Página Inicial » Fitness » Hidroginástica emagrece? Conheça agora todos os seus benefícios

Hidroginástica emagrece? Conheça agora todos os seus benefícios

A hidroginástica é uma modalidade muito utilizada para pessoas com limitações de movimento (temporárias ou não), mas que pode ser aplicada nos diferentes cenários. Veja mais sobre ela neste guia completo!

Hidroginástica emagrece - Quais seus benefícios

A hidroginástica é uma modalidade muito comum e utilizada por um grande número de pessoas. Seus benefícios são muitos! Porém, muitas vezes, a população a enxerga de uma maneira errônea, pois como qualquer outra modalidade, ela precisa ser enquadrada da forma correta. Lembre-se que não existe modalidade melhor ou pior, existe contexto correto! Neste caso, a hidroginástica pode sim ser de grande valia!

Porém, é preciso saber de suas qualidades e limitações, para que ela possa ser empregada da melhor forma possível e possamos extrair ao máximo os seus benefícios.

Mas antes de falarmos mais especificamente de onde a hidroginástica pode ser bem utilizada, temos que entender o que é esta modalidade!

Hidroginástica, o que é de verdade?

Há uma certa confusão na utilização deste termo. A hidroginástica se refere, a realização de atividades de cunho aeróbico, dentro da água, com a utilização de equipamentos ou não. Existem diversas variações, que usam como base outras modalidades, como a Yoga, Pilates e a corrida.

Porém, para que tenhamos antes de qualquer coisa a referência correta do que é hidroginástica, vamos avaliar as bases da mesma:

Flutuação: 
Esta é considerada a primeira força física que conseguimos perceber quando entramos na água e é esta que atua em sentido contrário à ação da gravidade, causando o que conhecemos como empuxo, direcionado para cima. De forma prática, este princípio causa uma facilitação na execução dos movimentos, reduzindo o stress biomecânico (atrito). Com isso, temos muito menos riscos de lesões e um aumento no processo de fortalecimento muscular.

Além disso, ainda temos a pressão hidrostática que exerce pressão em todas as direções, de forma igual. Os efeitos desta pressão dependem da profundidade em que o corpo se encontra.

Viscosidade: 
Este é um conceito que define o atrito que ocorre entre as moléculas de um determinado elemento, neste caso específico da hidroginástica, a água. A água é considerada de alta viscosidade quando flui de uma forma mais lenta e de alta, quando a fluidez é mais rápida.

A viscosidade da água é maior de acordo com a temperatura mais elevada e menor quando ela é mais fria. Desta forma, de acordo com a velocidade dos movimentos, podemos ter um aumento considerável da resistência (de acordo com a turbulência) e com isso, uma maior dificuldade em movimentar a água.

Apesar de parecerem apenas conceitos saídos da física, estas bases fazem com que a hidroginástica seja muito mais efetiva, quando trabalhada da forma correta.

Um dos pontos mais importantes nisso, é que com estas bases, podemos ter progressões não apenas na carga de trabalho geral, mas na intensidade como um todo. Apesar de algumas limitações que a hidroginástica traz, devido a sua metodologia, ela pode sim ser usada por uma grande gama de pessoas.

Mas para que isso seja de fato efetivo, precisamos de um bom profissional orientando as aulas.

Veja agora, alguns dos benefícios da hidroginástica!

Benefícios da hidroginástica

Por se tratar de uma modalidade aquática, a hidroginástica traz as vantagens óbvias de resistência da água, redução do impacto e melhora da circulação como um todo. Mas isso seria uma resposta clichê, algo muito raso.

Devido aos fatores já apresentados aqui, a hidroginástica tem muitas vantagens para públicos específicos.

Primeiramente, as aulas de hidroginástica têm em média de 45 minutos a uma hora. Como os intervalos de descanso na maioria das vezes são ativos, esta é uma atividade de ordem aeróbica. Desta maneira, as vantagens da hidroginástica estão nas questões metabólicas envolvidas. Como assim?

Por ser um exercício de cunho aeróbico, temos uma melhora considerável em todo o sistema cardiovascular e respiratório. Juntando o fato da menor pressão da gravidade, pelo fato de estar com grande parte do corpo submerso, temos ainda mais facilidade para que ocorra uma vasodilatação, o que melhora a questão da maleabilidade dos vasos sanguíneos.

Mas é lógico que esta questão da circulação depende de outros fatores, mas no geral, para as pessoas que tem problemas circulatórios, a hidroginástica é a atividade mais indicada, pelo custo-benefício.

Leia também: Hidroterapia – terapia do bem estar

A questão do impacto também é muito importante de ser avaliada. Conseguimos reduzir significativamente o impacto articular durante a atividade, devido à resistência que a água traz. Imagine alguém que tenha algum problema articular no joelho. Se ela caminhar, correr e em muitos casos, até pedalar, poderá agravar esta patologia.

