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Hérnia de Disco e Musculação

Dicas e cuidados na musculação para pessoas quem sofrem de hérnia de disco.

A prática de exercícios resistidos vem cada vez mais ganhando adeptos que buscam seus benefícios. Porém, algumas pessoas portadoras de certas síndromes e doenças, ainda veem a musculação com maus olhos e certo preconceito para o treinamento de força. Isto vem aos poucos mudando, mas ainda faltam esclarecimentos de que certas limitações anatômicas e fisiológicas podem ser amenizadas com a prática de musculação.

A coluna vertebral é composta por várias vértebras, além dos discos intervertebrais, nervos, músculos, ligamentos e a medula. Dentro deste complexo conjunto que acontece a maioria das disfunções que causam dores na região das costas. Porém, se simples dores na coluna não são tratadas de maneira adequada, podem vir a se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de disco, que tem seu estágio inicial presente em praticamente 65% da população adulta brasileira, entre 25 e 50 anos de idade. As vértebras da coluna são unidas por articulações conhecidas como discos intervertebrais, que são formados por material fibroso e gelatinoso, e que desempenha a função de amortecimento e dissipação do impacto gerado elo corpo. A hérnia de disco ocorre então, quando parte deste disco (que em geral são os das vértebras cervical, dorsal ou lombar) se desloca para trás ou então para um dos lados da coluna, o que acaba comprimindo o nervo e causando dores bastante incômodas. As razões para isso ocorrer nem sempre estão ligadas a esforços, mas sim a uma condição inicial já existente.

Como este problema ocorre numa das partes mais importantes de nosso corpo e responsável pela absorção e dissipação do impacto, além de ter um papel fundamental na estabilização dos movimentos, a musculação deve ser feita com inúmeros cuidados, para que não se agrave o quadro e para que o treinamento correto auxilie no tratamento.

Exercícios a serem evitados para quem tem Hérnia de Disco

O treinamento resistido para este tipo de caso não pode de maneira alguma comprimir a coluna ou obrigá-la a fazer um esforço desnecessário. Como já citei no artigo sobre agachamento, este é um exercício que deve ser abolido da rotina de quem tem hérnia de disco, pois comprime a região da coluna e obriga esta a estabilizar um movimento amplo, que pode vir a causar piora do quadro e bastante dor, assim como movimentos feitos em posições de compressão, como o leg-press, para quem tem hérnia nas vértebras lombares ou dorsais).

O treinamento da parte superior do corpo não fica tão prejudicado pela hérnia de disco, pois a maioria dos movimentos não necessita de tanta força dos músculos das costas e da coluna vertebral para serem estabilizados. Logicamente existem exercícios que também não são indicados, ou que devem ser feitos com todo o cuidado para não serem executados com uma postura incorreta, mas na maioria dos casos, a parte superior tem um treino igual ao de alguém saudável. O real problema da hérnia de disco é a parte posterior, pois além da necessidade de estabilização maior, é a falta de fortalecimento desta região, que também atua como fator de pré disposição para o surgimento e piora do quadro.

Segundo o Dr. Aluisio Gonçalves, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

“a pessoa com protusão discal deve fazer exercícios para o fortalecimento muscular paravertebral, do quadríceps femoral e abdominal. Deve evitar realizar atividade física que gere impacto, e preferir atividades de baixo impacto como bicicleta, transport e principalmente atividade aquática como hidroginástica. Sinta-se bem com os exercícios e não esqueça jamais que você tem hérnia de disco. Mantenha atividade física sempre com orientação de um bom profissional”.

Por isso, é sim possível praticar musculação, mesmo que você tenha hérnia de disco, sendo necessário apenas alguns cuidados na prática.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

27 Comentários

  1. Boa tarde, tenho uma hernia discal na L5 S1, e tem uma semana que tive uma crise em que tive que ir no hospital para tomar uma injecção. Faz hoje uma semana que estou tomando antinflamatorios e já não sinto dor, somente um pouco de desconforto quando fico muito tempo sentado numa poltrona.
    A minha pergunta é se posso voltar a fazer musculação, treinando só peito e biceps, após esta semana de repouso que tive.
    Muito obrigado
    Fernando

    • velho, eu tive que parar por uns meses e terminei parando por mais de um ano. como preciso praticar musculação por recomendação médica terminei voltando este mês de maio. não posso fazer alguns aparelhos para perna, a parte do meu corpo que mais me deixa complexado, por serem finas. o resto como pantorrilha e glúteo eu faço moderadamente.

      • Olá
        Tenho Abaulamento Discal L4-L5 e Protrusao Discal central L5-S1
        Tbm Minima Listese na Cervical C4 sobre C1
        .. Há 1 mes comecei academia, mas os ortopedista ate entao n fl sobre quais cuidados devo ter.. recentemente tenho sentido leves fisgadas nas coxas ate msm na esteira , q gosto de fazer.
        Quais exercicios eu devo evitar ?

