140 gramas (equivalente a 6 colheres de sopa):

  • Calorias totais: 555 kcal;

  • Carboidratos: 76 gramas;

  • Proteínas: 30 gramas;

  • Gorduras: 15 gramas;

Referências
HIRSCHBRUCH, Marcia Daskal; FISBERG, Mauro; MOCHIZUKI, Luis. Consumo de suplementos por jovens frequentadores de academias de ginástica em São Paulo. Rev Bras Med Esporte, Niterói, v. 14,n. 6, dez. 2008. Disponível em Scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922008000600013&lng=pt&nrm=iso
Acessos em 03 dez. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922008000600013.

204 comentários

  1. tenho uma filha de 14 anos que é atleta de natação, ela tem 1,67 m e pesa 45 k, mas ultimamente não está tento rendimento no treino e se queixa de cansaço, ela já toma malto, BCAA e Whey F, se ela tomar o HMB e mais um hiper calórico, melhorará o rendimento além dela ganhar mais massa muscular?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 9 = 15

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top