Se usarmos um ambiente aquático, onde o joelho não será tão sobrecarregado, teremos os benefícios de uma atividade aeróbica, sob o ponto de vista fisiológico, sem os problemas de impacto. O mesmo vale para problemas na coluna.

A água reduz o peso corporal em relação a gravidade, o que faz com que tenhamos um certo relaxamento nos discos intervertebrais (fundamental para pessoas com patologias como hérnia de disco ou espondilolistese).

Além disso, a resistência que a água proporciona, que pode ter uma densidade de até 800 vezes mais do que o ar, faz com que tenhamos um fortalecimento bastante acentuado. Aqui é importante salientar alguns pontos.

Esta resistência de até 800 vezes, pode parecer um número elevado, mas em termos de hipertrofia ou aumento considerável da força muscular, é quase que insignificante, quando comparado ao treinamento resistido tradicional, onde usamos a resistência natural do ar e da gravidade, mais uma carga externa. Por isso, a hidroginástica é interessante para um fortalecimento em termos de reabilitação e funcionalidade, mas não para desempenho ou estética.

Leia também: Hidroginástica promove aumento de força?

Desta maneira, a hidroginástica é uma atividade fantástica para determinados públicos, que teriam certas dificuldades em realizar determinados movimentos ou métodos, devido a limitações. Com isso, ela se torna uma atividade fundamental para idosos, mulheres grávidas, pessoas com problemas articulares, obesidade e outras limitações.

Porém, é muito importante entender que aqui o foco é na questão da funcionalidade e não estético. Se formos partir para questões como emagrecimento e hipertrofia, temos que saber que a hidroginástica tem limitações grandes.

Hidroginástica emagrece?

Apesar de todas estas vantagens citadas, a hidroginástica não é a melhor atividade para o emagrecimento. Preste muita atenção, eu estou falando que ela não é a melhor atividade, não que ela é totalmente ineficaz. Se formos comparar com outras formas de treino, a hidroginástica se mostra com um custo-benefício menor.

Por exemplo, a musculação bem aplicada, pode ser muito mais efetiva. Porém, podemos sim intercalar as atividades, o que irá proporcionar bons resultados. Por exemplo, dois treinos por semana de hidroginástica e 3 de musculação. Porém, pensando em termos de emagrecimento, a hidroginástica no geral, não é o mais indicado.

Porém, se a aula for trabalhada em relação a uma intensidade mais elevada, controle da carga de trabalho, podemos ter resultados satisfatórios.

Aqui também é importante ressaltar que estou falando de emagrecimento com relação a eficiência do mesmo. Para casos menos graves e que buscam uma atividade mais funcional, podemos ter sim bons resultados na hidroginástica. Tudo depende da individualidade de cada um.

Hidroginástica para idosos, grávidas e grupos especiais!

Como já citei acima, a hidroginástica é uma das melhores modalidades para idosos, grávidas e grupos com especiais. As razões são as citadas no item das vantagens. Pelo baixo impacto, resistência mais elevada e melhora das questões metabólicas e fisiológicas, a hidroginástica é uma das atividades mais indicadas para estes públicos.

Falando dos idosos, especificamente, eles apresentam menos força e controle muscular. Desta maneira, a resistência que a água impõe pode ser de grande valia para a melhora destes componentes. Além disso, pelo baixo impacto articular, temos uma incidência muito menor de lesões. Além disso, muitos problemas articulares podem ser melhorados pela combinação de baixo impacto e resistência mais elevada.

Mas mesmo para estas pessoas, é interessante ter pelo menos um ou dois treinos de força na semana. Isso por que idosos tem uma perda de massa muscular mais acentuada e desta forma, temos que trabalhar de uma forma mais específica para resolver tal problema. Somando a musculação bem aplicada com a hidroginástica, podemos ter excelentes resultados.

As grávidas também têm muitas vantagens na utilização da hidroginástica, pelos mesmos motivos. Principalmente nos meses finais da gravidez, as mulheres têm uma limitação de movimento muito grande, somada a uma sobrecarga de peso na coluna. Desta maneira, a hidroginástica traz uma condição muito melhor de trabalho, trazendo os benefícios já citados e resolvendo parte do problema.

Leia também: Exercícios físicos durante a gravidez

Porém, engana-se quem pensa que basta colocar um monte de pessoas dentro de uma piscina e repetir movimentos pré-determinados. Uma boa aula de hidroginástica, como em qualquer outra modalidade, precisa respeitar a individualidade, os objetivos e as especificidades de cada um.

Sem isso, a hidroginástica se tornará uma prática sem todos os benefícios citados aqui. Como grande parte das aulas de hidroginástica são coletivas, é preciso tomar o cuidado de escolher os melhores profissionais para conduzi-las.

Como em qualquer atividade, a hidroginástica pode ser muito positiva, desde que aplicada da forma e no contexto adequado. Por isso, sempre procure profissionais competentes e atualizados para te ajudar! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!