        • Sobre o c4 e c1 não posso dar ideias por não passar por este problema, mas sobre o abaulamento e a protusão, controle os exercicios, evitando agachamentos, leg e qualquer outro que exerça uma pressão entre as vertebras. Se conseguir fazer sentado alguns exercicios que faz em pé ajuda também. Caso tenha fisgadas constantes e acha que está atrapalhando, recomendo ficar uns dias sem exercicios, para mim deixar de lado um pouco até acalmar a dor ajudou.

    • sofro do mesmo problema e até hoje parei somente algumas semanas da academia, só para acalmar a dor. Faço todos os grupos musculares normal, somente controlo os exercicios, evitando agachamentos, leg e qualquer outro que exerça uma pressão entre as vertebras. Já faz cerca de meio ano que descobri o problema e continuo com os treinos, nada esta atrapalhando se for bem cuidado

  2. Boa tarde senhores,

    tenho uma hérnia L5-S1 por ter sido um basista, muito forte e muito descuidado, pois me preocupava unica e exclusivamente com erguer o peso, independente se a postura estava correta ou não. Pois bem, seguindo a linha do tópico e já respondendo o colega Fernando Aguiar, dá sim para treinar, eu apenas cortei o agacha e o stiff me dói bastante tb. Treine de maneira muito intensa e pesada ainda. Faço Terra com bastante cuidado, ele me dói na hora, mas após voltar a fazê-lo, sinto minha coluna com menos dores e mais estabilizadas. Desculpe-me a franqueza, mas Hérnia não é desculpa para treinar apenas peito e biceps, do contrário será o famoso Doritos da academia. Digo Doritos pelo peito, pois treinando apenas biceps, os braços ficaram medíocres, haja visto que o maior volume do braço corresponde ao tríceps. Creio que, corrijam-me se estiver errado, pode voltar a treinar perna, costas, ombros, biceps, triceps, antebraço, ABDOMEM e peito, não creio que se tornar um Doritos seja a resposta.
    Obrigado pelo espaço e desculpe-me qualquer coisa.

  3. um pessoa com ernia de disco pode fazer aulas de zumba/

  4. Se fizer muita forca no legpress pode causar uma hernia entre a virilha sendo no saco escrotal?

  5. Oi, Sandro. Achei uma incorreção no seu artigo quando você afirma que “O treinamento da parte superior do corpo não fica tão prejudicado pela hérnia de disco”. Acredito que essa afirmativa se aplique para quem tem hérnia lombar. No meu caso, tenho hérnias cervicais e justamente os exercícios para ombros, costas e braços têm sido os mais complicados para mim.

  6. E como fazer quando se tem 8 hérnia? 4 cervivais, 2 torácicas e 2 lombares. Com VT vertebra de transição.
    Condromalacia bilateral . Artrose de cervical, ombro e joelhos.
    Treinava bastante na adolescência.
    Parei por 5 anos para me dedicar a família, trabalho e estudos.
    Este foi o resultado.
    Tenho muita saudade de treinar.
    Pratiquei Pilates, hidro, alongamento e abdominal.
    Mas sentia falta da musculação.
    Por fim começaram a voltar as crises e parei novamente há 2 anos.

  7. Tenho protusao discal l5 s1 posso jogar futebol?

  8. sonia maria lameu venuti

    Tenho hernia de disco e tenho medo de voltar a dançar zumba é aconselhável?

  9. Uma pessoa com 3 hérnia de disco pode fazer zumba

  10. Tenho muitas dores na coluna , pensei em Começa tomar suplemento bcaa , alguém pode me informa se faz mal ?

  11. Tenho hérnia de disco lombar (L5 s1) , sempre que treino cadeira abduto, cadeira adutora e faço glúteo no outro dia já fico com aquela dor no glúteo do lado esquerdo e na virilha do mesmo lado, na maior parte das vezes. Por que? O que devo ou não fazer?

    • provavelmente seu nervo ciático está inflamado, ocasionando dores posteriores ao treinamento, te aconselho a mudar seu treino, converse com seu personal ou o instrutor da academia.

  12. Nossa que terrível!!! Descobri ontem que tenho Protrusão discal!!! E despois de ler artigo e comentários acho que posso dar adeus à vida fitness!!!

  13. Tenho hérnia,na lombar, na dorsal,e cervical parei de treinar devido as fortes . Mais amo a musculação e perdi o corpo q tinha em 2 anos de treino. Alguém sabe se e possível voltar

  14. Ola Sandro. Tenho hérnia na L5-S1 devido a treinos pesados. Tô parada a dois anos e não aguento mais e quero voltar. Quais exercícios fora o agachamento, devo abolir? (Sentia muita dor quando fazia extensora)

    • Olá Sandra!

      Na verdade, depende de seu grau de comprometimento e nível de treinamento. Eu sempre indico procurar não só um bom ortopedista, como também um bom treinador. Métodos como o Pilates, por exemplo, também podem ser de grande serventia.

      Quanto aos exercícios, depende de como é sua hérnia, de sua localização (anterior ou posterior) e de seu nível de treinamento!

      Abraços!

  15. Também tenho uma protrusao, parei de fazer musculação, o melhor para aliviar dores é natação e sem jumps na agua na entrada. Quanto a musculação acho que não existe fórmula mágica, mas com certeza pegar pesos leves. Infelizmente temos que encarar o envelhecimento.

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